Dilma não é Jango, por Marcelo Rubens Paiva

Enviado por José Carlos Lima Spin

Do Estadão

Marcelo Rubens Paiva
Dilma não é Jango. O primeiro foi deposto pela mira de canhões por um golpe de Estado. A segunda pode ser deposta por instituições democráticas que seu poder sustenta: ações do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal de Contas da União, que justificariam um pedido de impeachment ao Congresso. Tropas e tanques, dispensados.
Poder Legislativo e Judiciário, com a implosão do Executivo, a destronariam. Sua baixa popularidade é uma aliada que cria rachas por todo lado. Num infeliz (ou bem calculado) comentário, Michel Temer, vice­-presidente, lembra Francis Underwood, protagonista de House of Cards, que colabora para enfraquecer a presidência.
Dilma deve saber, porque até eu sei por conversas aqui e ali com fontes bem informadas e boêmias: Temer nega a intriga, mas passou agosto visitando empresas de comunicações e federações empresariais, apresentando suas credenciais; o PSDB já prometeu a primeira valsa; o segundo escalão do TCU, o técnico, ameaça um motim caso o primeiro escalão, o político, não condene as contas de Dilma, como manda a cartilha.

Gilmar Mendes, do STF e TSE, já partiu para a grosseria ao classificar o arquivamento do pedido de investigação da campanha de Dilma, do procurador-­geral da República, Rodrigo Janot, como “ridículo”, que “vai de infantil a pueril”. Janot voltou atrás e aceitou a denúncia.
O racha no Brasil de Jango era parte de um complô da guerra fria. A ameaça comunista, as Reformas de Base, que tocavam em pontos sensíveis do capitalismo, como reforma agrária e controle de remessa de lucros, a radicalização do discurso e motins de soldados e marinheiros uniram partidos da oposição, a Igreja, órgãos de imprensa, políticos populares e as Forças Armadas, que já tinham tentado um golpe anos antes, para impedir a posse de Juscelino.
Em pesquisa secreta do Ibope, feita na véspera do movimento militar de 1964 em três cidades paulistas de diferentes portes (São Paulo, Araraquara e Avaí), encomendada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo, diferentemente de Dilma, Jango tinha apoio popular: 45% consideravam seu governo ótimo ou bom, 24% regular, e 16% mau ou péssimo.
Noutra pesquisa de eleitores de oito capitais, feita em março de 64 pelo Ibope e também engavetada, descoberta recentemente em arquivo da Unicamp, 49,8% admitiam votar em Jango se ele pudesse se candidatar à reeleição, o que não era permitido pela Constituição em vigor.
Márcia Cavallari, diretora do Ibope, disse que os critérios aplicados na pesquisa da década de 60 são semelhantes às recentes, como a encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada em julho, que apontou que a avaliação do governo Dilma é de apenas 9% como ótimo ou bom, 21% regular, e 68% ruim ou péssimo.
Se Jango tinha 45% de aprovação, Dilma tem 9%. Mas a inflação de Jango era aterrorizante: chegou a 23% no primeiro trimestre de 1963, e a variação em 12 meses acelerou de 45,6% em dezembro de 1962 para 69,9% em março de 1963.
A crise política e com o mercado externo e FMI detonou o Plano Trienal de Jango. A inflação fechou em 1963 encostando em 80%, bem pior que a de Dilma. Mas a taxa de crescimento do PIB era um pouco melhor: caiu de 6,6% em 1962 para 0,6% em 1963.
Jango e seu PTB foram depostos em horas, com o racha de base aliada, o PSD. Dilma e o PT vêm a base aliada rachar, mas sem a ameaça de intervenção militar e a menor possibilidade de um golpe de Estado, já que as instituições democráticas estão preservadas, oposição envolvida nos mesmos escândalos de corrupção, que provam a falência do sistema partidário e das regras políticas em vigor.
Um paradoxo interessante explica o Golpe de 1964. A popularidade de Jango teria sido decisiva para a sua deposição pela força, já que as frentes políticas adversárias não se sentiam encorajadas: em outra pesquisa engavetada pelo Ibope, 59% dos entrevistados eram a favor das medidas anunciadas em 13 de março de 64 no comício da Central do Brasil por Jango, as que desencadearam o golpe.
Porém, os movimentos sociais pouco fizeram para impedir o desmantelamento do governo. Uma Greve Geral convocada pelas Centrais Sindicais e pela UNE em 1.º de abril atrapalhou mais do que ajudou. Tropas marcharam sem encontrar resistência, o que surpreendeu o próprio governo deposto.
É impensável calcular como os movimentos sociais ligados ao PT e partidos de esquerda, movimentos sindicais, CUT, sem-­teto e sem-terra, mercado externo, acionistas, EUA, FMI, ONU, OEA, Mercosul reagiriam no caso de um impeachment, sintoma da instabilidade da República brasileira, que raramente vê um presidente cumprir o prazo designado pelo voto.
Deodoro da Fonseca ficou dois anos e foi forçado a renunciar na Revolta da Armada, depois de destituir o Legislativo. Floriano e Afonso Pena, que morreu antes de completar o mandato, ficaram só três anos. Rodrigo Alves, como Tancredo Neves, morreu antes de tomar posse.
Washington Luís foi deposto pela Revolução de 1930, e seu sucessor eleito, Júlio Prestes, não tomou posse. Dutra ficou cinco anos, como Sarney. Getúlio entrou para a história e deu um tiro no peito. Café Filho foi afastado por motivo de saúde e ficou um ano. Carlos Luz, seu sucessor, foi deposto, e JK assumiu antes.
Jânio Quadros viu forças ocultas e renunciou dois anos depois de ter sido eleito. Jango foi deposto, Collor, impeachado. FHC era para ficar quatro anos, ficou oito. E Dilma…
Cumpre a sina da maldição presidencial do nosso doente processo representativo. E já tentamos de tudo: mandato de quatro anos, de cinco, de quatro com reeleição, vice eleito de outra chapa, junta militar provisória, parlamentarismo (em dois plebiscitos rejeitados), até monarquia, ironicamente, o governo mais estável da nossa história.
Muita gente festejará a queda de Dilma, como uma vitória da democracia. Mas deveria lamentar o nosso fracasso de projeto republicano.
Redação

Redação

View Comments

  • O Brasil só gosta de governos

    O Brasil só gosta de governos linha dura? De regimes de autoridade? Tem haver com séculos de escravidão? 

  • Economistas carnívoros

    Bom dia debatedores.

    Que dia não!?

    Ou melhor: que "pós-dia"!

    O dia depois do anúncio dos cortes.

    Ontem, após ouvir atentantemente muitos "analistas" ( sabem? aqueles.. de meia tigela que tiram proveito de uma situação para os respectivos patrões),  cheguei a um conclusão provisória:

    Temos plantas carnívoras:  natural  e  atemporal

    Temos também  economistas  carnívoros!

    Caiu a ficha que economistas são também carnívoros, por que não canibais? , homens que comem homens? Homem lobo do homem? Perfeito não? 

    E é Claro: tudo em prol da "família" ( com ou sem marcha; com ou sem deus); óh zeus.

    Em uníssono diziam: O governo não "cortou na carte". Tem que cortar na carne!

    Resta saber com clareza solar que "carne" é essa. Carne de sol? Carne "vermelha"? Carne azul? Branca? Peixe?( como pode o peixe vivo...)

    Suspeito que seja "carne de porco". ( ou de PIG). No ingrêz ficaria assim: PIG meat.

    Parei. Agora, comentando o texto acima: Gostei.

    Conquanto,  o autor tenha resumido muito. E aí, creio, deixou passar alguns detalhes importantes. ( isso não quer dizer que ele não saiba disso).

    Então, só para tentar complementar, com aquele meu tradicional amor ao debate, digo o seguinte:

    "Ninguém levantará a saia da mulher mineira", dizia, segundo alguns, o general golpista.

    Todavia, essa "marcha" de  "Juiz de Fora", poderia ser facilmente bombardeada. Uns sugeriram o uso do NAPALM, que não foi permitido por Jango. ( conforme teria dito Darcy Ribeiro)

    Em suma, esse "golpe" de 1964 ainda tem muita história pra contar.

    E por falar em golpe, essa é a nossa regra. 

    A regra aqui é golpe e não a democracia. Senão vejamos:

    É golpe do Deodoro, do Floriano homem de ferro da silva, do café, do leite, do Getúlio, contra o Getúlio, contra o JK, contra o Janio, contra o Jango, até mesmo Golpe DENTRO do Golpe( contra o Castelo), golpe contra as "diretas já" que se tornaram  "indiretas já", da "grobo" contra Lula e a favor de Collor, contra o Collor, golpe a favor do FHC, Contra o Lula, Contra a Dilma, ufa!  golpe até nas panelas. 

    Qual será o próximo golpe?

    Democracia vai bem até chegar no ponto intocável. Chegou? É golpe. 

     

    Hoje, de fato, descabe tanques nas ruas. Evidente.

    Descaberia  também espadas, baionetas, guerras de trincheiras. Coisas do passado.

    Evoluímos nos  "métodos". Ou com os "meios".

    Os meios justificam os fins?

    Nessa linha, a LEI DE MEIO, justifica o fim. E o fim é dar o nosso alento( trabalho) ao "serviço da dívida".

    Eis mais um golpe, oras bolas!

    Saudações golpistas.

     

     

     

     

     

  • Se o plano dos corruptos e

    Se o plano dos corruptos e bandidos de direita der certo, a faixa presidencial deverá ser aposentada. Em seu lugar os próximos presidentes receberiam um arranjo para usar na cabeça semelhante áqueles com bananas que Carmem Miranda usava em seus filmes, porque a classe dominante corrupta e podre terá dado ao mundo a prova que faltava de que o Brasil não passa de uma república de bananas. Dizer que De Gaulle estava certo, então, nem precisa mais. No mais, caso os bandidos consigam seu intento, restará causar o maior estrago possível ao país para que está direita escrota que temos amargue todo tipo de prejuízos. Quanto aos coxinhas analfabetos políticos, estes um dia perceberão o papel de (m)idiotas que fizeram.

    https://en.wikipedia.org/wiki/File:Carmen_Mir.jpg

  • "Michael Underwood"

    Toda vez que se fala no aparente interesse de queda de Dilma e de assumir a presidência por parte de Michel Temer, o Nassif parece não concordar e tal. Mas eu acho que toda essa crise não teria existido tal qual - com toda essa força - sem o PMDB de Cunha e de... Temer!

  • O Brasil nao merece o Brazil

    O Brazil está ouricado desde o dia que saiu o resultado das eleicoes, aliás já estava durante o processo.

    O  Brazil nunca almejou a felicidade do Brasil, quer que o brasileiro exploda, morra... 

    Os Brazileiros do rádio, jornais, televisao.... das manifestacoes... , querem o Brazill só prá eles, pros amigos deles e inimigos do Brasil.

    O Brasil nao merece o Brazil!

     

    José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

  • Realmente Dilma não é

    Realmente Dilma não é Jango.

    Porque Jango faz parte da nossa história.

    E Dilma, quando muito, fatá parte da nossa tragédia.

      Realmente, Dilma não é Jango.

  • Jango sob a mira de canhões?

    Jango sob a mira de canhões? Não tinha canhão nenhum, de Juiz de Fora para o Rio veio meio regimento de infantaria, sem canhões e ninguem apontou nem fusil para o Jango. Jango caiu por suas proprias contradições, pela completa ausencia de apoio civil e militar, pelo irrealismo de suas reformas de base pela porrloquice do Brizola.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago