Dilma Rousseff: “a esquerda terá de discutir com quem defendeu Bolsonaro”

Jornal GGN – A esquerda brasileira tem a tarefa de se aproximar do povo e daqueles que votaram em Jair Bolsonaro. A afirmação é da ex-presidente Dilma Rousseff, ressaltando a necessidade de se debater a construção de um modelo que atenda aos interesses das pessoas.

Em entrevista ao Deutsche Welle, Dilma afirma que é preciso olhar para os evangélicos que votaram em Bolsonaro. “Nós temos de discutir com aqueles que o defenderam porque acham e acreditam que a questão da segurança no Brasil é a questão central. E nós temos de tratar essa questão”, afirma.

A ex-presidente também abordou a guinada à direita ocorrida com a entrada de Bolsonaro no poder. “No Brasil o que você constata é a existência de um governo neofascista executando um programa neoliberal. Defendem a tortura, os torturadores, dizem que não houve ditadura no Brasil”, afirma.

“[O governo] É capaz de utilizar, de forma absolutamente clara, todos os mecanismos possíveis para perseguir artistas, para desrespeitar educadores, desrespeitar a autonomia universitária, desrespeitar o direito, desrespeitar jornalistas. Eles têm de conviver com isso. Têm de conviver com a defesa da tortura, com a defesa da violência. Têm de conviver com as relações bastante estranhas que existem entre certos segmentos da milícia e setores do governo Bolsonaro”, ressaltou Dilma.

Redação

Redação

View Comments

  • A esquerda ,perdeu o passo e o compasso. Perdeu assim ,da noite para o dia ,ficou de pileque ,embriagada pelo poder , e o samba , que era afinado ,desafinou perdeu o passo. Da linguagem simples e direta,passaram a usar uma linguagem sofisticada ( misógino,xenófobo,etc ) ,que o povo jamais terá acesso ,nunca entenderá. As decisões ,a meu ver passaram a ser tomadas ,em um reduto elitista , hoje abandonado, distante dos anseios da população ,da suas bases,seus fundamentos. Agora distante ,não consegue enxergar a estrada de volta ,o rumo . Está sem a bússola do entrelaçamento popular. O caminho a ser trilhado ,no meu humilde entendimento,será duro ,longo e penoso. Mais ainda ,para o nosso povo sofrido e hoje abandonado. O que fazer? Humildade de aceitar os erros,não perder tempo achando culpados ,mas não joga-los sob o tapete . Pé na estrada ,em busca de novas lideranças ,evangélicas,perfis de rede ,influenciadores digitais de massa ,e fé em Deus. Não percam tempo,mãos á obra ,pois o tempo urge.

  • Como essa senhora é patética! Só diz platitudes. Certamente ao apadrinhá-la à presidência, Lula cometeu seu maior erro político... Essa senhora deveria se reconhecer à sua insignificância política e meditar quanto à sua fraqueza política no exercício da presidência. Com efeito, o poder, num sistema político republicano, não se exerce de forma decorativa, exerce-o de maneira proativa. Em política, é sabido até pelo vereador, menos votado, da minha minúscula cidade que "quem respira, conspira". Ademais, numa sociedade movida pelas "lutas de classes" (a violência – física ou simbólica - é decorrência do esgarçar dos antagonismos). Sabendo disso, não é de bom alvitre trazer os inimigos para sua "cozinha" (alianças espúrias para o exercício do poder, prática que o PT se esmerou ao assumir – pelo voto – o Poder maior da República). Eles (os inimigos reais) irão te envenenar mediante o “jogo de cena” da dissimulação midiática (opinião publicada). Em síntese, faltou a essa senhora: carisma político (Max Weber) capacidade de liderança (Nicolau Maquiavel), conhecimento histórico (Karl Polanyi)... Ex post: sabemos (e sofremos) por onde essa história desandou. Foi, pois, uma presidente despreparada, que arrogou a si ser presidenta.

  • Dilma ainda acredita na democracia..... Como não é mais meu caso eu, particularmente, usaria a guilhotina: simples, rápido, eficiente.

  • A pseudo Esquerda Brasileira que nuca existiu (2 livros é toda sua teoria, segundo Florestan) se perdeu entre o Saguão do Charles De Gaulle e do JFK. O MEC, obra do Governo Fascista de Golpe Civil Militar de 1930, criou sua Elite em High's Schools e Harvard. Veja onde mora a Família dos tais Progressistas AntiCapitalistas Anticolonialistas em quem você votou? Com este discurso, cara Dilma?!! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

Governo Federal anuncia repasse de recursos ao RS pela Defesa Civil

Prefeituras e governo estadual poderão cadastrar no sistema demandas para recuperar escolas, creches, hospitais, unidades…

6 minutos ago

Tirem as mãos da Previdência!, por Paulo Kliass

Lula ainda tem tempo para reconsiderar as opções do neoliberalismo que insistem em tomar conta…

1 hora ago

Orçamento de 2025 pode tirar R$ 600 milhões de verbas da Fapesp

Emenda constitucional prevê desvinculação de até 30% das receitas dos Estados, que podem destinar recursos…

1 hora ago

“Os civis já não sofreram mortes e destruição suficientes?”, questiona chefe da ONU, após Israel fechar passagem de ajuda humanitária em Gaza

Israel afirmou que assumiu o “controle operacional” da passagem de Rafah, na fronteira com o…

2 horas ago

Eleitores têm até amanhã para regularizar e transferir título eleitoral

Prazo para atualização de título acaba amanhã para votar nas eleições municipais de outubro de…

3 horas ago

Por que estamos em greve nas Universidades Federais?, por Graça Druck e Luiz Filgueiras

Esse é o quadro das Universidades Federais que levaram à deflagração da greve dos docentes…

4 horas ago