Butantan negocia exportação de Coronavac para países vizinhos

Jornal GGN – O Instituto Butantan, de São Paulo, trabalha nas negociações com países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Paraguai, para a exportação da vacina contra a Covid-19 do laboratório chinês Sinovac, a Coronavac, informou a Folha de S. Paulo. A instituição brasileira é responsável por parte da fabricação do imunizante. 

Entre os vizinhos, a Argentina é o país “mais avançado de todos no processo de possíveis exportações” do Brasil, afirmou o diretor do Butantan, Dimas Covas, à reportagem. Agência pública oficial de notícias argentina, a Télam, também publicou que a negociação está em estágio “adiantado”.

Até então, o país está vacinando profissionais da saúde com a vacina russa Sputnik V. Mas, como o instituto Gamaleya, que fabrica o imunizante, está descumprindo as datas da entrega das doses, a Argentina começou a negociar com outros desenvolvedores. 

Já o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou, no último sábado, que já está encaminhada a compra de 1,75 milhão de vacinas do laboratório chinês. Segundo ele, as doses começariam a chegar no final de fevereiro e início de março, já que faltaria efetuar  apenas o pagamento.

Na terça-feira, no entanto, Dimas Covas afirmou ao jornal que o acordo com o Uruguai não estava fechado e que havia apenas um “pré-acordo em andamento”, sem especificação do número de doses.

O Paraguai, por sua vez, divulgou um programa de vacinação que tem como objetivo imunizar seus 7 milhões de habitantes e que deve começar no próximo mês. Segundo a reportagem, 2 milhões de vacinas estão sendo negociadas com a Sinovac, por meio do Butantan. 

Ainda, haveria pedidos para oferecer a Coronavac para o Peru e a Colômbia. Dimas Covas, por sua vez, afirmou que “há conversas, mas ainda nenhum contrato foi assinado com os países”. E que, portanto, “não há definição de prazos de entrega nem de valores.

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago