A influência da Síndrome de Asperger no futebol de Messi

Enviado por Vânia

Do Diário do Centro do Mundo

Os sintomas da Síndrome de Asperger trabalharam a seu favor.
Messi é autista. Ele foi diagnosticado aos 8 anos de idade, ainda na Argentina, com a Síndrome de Asperger, conhecida como uma forma branda de autismo. Ainda que o diagnóstico do atleta tenha sido pouco divulgado e questionado, como uma maneira de protegê-lo, o fato é que seu comportamento dentro e fora de campo são reveladores.
Ter síndrome de Asperger não é nenhum demérito. São pessoas, em geral do sexo masculino, que apresentam dificuldades de socialização, atos motores repetitivos e interesses muito estranhos. Popularmente, a síndrome é conhecida como uma fábrica de gênios. É o caso de Messi.
É possível identificar, pela experiência, como o autismo revela-se no seu comportamento em campo — nas jogadas, nos dribles, na movimentação, no chute. “Autistas estão sempre procurando adotar um padrão e repeti-lo exaustivamente”, diz Nilton Vitulli, pai de um portador da síndrome de Asperger e membro atuante da ong Autismo e Realidade e da rede social Cidadão Saúde, que reúne pais e familiares de “aspergianos”.

“O Messi sempre faz os mesmos movimentos: quase sempre cai pela direita, dribla da mesma forma e frequentemente faz aquele gol de cavadinha, típico dele”, diz Vitulli, que jogou futebol e quase se profissionalizou. E explica que, graças à memória descomunal que os autistas têm, Messi provavelmente deve conhecer todos os movimentos que podem ocorrer, por exemplo, na hora de finalizar em gol. “É como se ele previsse os movimentos do goleiro. Ele apenas repete um padrão conhecido. Quando ele entra na área, já sabe que vai fazer o gol. E comemora, com aquela sorriso típico de autista, de quem cumpriu sua missão e está  aliviado”.
A qualidade do chute, extraordinária em Messi, e a habilidade de manter a bola grudada no pé, mesmo em alta velocidade, são provavelmente, segundo Vitulli, também padrões de repetição, aliados, claro, à grande habilidade do jogador. Ele compara o comportamento de Messi a um célebre surfista havaiano, Clay Marzo, também diagnosticado com a síndrome de Asperger. “É um surfista extraordinário. E é possível perceber características de autista quando ele está numa onda. Assim, como o Messi, ele é perfeito, como se ele soubesse exatamente o comportamento da onda e apenas repetisse um padrão”. Mas autistas, segundo Vitulli, não são criativos, apenas repetem o que sabem fazer. “Cristiano Ronaldo e Neymar criam muito mais. Mas também erram mais”, diz ele.
Autistas podem ser capazes de feitos impressionantes — e o filme Rain Man, feito em 1988, ilustra isso. Hoje já se sabe, por exemplo, que os físicos Newton e Einstein tinham alguma forma de autismo, assim como Bill Gates.
Também fora de campo, seu comportamento é revelador. Quem já não reparou nas dificuldades de comunicação do jogador, denunciadas em entrevistas coletivas e até em comerciais protagonizados por ele? Ou no seu comportamento arredio em relação a eventos sociais? Para Giselle Zambiazzi, presidente da AMA Brusque, (Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de Brusque e Região, em Santa Catarina), e mãe de um menino de 10 anos diagnosticado com síndrome de Asperger, foi uma revelação observar certas atitudes de Messi.
“A começar pelas entrevistas: é  visível o quanto aquele ambiente o incomoda. Aquele ar “perdido”, louco pra fugir dali. A coçadinha na cabeça, as mãos, o olhar que nunca olha de fato. Um autista tem dificuldade em lidar com esse bombardeio de informações do mundo externo”, diz Giselle. Segundo ela, é possível perceber o alto grau de concentração de Messi: “ele sabe exatamente o que quer e tem a mesma objetividade que vejo em meu filho”.
Giselle observou algumas jogadas do argentino e também não teve dúvidas:  “o olhar que ‘não olha’ é o mesmo que vejo em todos. Em uma jogada, ele foi levando a bola até estar frente a frente com um adversário. Era o momento de encará-lo. Ele levantou a cabeça, mas, o olhar desviou. Ou seja, não houve comunicação. Ele simplesmente se manteve no seu traçado, no seu objetivo, foi lá e fez o gol. Sem mais”.
Segundo Giselle, Messi tem o reconhecido talento de transformar em algo simples o que para todos é grandioso e não vê muito sentido em fama, dinheiro, mulheres, badalação. “Simplesmente faz o que mais sabe e faz bem. O resto seria uma consequência. Outra aspecto que se assemelha muito a meu filho”.
Outra característica dos autistas, segundo ela, é ficarem extremamente frustrados quando perdem, são muito exigentes. “Tudo tem que sair exatamente como se propuseram a fazer, caso contrário, é crise na certa. E normalmente dominam um assunto específico. Ou seja, se Messi é autista e resolveu jogar futebol, a possibilidade de ser o melhor do mundo seria mesmo muito grande”, diz ela.
A ideia de uma das maiores celebridades do mundo ser um autista não surpreende, mas encanta. Messi nunca será uma celebridade convencional. Segundo Giselle, ele simplesmente será sempre um profissional que executa a sua profissão da melhor forma que consegue — mas arredio às badalações, às entrevistas e aos eventos.  “Ele precisa e quer que sua condição seja respeitada. Nunca vai se acostumar com o assédio. Sempre terá poucos amigos. E dificilmente saberá o que fazer diante de um batalhão de fotógrafos e fãs gritando ao seu redor. De qualquer modo, certamente a sua contribuição para o mundo será inesquecível”, diz ela.
Redação

Redação

View Comments

  • A síndrome de asperger

    A síndrome de asperger infelizmente só agora vem ganhando  destaque

    na mída nacional, menos mal já que a maior dificuldade dos pais ainda

     é em relaçaõ  a escola e suas atribuições. Um filme da BBC sobre      a

    cientista "Temple Grandin" é uma ótima oportunidade para se conhecer

    o universo "aspie" e suas dificuldades.

     

                  

    Hans Asperger

    • Passou na tv a cabo há pouco tempo (nao sei se é o mesmo)

      Há também um capítulo de um livro do Sachs (Um Antropólogo em Marte, acho) sobre ela.  

  • Bom saber, pq tinha feito mau juízo dele

    Pelo fato dele ter recusado apertar a mao de uma criança, um fã infantil. Se tem síndrome de Asperger nao se poderia esperar outra coisa, o contato é penoso para eles. 

    • Vc foi vítima de mais uma

      Vc foi vítima de mais uma manipulação da mídia. A cena que vc se refere realmente existiu, só que depois, e isso não foi mostrado mais, mas eu vi ao vivo, Messi volta dá a mão ao menino, se agacha, e conversa com ele.

      Muito cuidado com a mídia. Ela é muito perigosa.

      • Só que eu vi aqui, Marco... Alguém postou, nao me lembro + quem

        Mas concordo quanto ao perigo da mídia. Antes fosse só em questoes como essa... 

        • Assisti com muito interesse e

          Assisti com muito interesse e no detalhe, toda a circunstância da formação e entrada das duas seleções em campo, e principalmente ainda dentro do tunel, onde de forma especial tento captar o como os atletas estão, como respiram, como estão seus olhos, olhares, o que dizem, se cumprimentam quando adversários e se incentivam quando do mesmmo time . . . . calma, nao sou altista, é apenas ansiedade por querer decifrar ou antecipar acontecimentos para de certa forma me proteger emocionalmente, pois jogo de copa pra mim é porrada . . . . e o que me chamou a atenção neste espcífico episódio foi o como Messi tratou bem e com muito respeito a criança que o acompanhou.

  • Pai que sou de um garoto

    Pai que sou de um garoto fantástico com Síndrome de Asperger, devo dizer que o tal diagnóstico do Messi parece já ter sido desmentido pelo seu médico. Pessoalmente, tomaria com muitas reservas a possibilidade do Messi ser um Asperger.

    • AldoH, não se paute  muito

      AldoH, não se paute  muito por nenhum dos lados, conheçi pais 

      e familiares que tratavam seus filhos até como esquizofrenicos

      diagnosticados até descobrirem a síndrome.Há sim laudos mal

      elaborados por médicos até de renome.Eu pessoalmente creio

      que ele tenha esse quadro sindrômico  , até comentei com amigos,

       e faz  tempo , caso tenha que que assuma  dando esperança  para

      muitos, caso não...segue o jogo.

       

       

       

      Um personagem asperger prá lá de instigante:

  • Parece que não é verdade...

    Pai de Messi vai até processar Romáriop, pois este havia dito algo sobre o assunto em público.

    • Por que o pai?
      O Messi é adulto, tem independência financeira e inclusive já é pai. Por que seria o pai dele a sair em defesa no caso? Este é um indício de que pode haver fogo atrás desta fumaça. Se for verdade, a família e o próprio Messi fariam um grande bem assumindo a condição, o que favoreceria tanto os portadores da síndrome quanto a sociedade em geral no combate ao preconceito e no estímulo à inclusão.

      • Cada um acredita no que quer. Boa sorte.

        Polêmica sobre autismo de Messi é besteira, diz médico pessoal do craque

        Jones Rossi
        Do UOL, em São Paulo

        26/09/201306h00Compartilhe661,5 milImprimir Comunicar erroAmpliar

        Lionel Messi600 fotos

        600 / 600Campagnaro e Aguero correm para comemoram com Messi o gol marcado pelo camisa 10 contra o Chile REUTERS/Ivan Alvarado

        Veja Também

        Romário diz que pai de Messi o processará por confusão sobre autismo Barcelona exalta parceria entre Messi e Neymar: "combinação vitoriosa" Acusação de sonegação e noitadas arranham imagem de bom moço de Messi Por refrigerante, Messi teria humilhado Guardiola diante do elenco do Barça

        No último dia 28 de agosto, o escritor e jornalista Roberto Amado, sobrinho de Jorge Amado, deu início a uma história que tomaria grandes proporções nas semanas seguintes. Publicou em seu site, o Poucas Palavras, um longo texto dizendo que o craque argentino Lionel Messi foi diagnosticado aos oito anos de idade com Síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que se caracteriza, entre outros sintomas, pela grande capacidade intelectual de seus portadores.

        Apesar das prováveis boas intenções, como a de mostrar que os autistas são capazes de feitos extraordinários, Amado estava errado. Quem o contradiz é Diego Schwarzstein, médico que tratou do principal e conhecido problema de saúde de Messi: uma deficiência hormonal que atrasou seu desenvolvimento.

        Procurado pela reportagem do UOL Esporte, Schwarzstein, que ainda vive em Rosario e é a pessoa mais qualificada para falar sobre o assunto, não deu margem a dúvidas. "Leo nunca foi diagnosticado como Asperger ou qualquer outra forma de autismo. Isso é realmente uma bobagem", afirmou, por e-mail.

        Em seu texto, Amado listou uma série de características que supostamente serviriam para provar o autismo de Messi: o modo de chutar ao gol e o uso de dribles parecidos seriam indícios de padrões repetidos, típicos dos portadores da síndrome. Sua timidez no trato com a imprensa seria outro sinal.

        No mesmo artigo, ao destacar os feitos impressionantes dos quais os autistas são capazes, Amado citou o caso retratado no filme Rain Main, de 1988, com Tom Cruise e Dustin Hoffman. Na verdade, trata-se de outra síndrome, a de savant, no qual o portador tem uma grande facilidade em uma área intelectual, como realizar cálculos complexos, por exemplo, mas possui um QI baixo - algo bem diferente do Asperger.

        O texto de Amado, por trazer depoimentos de pessoas ligadas a entidades de portadores de Síndrome de Asperger corroborando sua tese, foi pouco questionado e acabou se alastrando pela internet. Até o deputado federal Romário chegou a escrever a respeito em sua conta de Twitter: "Vcs sabiam q o Messi tem Síndrome de Asperger? É uma forma leve de autismo, q deu a ele o dom do foco e concentração acima de tudo e d todos." Alguns sites chegaram a noticiar que, depois do comentário de Romário, Jorge Horacio Messi, pai do craque argentino, teria ameaçado processar o ex-jogador brasileiro.

        Apesar do nome diferente, a Síndrome de Asperger é uma das formas de autismo, porém mais branda. Enquanto até 70% dos autistas possuem graus diferentes de deficiência intelectual, os portadores de Asperger são caracterizados pela capacidade intelectual normal ou acima da média e por não apresentarem dificuldades de fala.

        O psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da USP (PROTEA), uma das maiores autoridades do Brasil no assunto, explica que a área de excelência do portador da Síndrome de Asperger costuma ser matemática, física e outros campos de exatas.

        "Outro fator que vai contra a ideia de que Messi é portador de Asperger é a coordenação motora", afirma Vadasz. "Na maior parte dos casos, os portadores têm baixa motricidade e não se dão bem em atividades em equipe. O Messi, ao contrário, tem um domínio motor sofisticado, e joga muito bem em equipe."

         

        http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/09/26/polemica-sobre-autismo-de-messi-e-besteira-diz-medico-pessoal-do-craque.htm

         

         

      • Não é tão fácil assim. Muitas

        Não é tão fácil assim. Muitas famílias escondem dos próprios filhos a sua condição de especiais. Outras não. Mas isso faz parte de nossa humanidade meio tosca de querer uniformidade em tudo. Messi está prá lá de incluído, tanto que é o melhor jogador do mundo. 

  • Se ele tem tal síndrome,

    Se ele tem tal síndrome, imagino que será extremamente difícil o dia em que precisar abandonar os campos.

  • Ser asperger é ter autismo

    Ser asperger é ter autismo muito leve. Quase imperceptível para a maioria. Mas o mais relevante é que isso não é doença alguma, mas apenas uma forma de ser humano diferente e que revela em muitas situações excepcional genialidade. Forma de lidar com o mundo diferente do padrão ao qual estamos acostumados mas que não é a única.

  • Na entraa da Argentina e do

    Na entraa da Argentina e do outro time no estádio, observei uma das criancinhas que acompanham os jogadores ao campo, que estava ao lado do time adversário, se dirigir a Messi, toda encantada por vê-lo, mas Messi sequer a olhou. A criança voltou ao seu lugar provavelmente decepcionada. Essa imagem não saiu da minha cabeça. Agora, com esse post, posso calcular que seja mais uma atitude proveniente do problema do jogador.

    • Messi afirma que não viu a criança
      .

      Exibir foto

      Imagem mostra Messi cumprimentando garoto antes de jogo da Copa 

      "O atacante Lionel Messi negou, em entrevista ao canal Fox Sports da Argentina, ter ignorado o assédio de um garoto antes de entrar em campo para defender a seleção argentina no jogo contra a Bósnia.

      "Escutei o que estão falando que eu não queria cumprimentar um garotinho, que eu desviei a mão. É uma loucura. Como não vou cumprimentar um garoto, simplesmente não percebi. ", disse Messi.

       O argentino disse que voltou para cumprimentar alguns garotos depois de falar com a arbitragem. De fato, a imagem comprovou o fato"

      https://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/messi-se-defende-e-diz-que-n%C3%A3o-ignorou-garoto-antes-de-jogo-contra-b%C3%B3snia-133206053.html

      Incrível como existem pessoas mal intencionadas neste mundo. Não é verdade que Messi tenha sido grosseiro com as crianças, o problema é que o video foi cortado para passar essa impressão. Depois de cumprimentar a arbitragem,  Messi e atende as crianças, temos é que ter cuidado com a manipulação a serviço do ódio a qualquer custo nas redes sociais, a TV Revolta é mestra nisso, por isso já descurti a página para não ficar pagando mico,  espalhando mentiras ou incutindo o ódio por ai.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=xjn1gUmMbP4&feature=share%5D

      João Ferreira Freitas Filho no facebook: Assisti à cena toda e, de pronto, percebi que o Messi entrou tão concentrado que não viu o garotinho sair da outra fila e lhe estender a mão. Após cumprimentar o juiz, Messi voltou à sua posição de entrada em campo e foi muito simpático com o outro garoto que lhe estendeu a mão. Imagens editadas dão margens a interpretações erradas    

       

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

6 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

7 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

8 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

8 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

8 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

9 horas ago