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Estate

O DJ Mandacaru, no blog Hipopótomo Zeno, postou um texto espetacular sobre a música Estate, uma das grandes interpretações de João Gilberto. Reproduzo alguns trechos aqui. Quem quiser o texto inteiro é só ir em http://www.zeno.com.br/index.php?itemid=5989

Estate foi composta em 1960, uma das centenas de cançonetas italianas que eram tocadas em todo o mundo por aquela época. O autor Bruno Martino era músico precoce: em 1944, com 19 anos, assumiu o piano da orquestra sinfônica da RAI. A letra fala de um amor finado no verão e da espera ansiosa pelo inverno, que cobrirá de neve aquele fogo e trará um pouco de paz. A letra original e sua tradução estão abaixo:

Estate,
sei calda come i baci che ho perduto,
sei piena di un amore che è passato,
che il cuore mio vorrebbe cancellar.

Odio l’estate,
il sole che ogni giorno ci scaldava,
che splendidi tramonti dipingeva,
adesso brucia solo con furor.

Tornerà un altro inverno,
cadranno mille pètali di rose,
la neve coprirà tutte le cose
e forse un pò di pace tornerà.

Odio l’estate,
che ha dato il suo profumo ad ogni fiore,
l’estate che ha creato il nostro amore
per farmi poi morire di dolor.

Tornerà un altro inverno.

Odio l’estate,
che ha dato il suo profumo ad ogni fiore,
l’estate che ha creato il nostro amore
per farmi poi morire di dolor.

Odio l’estate.
Odio l’estate.

——— Tradução —–

Verão,
és quente como os beijos que perdi,
és cheio de um amor que passou,
que o meu coração queria cancelar.

Odeio o verão,
o sol que a cada dia nos aquecia,
que esplendidos pôr-do-sol pintava,
agora só queima com furor.

Voltará um outro inverno,
cairão mil pétalas de rosas,
a neve encobrirá todas as coisas
e talvez um pouco de paz voltará.

Odeio o verão,
que deu o seu perfume a cada flor,
o verão que criou o nosso amor
para depois fazer-me morrer de dor.

Voltará um outro inverno.

Odeio o verão,
que deu o seu perfume a cada flor,
o verão que criou o nosso amor
para depois fazer-me morrer de dor.

Odeio o verão.
Odeio o verão.


A música ficou na vala comum até ser gravada por João Gilberto no LP Amoroso, de 1977, com arranjos do Claus Ogerman. João voltaria à canção mais cinco vezes, placar só comparável a algumas músicas do Tom.

Qualquer uma delas era a minha predileta até o dia em que ouvi, pela internet (novidade na época, cês acreditam?), uma voz feminina cantando na WWOZ, de New Orleans: Shirley Horn, que ganhou lugar permanente no meu private caritó de cantoras. Num andamento que era a metade da versão do João, uma orquestração, do Johnny Mandel, que deixava a do Ogerman olhando assim meio de banda, enfim, a predileta passou imediatamente a amargar um remoto segundo lugar. É bem verdade, como diz Dom Augusto, que a letra em inglês é mais fraquinha. Eu não me importo.

Aí apareceu a Carme Canela, arrebatando oiças e músculo cardíaco do meu amigo. A boa notícia é que vocês não precisam ficar prisioneiros das idiossincrasias desses dois macróbios. Preparei uma seleção de algumas interpretações da música pra vocês tirarem suas próprias conclusões, princípio democrático que rege o HZ, exceto quando se trata do desempenho de governantes, filmes da moda e iluminuras em geral.

1) Prá começar, a do dono da música, Bruno Martino, na gravação inaugural, só pra vocês verem como era o clima musical da época.

2) Continuando na língua, uma mais recente, de 2006, com o Aldo Romano numa levada bolero-jazz, e cantada naquele modelo sussurrante de quem quase já está comendo as ouvintes. Tem seus méritos.

3) A clássica com João Gilberto, do disco Amoroso.

4) A de Shirley Horne;

5) A de Carme Canela;

6, 7, 8, 9, e muitas outras mais)  lá no post do DJ Mandacaru: http://www.zeno.com.br/index.php?itemid=5989

Luis Nassif

Luis Nassif

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