Notícia

Bolsonaro diz que 7 de Setembro será um “ponto de inflexão na história” do País

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro disse na manhã desta terça-feira, 7 de setembro, feriado de Independência, que as manifestações organizadas por seus apoiadores representarão um “ponto de inflexão na história do Pais”. Segundo Bolsonaro, o “povo” na rua garantirá a “liberdade” – leia-se ajudará o governo a manter a pressão sobre as demais instituições na República, com o intuito de avançar com sua agenda autoritária e manter-se no poder.

Bolsonaro começo o dia com um culto no Alvorada, momento em que tratou os atos de 7 de Setembro como um “ponto de inflexão”. A reunião foi transmitida ao vivo, por volta das 8 horas, pelas redes sociais dos filhos do presidente. Na oportunidade, Bolsonaro voltou a citar indiretamente os ministros Alexandre de Moraes – que comanda inquéritos no STF que atingem o coração do bolsonarismo – e Luis Roberto Barroso – que presidente o Tribunal Superior Eleitoral, e mobilizou uma campanha contra os ataques à segurança do processo eleitoral e à segurança da urna eletrônica.

“Não podemos admitir que um ou dois que frequentam a Praça dos Três Poderes queiram fazer com que aquilo que temos de mais sagrado seja esquecido. Quem abre a mão de parte de sua liberdade por segurança, acaba, no futuro, sem liberdade nem segurança”, disse Bolsonaro.

Após o culto, Bolsonaro se dirigiu para o tradicional desfile de 7 de Setembro, e depois discursou a apoiadores em Brasília, quando voltou a atacar os ministros do STF. “Nosso País não pode ficar refém de uma ou duas pessoas, não interessa onde elas estejam. Ou entram nos eixos ou serão simplesmente ignoradas da vida pública. Este é meu trabalho”, disparou.

Há alguns dias, Bolsonaro disse, durante uma cerimônia do governo federal, que os atos programados para o 7 de Setembro seriam um “ultimato” para o Poder Judiciário. O presidente prega, falsamente, que é impedido de governar na pandemia e, por isso, a economia vai pior do que a encomenda.

Recado do GGN: Neste 7 de Setembro, a partir das 14h00, ao vivo, no canal do GGN no Youtube, tem SARAU PELA DEMOCRACIA. Entre os convidados: Boaventura de Sousa Santos, Silvio Almeida, Ailton Krenak, Laerte Coutinho, Cristina Serra, Família Passos, Talquey?, Fabiana Cozza, Antonio Nobrega, Marcelo Auler, Juca Kfouri, Barbara Gancia, Renato Braz, Caito Marcondes, Claudio Jorge, Padre Julio Lancelotti, Moacyr Luz, Jean Garfunkel, Biano do Pife, Luisa Lacerda, Iara Ferreira e mais. Acompanhe por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=EMwUTAk5Tkg. Compartilhe e use a #SarauPelaDemocraciaGGN.

Redação

Redação

Recent Posts

Dengue: viver o presente com os olhos no passado e no futuro, por Venâncio, Silveira & Siqueira

Vivenciamos neste ano a maior epidemia de dengue no País, tanto em número de casos…

20 minutos ago

A celebração da Revolução dos Cravos, por Bruna Muriel

Faço minhas as palavras de Chico Buarque: “Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente. Ainda…

34 minutos ago

Marielle Franco e a intervenção federal, por Paulo Fernandes Silveira

O relatório final da Polícia Federal traça um panorama da atuação política de Marielle nos…

1 hora ago

A Globo e a ciência da Selic, por Luís Nassif

Lucro financeiro da Globo = custo financeiro do Tesouro + custo financeiro da grande empresa…

2 horas ago

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

12 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

13 horas ago