Este tutorial tem como objetivo desmistificar e informar as pessoas como se realiza um cadastro e ou uma reclamação no site da ANATEL.
É bem simples.
1 – Acessando o site
Para acessar o site clique no endereço: https://sistemas.ana…ndimento.asp%3F
O site apresenta uma falha de certificado, como visto na imagem abaixo (Internet Explorer)
*Obs, no Chrome ou Firefox esse aviso pode assustar, por ser apresentado em uma tela vermelha,
mas para este site e somente este site, é válido clicar para acessar.
Mas o site é confiável, pode acessar o site tranquilamente.
2 – Cadastrando
Realizar o cadastro é simples, e será explicado conforme imagens abaixo:
+ Caso tenha um cadastro no site basta informar os campos CPF e SENHA.
+ Caso não tenha, clicar em AINDA NÃO SOU CADASTRADO.
E prosseguir conforme imagem abaixo,
+ Informar o CPF e clicar em confirmar, uma outra tela de cadastro abrirá
solicitando outras informações, preencha tudo com dados verdadeiros.
Afinal se trata de um site do governo. Que lhe ajudará a resolver seus problemas.
3 – Acessando para realizar uma reclamação
Clique em concordo, mas leia antes, só para ter ciência do que se trata:
+ Feito isso clique em CADASTRAR SOLICITAÇÃO
+ Escolha o tipo de atendimento que deseja:
(Irei demonstrar o caminho para quem deseja reclamar sobre ENTREGA DE VELOCIDADE)
TIPO DE ATENDIMENTO = RECLAMAÇÃO
+ Escolha o serviço:
TIPO DE SERVIÇO = SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO E MULTIMIDIA
+ Escolha a Modalidade do Serviço:
MODALIDADE = BANDA LARGA ADSL Existem outras opções como WIFI, WiMAX, Internet a Rádio, VoIP.
+ Escolha o Motivo:
MOTIVO = REPARO
+ Escolha o SubMotivo:
SUBMOTIVO = CONEXÃO
+ Escolha a categoria:
CATEGORIA = VELOCIDADE
Será então apresentada a tela onde a reclamação deve ser preenchida:
após preencher você poderá anexar um texto em seu tramite, (que é recomendado)
seja direto na descrição do problema e anexe um documento detalhado, por exemplo um PDF ou arquivo do Word.
Mas antes de realizar uma reclamação na ANATEL tente um contato na sua prestadora,
dê a chance dela tentar resolver seu problema, MAS SEMPRE ANOTE OS NÚMEROS DOS PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO,
ESTES SÃO MUITOS IMPORTANTES PARA A RESOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA E A ANATEL IRÁ PEDIR.
Espero que estas dicas sirvam para muitos que assim como eu, tiveram problemas com a operadora.
E só consegui resolver o meu dessa forma. (Veja o tópico)
Após todo o cadastro existirá um histórico que você terá acesso, Uma cópia é enviada a operadora, e ela tem 5 dias úteis para resolver seu problema, caso não se resolva
nesse histórico é possível ver como anda seu processo.
entre em contado com a
Caso queira processar a operadora você pode solicitar a ANATEL uma cópia do seu atendimento para anexar
ao processo, leva um tempo mas é do seu direito, (Veja matéria)
Abraços!!!
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