Categories: EconomiaNegócios

Empresário do varejo mostra menos confiança na economia

Jornal GGN – A atual instabilidade econômica do País somada à cautela dos consumidores em contratar novas dívidas afetaram o nível de confiança dos empresários do varejo em São Paulo. Pelo nono mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), registrou queda ao passar de 77,5 em julho para 73,9 pontos em agosto (-4,6%) e atingiu, assim, o menor nível da série histórica iniciada em março de 2011.

Os três quesitos que compõem o indicador perderam força durante o período de análise. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) apresentou retração de 4,9% em relação ao mês anterior e atingiu 36,7 pontos, ante 38,6 em julho, o que remete a uma percepção mais pessimista com relação ao atual momento econômico.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) caiu 3,6% em relação a julho e passou de 118,6 pontos para 114,3 em agosto, enquanto o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) foi o que mais contribuiu para a variação negativa do indicador, com um recuo de 6,1% em relação ao mês anterior e atingiu 70,7 pontos.

O ICEC dos empresários do setor de não duráveis atingiu 69,6 pontos em agosto, queda de 6,2% na comparação mensal e 29,3% na comparação anual. No setor de semiduráveis, o indicador registrou 80 pontos (retrações de 8,2% e 22,9%), enquanto no setor de duráveis o índice atingiu 73,8 pontos (-1,4% e -22,2% nas comparações mensal e anual, respectivamente).

Para os economistas, tal resultado deve-se principalmente ao maior pessimismo em relação ao futuro dos empresários do setor de não duráveis – que incluem as atividades de supermercados, farmácias e perfumarias -, que provavelmente já estão antevendo o impacto do desemprego nas vendas do setor. Apesar dos bens não duráveis apresentarem no ano o melhor desempenho de vendas na capital paulista, os empresários do setor mais uma vez figuraram como os mais pessimistas quando comparados aos do segmento de bens semiduráveis – vestuário principalmente – e duráveis, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e veículos.

Com relação à análise de porte, a desconfiança nas condições econômicas tem sido semelhante entre grandes e pequenos empresários. A variação do índice para as empresas com mais de 50 funcionários (grandes) apresentou queda mais significativa, de 29,7% em relação a agosto de 2014. Na comparação mensal, passou de 82,4 pontos em julho para 78,4 em agosto. Para as empresas com até 50 empregados, a queda anual foi de 24,7% (73,8 pontos em agosto, ante 98 pontos em agosto do ano passado). Na comparação mensal, a queda foi de 4,6%.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago