Categories: Notícia

Divulgada lista dos 100 parlamentares mais influentes

Os dois partidos com maior número de senadores e deputados na ‘elite’ são PT e PMDB

O Departamento Interministerial de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou nesta quinta-feira (16) a lista dos 100 parlamentares – senadores e deputados – mais influentes no Congresso Nacional, considerando a capacidade de conduzir debates, de realizar negociações, articulações e formulações de propostas. A pesquisa destaca 61 dos 513 políticos que ocupavam o cargo de deputado federal, e 39 entre os 81 senadores, no período de fevereiro a julho de 2012.

O DIAP também considerou as posições ocupadas pelos políticos dentro dos seus partidos, ou dentro de grupos de trabalho, tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado, bem como a reputação que possuíam entre colegas e imprensa.

Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 28 nomes, e o PMDB, com 16. Na terceira posição está o PSDB, com 12 nomes, seguido de DEM e PDT, que dividem o quarto lugar com 7 políticos cada um.  São Paulo tem o maior número de “cabeças” (21), seguido de Pernambuco, com 9, e Rio Grande do Sul (8). Bahia, Paraná e Rio de Janeiro possuem 7 representantes cada um.


Dentre as mudanças esperadas, em relação a lista de 2011, está a saída de Demóstines Torres (DEM/GO) e a entrada do senador Blairo Maggi (PR/MT). A proporção de mulheres entre os “cabeças” se manteve em 9%, e inferor à proporção feminina no Legislativo Federal, de 15,3% do total de senadores e deputados.


Na lista de mulheres deste ano a única novidade foi a saída de Ana Arraes (PSB/PE) e entrada de Ana Amélia (PP/RS). O grupo se completa com as senadoras Kátia Abreu (PSD/TO), Lúcia Vânia (PSDB/GO), Marta Suplicy (PT/SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), e as deputadas Alice Portugual (PCdoB/BA), Rose de Freitas (PMDB/ES), Luiza Erundina (PSB/SP) e Manuela D’Ávila (PCdoB/RS). 


O jornalista político e coordenador do trabalho, Antonio Augusto de Queiroz, explicou que não foi feito um ranking dos congressistas listados, ou seja, não existe uma ordem entre os mais e menos influêntes dos 100 “cabeças”.

“Na verdade, iremos realizar uma etapa seguinte para os 100 congressistas elegerem entre si os dez mais influentes”, concluiu. Até a primeira semana de setembro será possível acessar no site da instituição (http://www.diap.org.br) o relatório completo de senadores e deputados justificando o ingresso dos mesmos na lista dos mais influentes.

Por ora, é possível acessar, clicando aqui, o relatório-geral dos 100 “cabeças” para compreender a metodologia utilizada no levantamento e também a lista de parlamentares em ascensão em 2012, ou seja, que não estão na lista dos 100 mais influêntes, mas que devem compô-la nos próximos anos.


Gráfico dos “Cabeças” 2012 por Partido



Gráfico dos “Cabeças” 2011 por Partido



Os dez parlamentares que entraram para o grupo dos mais influentes do Legislativo, em relação à lista do ano passado, são:

Amauri Teixeira (PT/BA)
Carlos Zarattini (PT/SP)
Givaldo Carimbão (PSB/AL)
Guilherme Campos (PSD/SP)
Jilmar Tatto (PT/SP)
Lincoln Portela (PR/MG) 
Silvio Costa (PTB/PE)
Ana Amélia (PP/RS)
Blairo Maggi (PR/MT)
Vital do Rêgo (PMDB/PB)

Redação

Redação

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

12 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

14 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

14 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

14 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

15 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

18 horas ago