80 anos de Mané Garrincha

O mundo do futebol faz reverência, hoje, aos 80 anos de nascimento de Mané Garrincha, um gênio indiscutível com a bola nos pés.

Anjo das pernas tortas, alegria do povo, foram algumas expressões utilizadas para definir o indefinível, absolutamente imprevisível, um verdadeiro poço de talento.

Bi-campeão mundial em 58 e 62 (quando fez chover) com a Seleção Brasileira, ao lado de Pelé nunca saiu derrotado dos gramados.

Em homenagem a Mané – e ao povo que viu e quer rever e a quem não viu e está louco para ver – presenteamos a todos com 90 minutos de Garrincha do auge de sua forma, na final da Copa do Mundo de 1958.

Vale a pena conferir !

 

Redação

Redação

View Comments

  • Mané e o Sonho

    [video:http://youtu.be/tOTWlTrWp4%5D

    'A maneira com que misturava ousadia e irreverência, dentro dos gramados, elevou o futebol nacional a um novo nível totalmente diferente. Graças a ele, o termo "futebol arte" se tornou popular, e suas pernas tortas, anteriormente, vistas com motivo para gozações, se tornaram o diferencial em seu estilo de jogo.', Helder

      

    'Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irónico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho. a multidão contrita.' - Carlos Drummond de Andrade.

    • Há uma música fantástica sobre isso, JNL

      Ë de Guilherme Godoy e Sérgio Botto, do disco O Samba Sabe o que Quer. Garrincha como aquele que faz o povo esquecer suas mágoas. Chama-se Choro do Mané. Nao sei como postar músicas aqui, mas está na minha página do Brasilianas.  

       

  • Apenas alguns  toques lúdicos

    Apenas alguns  toques lúdicos acerca do grande(grande mesmo!) Garrincha:

    1) Era chegado a uma bebidazinha( em especial o conhaque São joão da Barra). Nas folgas ia lá para Pau Grande (sua terra) jogar pelada e depois encher a cara com os amigos de infância.

    2) E por falar em pau grande corre à bôca não pequena que ele era um tremendo garanhão. Alguns até apostam que a alegoria dos "três pernas" foi inspirada nele. Fez filho até na Suécia. Da esposa legítima passou dos dez. 

    3) Ari Barroso, o gênio autor de "Aquarela do Brasil", também foi locutor esportivo. Naqueles tempos - meados da década de 50 até começo da de 60 - não existia essa falsidade da crônica esportiva alardear ser neutra. Ao contrário: todo mundo se declarava torcedor e assim agia tal qual no exercício do ofício. 

    Ari Barroso, por exemplo, era fanático torcedor do Flamengo. Doente mesmo. E a grande rivalidade na época não era entre Flamengo e Fluminense ou Vasco, era com o Botafogo. 

    Assim, nas partidas entre os dois, Ari Barroso aí é que torcia mesmo. Quando Garrincha deslanchava pela ponta ele narrava:

    _Lá vai o egoísta com a bola. Vai já já perder. Driblou um, driblou dois.....Não solta a bola de jeito nenhum. Quem ele pensa que é? Agora vai perder a bola.....Driblou o quarto o desgraçado......Mas não faz.......Entra na área(derrubem esse desgraçado) ........Não quero nem olhar! ....Gol do Botafogo. 

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

14 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago