Discussão sobre reforma tributária segue longe de consenso

Jornal GGN – As discussões sobre a reforma tributária no Congresso não mostram uma trajetória certa, pelo menos em um primeiro momento: existe resistência sobre a ideia de se compor uma comissão mista de deputados e senadores para unificação das propostas e, no Senado, parlamentares já sinalizaram que os nomes para o colegiado só serão indicados após a apresentação do projeto do governo.

Embora as mudanças tenham sido apontadas como uma prioridade pelo presidente Jair Bolsonaro em 2020, o Planalto ainda não indicou que deseja a aprovação da reforma. Senadores entrevistados pelo jornal Correio Braziliense ressaltam que seria “imprescindível” o Governo apresentar os pontos que deseja aprovar por meio de um documento oficial. Entretanto, a equipe econômica só tem sinalizado disposição para dar sugestões aos pontos discutidos no parlamento.

Os senadores cobraram o envio de uma proposta nesta terça-feira (04/02), durante uma sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), a necessidade de se fazer uma reforma tributária tem sido constantemente apontada, mas até agora não se sabe qual é a reforma que será discutida.

“Temos a reforma da Câmara e a do Senado, mas o governo não pode se omitir”, disse Jereissati, ressaltando que considera difícil que a votação seja feita dentro de três meses, como prevê o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A CAE discute a possibilidade de convocar o ministro da Economia, Paulo Guedes, para uma sabatina, de forma que ele esclareça quais os aspectos que o governo considera importantes para a reforma tributária.

Na Câmara dos Deputados, deputados dizem que a criação da comissão mista para discutir o tema tem sido colocada em dúvida, seja pela falta de previsão regimental para o funcionamento de um colegiado do tipo, como pela própria resistência dos senadores quanto à fusão das matérias.

Redação

Redação

Recent Posts

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

2 horas ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

2 horas ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

3 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

6 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

16 horas ago