Bolsonaro manda indicar cloroquina para gestantes e crianças no dia em que EUA revogam uso da droga

Jornal GGN – No mesmo dia em que os Estados Unidos revogaram a permissão para uso de hidroxicloroquina em pacientes com coronavírus, o Ministério da Saúde do governo Bolsonaro decidiu estender a recomendação para crianças e gestantes com sintomas leves de covid-19.

Segundo informações do Estadão, o Ministério vai atualizar nota informativa divulgada em 20 de maio sobre a cloroquina. “O documento não é um protocolo, ou seja, não dita regras no SUS nem passa a autorizar procedimentos antes proibidos, mas tem forte poder político.”

Para ser protocolo, a hidroxicloroquina deveria provar cientificamente sua eficácia contra coronavírus, o que ainda não aconteceu.

Ainda de acordo com o jornal, a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, afirmou que gestantes e crianças foram incluídas na recomendação porque são do “grupo de risco”.

Ela também minimizou a decisão da Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos Estados Unidos que revogou a autorização emergencial para uso da hidroxicloroquina em pacientes com covid-19. A FDA informou que “é improvável que a cloroquina e a hidroxicloroquina sejam eficazes no tratamento da covid-19 ” e alertou para os riscos.

A secretária disse que nos EUA, a droga é usada apenas em casos graves e que, no Brasil, a introdução do medicamento ocorre nos primeiros sintomas, e assim ele demonstra maior eficácia.

Redação

Redação

View Comments

  • O presidente irresponsável que não entende de economia, mas é um grande médico e sanitarista, aliás é o candidato que recebeu mais votos dos médicos e então se sente no direito de clinicar e indicar medicação. Estranho para o sanitarista que acredita que brasileiro precisa ser estudado, pois vive no país do esgoto a céu aberto e não pega nada.
    Pelo menos temos agora nesta crise o que comemorar

    https://twitter.com/mariabopp/status/1272669877124374528

  • "A secretária disse que nos EUA, a droga é usada apenas em casos graves e que, no Brasil, a introdução do medicamento ocorre nos primeiros sintomas, e assim ele demonstra maior eficácia".
    Interessante... Se é assim, por que eles lá suspenderam o uso e não apenas mudaram o protocolo, para usar também na fase inicial da doença?
    E, depois da cloroquina, já se começa a falar em ivermectina, o ivomec do Mandetta que, pelo jeito, entende mais de boi que de gente.

Recent Posts

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

5 minutos ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

22 minutos ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

40 minutos ago

Tio Paulo e o espelho quebrado, por Mário Henrique Caixeta

Antes que tio Paulo recebesse as homenagens póstumas, tanto ele quanto a sobrinha já estavam…

1 hora ago

Prévia da inflação oficial volta a desacelerar, segundo IBGE

Passagens aéreas e combustíveis influenciam IPCA-15, que encerrou abril em 0,21%; variação em 12 meses…

2 horas ago

Olsen Noção, por Antonio Lassance

O almirante não entendeu até hoje que militar não apita em questões de ordem política…

2 horas ago