Copasa: No ritmo atual de consumo, MG ficará sem água em quatro meses

Sugerido por Braga-BH

Minas quer economia de 30% no consumo de água

Do Brasil 247

Depois de São Paulo, é a vez de Minas Gerais encarar de frente a crise de abastecimento de água; nesta quinta-feira, a executiva Sinara Meirelles, nova presidente da Copasa, empresa de abastecimento mineira, fez um apelo: um corte de 30% no consumo de residências e empresas; “Precisamos ter um pacto para viver este período. Se todo mundo continuar gastando o que estamos gastando, em quatro meses já não teremos mais nada”, afirmou; um dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Serra Azul, opera hoje com apenas 5,73% da sua capacidade; novo governo, de Fernando Pimentel, acusa a gestão anterior de negligenciar o problema e estuda implantar medidas como rodízio e multa para o consumo excessivo.

Minas 247 – Depois de São Paulo, é a vez de Minas Gerais enfrentar os efeitos da crise hídrica que assola o Sudeste. Nesta quinta-feira, a recém-empossada presidente da Copasa, Sinara Meireles, convocou em coletiva de imprensa a população, as empresas e o próprio governo de Minas Gerais a reduzirem em 30% o consumo de água. “Precisamos ter um pacto para viver este período. Se todo mundo continuar gastando o que estamos gastando, em quatro meses já não teremos mais nada”, alertou.

Ao contrário do que vinha acontecendo nas administrações anteriores, a companhia de Saneamento de Minas Gerais decidiu revelar a situação crítica dos mananciais. Considerado a caixa d’água do Brasil, por possuir 8,3% de rios e lagos naturais e artificiais e 17 bacias hidrográficas federais, o estado convive com a dura possibilidade de escassez de água.

Em 2014, último ano da gestão de Antonio Anastasia, do PSDB, a cada 10 litros de água potável entregue à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), quatro se perderam no caminho entre os reservatórios da companhia e os hidrômetros de residências e empresas.

Em função de vazamentos dos canos e de ligações clandestinas, 40% da água tratada foi desperdiçada diariamente. Entre 2011 e 2014, o percentual de perdas subiu de 26,9% para 39,9%, segundo a Copasa. O índice, que é acima da média nacional de 37,57% e da região sudeste de 35,19%, lança dúvidas sobre o chamado choque de gestão tucano.

Atualmente, o Sistema Paraopeba, que abastece juntamente com a bacia do Rio das Velhas a RMBH, está operando com apenas 30,25% de sua capacidade. Em janeiro de 2013, o volume era de 84%. Composto pelos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, o Paraopeba agoniza. O caso mais grave é o do reservatório Serra Azul, localizado em Juatuba, que está com apenas 5,73% de sua capacidade, praticamente operando em seu volume morto. Vargem das Flores, em Contagem, e Rio Manso, em Brumadinho, estão apenas com 28,31% e 45,06%, respectivamente, de suas totalidades.

Rodízio e multa

Segundo a presidente da Copasa, há dois anos, o nível dos reservatórios na Região Metropolitana vem caindo. E mesmo com a estiagem prolongada, o governo anterior optou por sacrificar os reservatórios e manter a distribuição de água para a população em níveis estáveis nos últimos anos. “Os fartos dados monitorados pela Copasa ao longo dos últimos dois anos mostram os riscos envolvidos na garantia do abastecimento de água para a população, situação oposta às informações divulgadas pelo governo anterior, que davam conta que não haveria risco de desabastecimento na Grande BH”, afirma.

De acordo com especialistas, a companhia deveria ter alertado, em 2014, os mineiros sobre a situação crítica do sistema de abastecimento de água dos mais de 600 municípios atendidos por ela. Mas o anúncio foi adiado em função do calendário eleitoral, uma vez que Minas Gerais era a principal vitrine do senador Aécio Neves. Por causa deste atraso, a presidente Sinara Meireles revelou a possibilidade de implantação de rodízio e multa. Mas também disse que essas medidas serão executadas em último caso. “A população de Minas será sensível e aberta com o que estamos colocando. Não estamos preocupados em multar, queremos economizar 30%”, finalizou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • So que quatro meses mais 30

    So que quatro meses mais 30 por cento de tempo ainda da menos de 5 meses e meio...

    Como o Brasil pode legalizar um atrazo de informacao desses, que afeta milhoes de pessoas?!

  • Pelo menos agora as

    Pelo menos agora as mineradoras vao plantar varias florestas em MG.

    Florestas de eucalipto, claro...

  • A causa é a mesma -  falta de

    A causa é a mesma -  falta de planejamento e investimento!

    Coincodência ou não: Mesmo partido!

    Mesma atitude: Negar qualquer coisa que lembre racionamento até que os fatos falem por si...

  • Foi o que eu disse quando

    Foi o que eu disse quando Nassif fez uma crítica contunde a Alckmin e Serra. Troque-se a dupla por Aócio e Anestesia e as críticas servem perfeitamente aos dois. São incompetentes, irresponsáveis, maus, terrivelmente maus? Os DEMs não chegam aos pés dos tucanos quando se trata de  incompetência e maldade.

  • É uma pena.

    Há poucos meses enviei carta a Copasa justamente perguntando sobre os estado dos reservatórios, captação e se tinham planos para solicitar à população redção de consumo. Obtive como esposta que nada havia com que me preocupar. Tenho hábito de guardar alguns emails, este infelizmente apaguei.

  • Parcialidade

    Deu para perceber que esse texto foi bem parcial. O autor deixou bem claro que é contra o Governo PSDB. E em relação ao PT que está a tanto tempo no poder Federal. Será que eles não sabiam de nada sobre a água do país inteiro????? Quanta inocência....

Recent Posts

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

1 hora ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

1 hora ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

2 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

3 horas ago

TSE rejeita recurso e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis

Além da inelegibilidade, os ministros do TSE mantiveram a aplicação de multas contra os políticos…

4 horas ago

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

6 horas ago