Categories: EconomiaNegócios

Confiança da construção recua 3,9% em outubro

Jornal GGN – O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 3,9% entre setembro e outubro, atingindo 63,4 pontos, o menor nível da série iniciada em julho de 2010, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A percepção das empresas em relação à situação atual exerceu a maior contribuição para a queda do índice de confiança em outubro: o Índice da Situação Atual (ISA-CST) caiu 7,9%, alcançando 45,3 pontos, mínimo histórico. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) recuou menos (-1,5%), mas também atingiu o mínimo histórico de 81,5 pontos.

A diminuição do ISA-CST ocorreu majoritariamente no componente que avalia o grau de satisfação das empresas com a situação atual dos negócios, que caiu 8,5%, alcançando 43,2 pontos. O indicador varia entre 0 e 200 e, nos últimos 12 meses, o dado já caiu 50,5 pontos. No caso do IE-CST, o quesito que mais contribuiu para queda foi o que capta o grau de otimismo em relação à evolução demanda nos três meses seguintes, que recuou 1,7%, entre setembro e outubro, alcançando 76,6 pontos, menor nível da série.

As menções de dificuldades com Acesso ao Crédito Bancário dobraram de um ano para o outro. Analogamente, o item Outros² cresceu no decorrer dos últimos 12 meses. Entre os itens classificados como Outros, um dos destaques tem sido a crescente frequência de citações à Incerteza no Cenário Macroeconômico.

Em contrapartida, a opção Escassez de Mão de Obra Qualificada, que era o terceiro maior fator impeditivo de expansão das empresas, com 30,6% das assinalações, atualmente não representa preocupação (opção sinalizada por 9,6% das empresas).

“Os sucessivos recordes negativos dos indicadores de confiança do Setor da Construção vêm sofrendo grande contribuição do enfraquecimento do nível de atividade, que se acentuou nos últimos meses. Não por acaso, a falta de demanda vem sendo apontada pelas empresas como o principal limitador à melhoria do ambiente de negócios”, observou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE.

Embora o item Demanda Insuficiente já se encontrasse há um ano como principal “gargalo” para as empresas, as assinalações cresceram quase 13 pontos percentuais entre outubro de 2014 e outubro de 2015. Segundo Ana Castelo, “o resultado não deixa de ser um paradoxo para um país cujo déficit habitacional supera os 5 milhões de domicílios, em que a cada ano surgem cerca de um milhão e meio de famílias com novas necessidades habitacionais e que precisa pelo menos dobrar o percentual de investimentos em infraestrutura no PIB”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

3 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

4 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

5 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

5 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

5 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

6 horas ago