Dilma Rousseff: “No Brasil, vivemos tempos difíceis para as mulheres”

Jornal GGN – A ex-presidente Dilma Rousseff usou suas redes sociais para convocar as mulheres a participarem das marchas do Dia Internacional da Mulher neste domingo, em defesa dos direitos da mulher e contra o feminicídio, a violência, o machismo e a misoginia.

“No Brasil, vivemos tempos difíceis para as mulheres. Desde a redemocratização, nunca se viu tanta misoginia, tanto machismo e tanta violência, autorizados pelos que governam o país”, afirmou Dilma, destacando ainda o machismo e a intolerância do presidente Jair Bolsonaro.

Dilma ainda homenageou a vereadora Marielle Franco (PSOL), cujo assassinato chegará a dois anos sem solução nos próximos dias. “A violência assassina das milícias e seus cúmplices deve ser apurada, doa a quem doer”.

Thread obtida no twitter @dilmabr

Convido as mulheres brasileiras a participar das manifestações deste domingo em todo o Brasil em defesa dos nossos direitos e contra o feminicídio, a violência, o machismo e a misoginia. Hoje, no Brasil, lutar contra o machismo é lutar pela vida.

No Brasil, vivemos tempos difíceis para as mulheres. Desde a redemocratização, nunca se viu tanta misoginia, tanto machismo e tanta violência, autorizados pelos que governam o país.

O machismo e a misoginia do presidente, como praticados contra a deputada Maria do Rosário, autoriza a violência, os estupros e os assassinatos. O feminicídio aumentou 7%, em 2019. Entre 3 a 4 mulheres são assassinadas por dia no Brasil de Bolsonaro.

Machismo causa sofrimento, fere e pode matar. Quem verbaliza a misoginia e o machismo incentiva a violência. Simone de Beauvoir disse que “ninguém é mais arrogante, agressivo e desdenhoso com as mulheres do que o homem que duvida de sua virilidade”.

Homenageio as que sucumbiram à violência dos homens e do estado. Como a brava Marielle, cuja morte completa 2 anos sem que as autoridades tenham esclarecido o crime. A violência assassina das milícias e seus cúmplices deve ser apurada, doa a quem doer.

A nossa luta é a luta dos que querem uma sociedade de paz e de bem viver. Uma luta pela civilização, pela soberania, pela vida e contra a discriminação de pobres, negros, LGBTIs. Luta pela terra, em defesa do meio ambiente e das populações indígenas.

As mulheres não querem privilégios, querem direitos. Direito ao trabalho remunerado, a salários iguais por funções iguais, à disputa justa por promoções, à liberdade de trabalhar sem sofrer assédio, à equidade e ao empoderamento nas funções políticas.

As mulheres querem viver sem medo, nas ruas e dentro de suas próprias casas. Que o estado as proteja de agressores e assassinos e que polícia faça seu trabalho e não desdenhe das ameaças e das agressões que sofrem. E que o presidente não nos ameace.

Redação

Redação

View Comments

  • Quando foi preciso enfrentar a turma que não gosta de mulher e vc era presidenta vc nada fez, deixou ser apeada do planalto mansamente sem resistir. Seu lugar é no ostracismo dos hipócritas e traidores. Por que diabos o Nassif te ressuscita aqui de tempos em tempos é algo que me pergunto.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

27 minutos ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

1 hora ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

2 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

2 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

2 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

3 horas ago