Categories: Notícia

Automação ajuda a reduzir perdas de água potável

Investimentos em automação proporcionam redução significativa da perda de água potável – processo frequente no percurso entre as estações de tratamento e as torneiras das casas. As unidades da SABESP que atendem a Baixada Santista, por exemplo, conseguiram reduzir as perdas hídricas de 40% para 32% com a implantação de sistemas de difusão de informações que possibilitaram a integração entre os setores de produção, consumo e controle das perdas.

Quem acompanhou os resultados foi o engenheiro Fabrício Fonseca, para estudo que realizou à Escola Politécnica da USP. Segundo o pesquisador, a automação dos procedimentos de coleta de dados sobre o uso de recursos hídricos também auxilia na racionalização dos recursos naturais e melhora na gestão de distribuição de recursos.

Entretanto o processo tecnológico, visto em âmbito nacional, é de caráter pontual. Durante muitos anos as grandes companhias do país receberam baixos investimentos refletindo no déficit da automação percebida hoje.

Um exemplo de automação aplicada, são as Estações Remotas de Telemetria, tipo de estrutura que tem função de enviar sinais, geralmente de pressão e vazão da água, de pontos referenciais do sistema de abastecimento hídrico. “As estações remotas de telemetria são geralmente de pequeno porte e ficam instaladas em cubículos distribuídos por todo o perímetro urbano podendo ser alimentadas por concessionária de energia ou por painéis solares”, explica Fonseca.

As estações também permitem a descentralização facilitando a operação local a partir de um sistema automático de monitoramento e controle dos números (variáveis). O pesquisador ressalta que o aumento de recursos de comunicação foi fundamental para a expansão de benefícios da automação.

Mas afirma que ainda é possível alcançar melhoras a partir de novos processos: “Tecnologias que já são realidade nos sistemas de telecomunicação como WiMAX e redes de telefonia celular 3G ainda têm sua aplicabilidade pouco explorada no setor de automação de sistemas distribuídos e podem constituir o mote de novas pesquisas quanto à sua utilização na automação de sistemas de abastecimento hídrico”.

Para acessar o estudo na íntegra, clique aqui.

Redação

Redação

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

15 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

16 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

17 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

17 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

18 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

18 horas ago