Novas filmagens do ataque à Charlie Hebdo mostram fragilidade da polícia francesa diante dos fusis de assalto de uso militar dos terroristas. O armamento padrão da polícia francesa é a pistola Sig Sauer SP 2022. Uma arma que dispara balas de 9mm, totalmente incapaz e conter uma arma de assalto desenhada ´para uso militar.

 

                                                                                                                                                                                                                                                       Por Sergio da Motta e Albuquerque

 

O novo vídeo (13/1) do ataque à revista Charlie Hebdo mostra uma clara inadequação do armamento da polícia francesa para o combate a terroristas ou outros grupos bem armados, como traficantes de drogas. A cena é impressionante: em sua reta de fuga, o carro dos assassinos encontra pela frente, alguns instantes passados, uma viatura da polícia que aparece e barra o caminho dos criminosos.

[video:<iframe width=”560″ height=”315″ src=”//www.youtube.com/embed/rvOAG6OwaRY” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Os dois irmãos saíram do carro como quem veio preparado para repelir qualquer investida da policia francesa: usando as portas abertas como escudos, os dois dispararam rajadas de kalashnikov. Que é um velho e poderoso fuzil militar de assalto originário da antiga União Soviética. Expalhou-se pelo chamado terceiro mundo graças ao incentivo soviético aos “exércitos de libertação nacional, que dominaram a insurgência anti-colonialista em África e outra parte do globo.

A policia francesa é equipada por padrão, com a pistola SigSauer SP 2022 (quem informa é a Livraria do Congresso dos Estados Unidos). Os policiais, diante de tamanho poder de fogo, recuaram em velocidade para não serem mortos ali mesmo. Os assassinos abriram seu caminho à bala, em uma das maiores cidades do planeta, com uma desenvoltura que assustou muita gente na imprensa e público.

A fuga espetacular dos dois matadores de cartunistas não seria possível no Brasil ou alguns outros países.  Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, fuzil de assalto (FAL e Para-FAL), é equipamento padrão da polícia militar. Assim como várias carabinas e rifles de alto poder de fogo. Se não fosse deste modo, o tráfico já teria tomado conta da cidade. Nós, cariocas, temos um problema muito grande com violência urbana e o tráfico de drogas. Os franceses e outros europeus vivem um grande drama com o terrorismo.

A imprensa mundial inteira comenta a polícia do Rio de Janeiro, terra do Bope, o temido batalhão matador da corporação. Que foi criado para acudir policiais cercados em favelas da cidade. Para fazê-lo aprenderam a tomar de assalto posições defendidas por armamento militar situadas em acrópole. Em ladeiras e ‘subidas’ escuras guardadas por soldados do tráfico.

A filmagem exibida em vários canais da mídia mostrou uma tremenda inadequação da polícia francesa em todos os níveis. Em primeiro lugar, o local da revista deveria ser vigiado por alguma unidade especial de emergência. Vivemos em um mundo onde a policia precisa de polícia. E a Charlie Hebdo é alvo da Al-Qaeda. A falta de integração entre a polícia local e as forças de intervenção urbanas foi fatal para a revista.

Os franceses precisam descer de seu pedestal de “nação civilizadora” e reconhecer que tem um problema. Um grande problema. Mesmo com a troca do armamento e o reforço nas ruas, ataques vão acontecer. Se a polícia francesa não mudar seu equipamento já, não terá como se defender do armamento pesado do terror.

Redação

Redação

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 minutos ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

57 minutos ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

1 hora ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

3 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

3 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

4 horas ago