Serra rói os ossos do Barão do Rio Branco, por Romulus

Por Romulus

Atualizado em 15/06/16

Chega a mim ontem cópia da carta que ilustra, sem nenhum lustre, este post. E chega com uma legenda simples, mas que diz tudo:

– Concurso público para quê?

Já apontei em vários posts para a desmoralização que a incompetência e a ambição política de José Serra tem causado ao Itamaraty. É órgão de Estado do Brasil e constitui o corpo diplomático mais respeitado do mundo. Digo isso com base em relatos insuspeitos de negociadores estrangeiros que muitas vezes, contrariados, tiveram de enfrentar a competência e a desenvoltura brasileira em fóruns multilaterais.

Um negociador americano sênior me disse que sempre ficava fascinado pela desenvoltura da diplomacia do Brasil, no “floor” das conferências, indo de delegação em delegação angariando apoios com traquejo único. Logo constituíam um bloco com peso diplomático incontornável na negociação.

Outro negociador meu amigo, canadense que negociou, entre outros, o NAFTA, disse numa roda de acadêmicos e advogados militantes no direito internacional econômico:

– Enquanto a Itália tem os diplomatas mais bem pagos do mundo, o que ninguém entende porque tudo quem faz é a UE, o Brasil tem os melhores “by far”… eles vêm lá daquela escola de elite, uma espécie de Science-Po tropical, com um nome nativo-americano esquisito… “Itamaratchee”.

Pois esse patrimônio secular do Brasil, que resistiu a crises políticas e ditaduras, não resiste à fome dos golpistas de 2016.

Agora o pior chanceler da História – “laureado” com esse título no tempo recorde de 1 mês! – abriu o Itamaraty para a chuva de gafanhotos do Congresso?

Serra agora paga algum favor à deputada?

Antes que o chanceler venha com o seu “trololó”, a carta não há de ser um pedido espontâneo. Há de ter sido combinada antes com o próprio para servir tão somente a dar trânsito administrativo a algo ilegal e inconstitucional já acordado.

Sim, porque a deputada não é nenhuma sem noção do centrão, deslumbrada com o protagonismo do baixo clero. É, na verdade, deputada do mesmo partido de Serra, o PSDB, por Santa Catarina.

A Constituição de 88, que Serra votou, consagra o concurso como regra para o ingresso no serviço público. Mas o que é a Constituição para o golpe?

Serra pode não saber o que é NSA (!), mas sabe perfeitamente o que é “QI”.

Nota: fiquei bastante curioso para ler o currículo do jovem recomendado pela deputada. Vou pedir o anexo da carta também. Certamente está muito acima daquele dos que ingressaram na diplomacia passando pelo concurso mais difícil e concorrido do país.

* * *

Atualização:

Como não poderia deixar de ser, a deputada da carta culpou sua assessoria pelo “equívoco”.

Mesmo quando todos os assessores recomendaram não mandar o pedido como oficio, frente ao que a deputada insistiu.

Cara deputada, saiba que seus assessores têm bocas e as paredes dos corredores da Câmara tem ouvidos ansiosos.

Aproveito a oportunidade para desejar ao seu protegé boa sorte no concorrido concurso para a carreira diplomática, agora que a boquinha inconstitucional foi para o brejo.

* * *

Coletiva conjunta com Capriles

E Serra continua roendo os ossos do Barão do Rio Branco.

Receber Henrique Capriles já seria mais uma provocação gratuita à Venezuela, importante parceiro comercial do Brasil.

Dar palanque a ele então em uma entrevista coletiva conjunta no Palácio (linkada no post) é algo incompatível com a História da diplomacia brasileira. Interfere assim, descaradamente, nas questões internas do vizinho. Mas, com a cara de pau que lhe é peculiar, brada na própria entrevista o contrário: diz que o Brasil não interfere em questões internas de outros países.

Intercalado com esse escárnio, repete que há “grave questão humanitária” na Venezuela e a sua demagogia insincera de oferecer doação de medicamentos.

Pois quem precisa desesperadamente de medicamento é o hipocondríaco Serra. Recomendo dose máxima de “semancol” intravenoso. De 8 em 8 horas.

Para aumentar o grau do deboche (i) com a valorosa História da diplomacia brasileira; (ii) com a nossa Constituição, que prevê a autodeterminação e a não intervenção como princípios que regem nossas relações internacionais (Art. 4°, III e IV); e (iii) com o próprio Brasil, que vive um golpe que tem Serra como um dos principais articuladores, afirma – com superioridade – que a Venezuela não é uma democracia, porque tem “presos políticos”.

Bravo, Serra!

Pois lhe conto uma nova: saiba que o Brasil não vive atualmente uma democracia justamente por ter você e o usurpador que o nomeou no governo.

Mas, ainda no tema de “presos políticos”… quem sabe se esses venezuelanos o são mesmo?

Talvez os Ministros da mais alta Corte venezuelana tenham assistido atentamente o julgamento do mensalão e tenham aprendido as importantes inovações no campo do direito estabelecidas pelo STF.

Como também estão na América do Sul, entenderam ser adequado aplicar a versão tropical-carnavalesca da teoria do domínio do fato, denunciada pelo próprio autor, o alemão Claus Roxin, como um falsificação da sua obra. Talvez tenham até usado o direito comparado para citar, em suas sentenças, o voto da Ministra Rosa Weber, soprado por Sérgio Moro, em que se diz que mesmo que não haja provas pode-se condenar alguém quando a doutrina assim o permitir.

O novo normal jurídico-político do Brasil é um total escárnio e prima por deboches de repetição. Vejam se não: um conspirador, que usurpou o Itamaraty na mão grande num golpe de Estado, enche a boca para dar lição de democracia à Venezuela!

Aliás Serra, que se proclama defensor de indústria, deveria dar uma ligadinha para Paulo Skaff. Certamente a FIESP e o pato amarelo estão adorando esses ataques gratuitos a quem nos dá um superávit comercial da ordem de bilhões de dólares.

Em tempo:

MERCOSUL

Soube ainda que Serra mandou tirar a bandeira do Mercosul do seu gabinete e da sua cerimônia de posse. Só não tirou da fachada do Itamaraty porque ela lá foi colocada por lei. Quando alguma autoridade do Cone Sul vem ao Brasil em visita, como o Presidente do Paraguai na semana passada, o Cerimonial tem que cortar um dobrado.

Bom… pelo menos ontem esse não foi o caso, não é mesmo?

Com Capriles certamente não houve nenhum aperto para o Cerimonial. Pois não havia, nem que quisessem muito, como manter as aparências.

Redação

Redação

View Comments

  • Não me surpreenderia que

    Não me surpreenderia que entre os próximos passos da reforma do estado brasileiro estivesse a extinção de concurso público.  EUA não faz, porque precisaria fazer aqui... essa coisa engessada e arcaica (ironia, por favor).

    Vamos fazer um processo seletivo como o das carreiras privadas.

    Processo seletivo esse que em lugares com um capitalismo mais desenvolvido do que o nosso já leva a predileção ao histórico e pedigree dos candidatos.

    http://equitablegrowth.org/equitable-growth-in-conversation-byron-auguste/

     

      • Caro colega,
        Foi boa a
        Caro colega,

        Foi boa a estada em Marte? Pois bem, se aqui no Brasil mesmo com mil e uma proibições o nepotismo continua vivo e bem, imagina sem a obrigatoriedade do concurso.

        Seria sim um avanço: um forte avanço na desmoralização da coisa pública. Se os tais "cargos de confiança" já são um problema, imagine TODOS os cargos públicos transformados em cargos de confiança.

        Conforme você passar mais tempo na Terra e especificamente no Brasil, vai perceber que acabar com os concursos públicos seria um desastre gigantesco.

      • Claro. Quanto mais alto o QI

        maior o cargo. Imagina só, oh! sábio comentarista, com esses políticos que temos, como seria a seleção? Imagina só um pouquinho.

    • Pronto, entregue logo tudo

      Pronto, entregue logo tudo aos golpistas, a única coisa no Brasil que não passa pela indicação dos políticos (Q.I) são as carreiras de Estado que se apoiam na meritocracia e no concurso.

      Os EUA não são sequer exemplo de tudo de bom no mundo, muito longe disso.

      Os concursos públicos precisam ser melhorados, aprimorados, com inclusão de sociologia, filosofia, ética, política, mas jamais serem encerrados. Graças a eles, milhares de pessoas conseguiram sair da situação de pobreza.

       

       

  • O jovem recomendado pela

    O jovem recomendado pela deputada, Maurício Studt, é dono de uma loja franqueada da Cacau Show em Criciúma (SC).

    Até onde li, esse é dado mais consistente do seu currículo.

  • Jose Serra, apesar de único na sua

    boçalidade, é um "digno" representante do que se transformou o PSDB paulista.

    Mas os paulistas adoram.

    • "Mas os paulistas adoram."...

      "Mas os paulistas adoram."... vírgula! Não generalize. Eu sou paulista e abomino este sujeito.

      • Mas eu também sou paulista, alias paulistano,

        mas o resultado das últimas eleições em SP mostram claramente o que a grande maioria dos paulistas quer que os governa.

        Se somos minoria, é só de se lamentar, mas é um fato, ou suas relações sociais também estão na minoria? As minhas infelizmente estão em grande maioria, naquela maioria. Fora os que se recusam a falar mais comigo por que sou "petralha" (logo eu!).

  • Quem me conhece sabe que
    Quem me conhece sabe que posso ser acusado de tudo, menos de simpatizante do Serra, que considero um dos mais devastadores cancros políticos da História brasileira.

    Porém, acredito que esse caso expõe uma diferente mazela. A "contratação" do Mr. CacauShow seria um escândalo mesmo em uma era de banalização dos escândalos, de modo que não creio que fosse essa a intenção.

    Imagino algo mais prosaico: a deputada recebe significativas contribuições de campanha da família do pimpolho - sendo este já agraciado com uma franquia da chocolateria. Sendo o moço alguém não muito afeito ao estudo - com certeza ao menos ao estudo dos outros, os "trouxas" que estudam anos para entrar no Itamaraty, não custa pedir para a deputada amiga da família um carguinho lá. Ela, ansiosa para mostrar serviço aos queridíssimos financiadores (ou fã incontrolável de chocolate, talvez), manda ofício para comprovar seu zelo, sem de fato esperar que o pedido fosse atendido.

    Acredito ser isso mais plausível.

  • Esse Golpe lembra muito as histórias do cangaço

    Há vários candidatos a Virgulino Ferreira - como Moro, Janot, Cunha ou Temer - pela crueldade, desejo de vingança, desprezo às leis, pilhagem do dinheiro do povo, negociatas com os coronéis e uma fingida adoração a Deus. Os macacos do STF, acovardados e com a peixeira no pescoço, não lhe opõem resistência. Com o cangaço no comando, o Brasil em breve estará de volta aos anos 1920.

    Contudo, de todos os novos cangaceiros, Serra é figura ímpar. É o cangaceiro cagão, que se borra ao menor sinal de perigo. Quando prefeito de SP, vivia na vadiagem, tuitando nas madrugadas, falando grosso com os fracos e fininho com quem manda de verdade. Levou toda essa "tecnologia de gestão" ao seu posto no itamaraxiii.

    Não aguentaria uma tarde de sol no catinga.

    • Cangaceiro nada!

      Esse misera é um capitão do mato, um bandido a setviço dos donos do poder, que faz o jogo sujo para fazer fortuna por cima da carne seca. Virgulino Ferreira era bandido de caráter tinha princípios, ainda que se possa descordar deles. ESte aí é um sem princípios, um lambe botas que junto ao seu governo ilegítimo, está disposto a tudo para foder com o Brasil. 

  • Acesso ao Itamaraty

    Amigos,

    Concurso público é a forma mais isenta e equilibrada de acesso ao serviço público, onde todos têm a mesma chance, se todos estudam!

    "Histórico e pedigree" é realmente a forma de acesso ao serviço privado capitalista, onde só entram os de grande QI(quem indica)!

    Por exemplo, Cerra, ser ministro do Itamaraty, se nem formado é, só pela força do seu QI, uma temeridade!

     

  • Vocês estão livres para

    Vocês estão livres para acreditar ou não no que eu tenho a dizer sobre Serra: Ele está no bolso dos cabeças-brancas daqui. Ele é um agente (incompetente) da CIA* e vocês cometeram a burrice de colocá-lo em um cargo realmente importante para o seu país. Vocês perderam a capacidade de enxergar o óbvio de uma forma tão completa que não conseguem "farejar" sequer um agente incompetente como ele?

     

    * Eu estou indo contra os interesses do meu país ao dizer isso mas querem saber? Que se dane. Apesar de eu ser americano e amar o meu país eu não sou obrigado a concordar com os planos mirabolantes dos cabeças-brancas que ainda se escondem em bunkers morrendo de medo da "ameaça vermelha", principalmente quando estes planos absurdos transformam possíveis aliados comerciais em inimigos.

    • Vcs quem, cara pálida? Vê se SE MANCA!

      Deixa de nos amolar a paciência, vá falar das coisas do seu país, que das do nosso somos perfeitamente capazes de falar. E isso que vc disse nao é novidade nenhuma, todos aqui deste Blog sabem disso. Só que nao está em nossa mao impedir isso, né, gracinha.

      • Acho que ele não falou por

        Acho que ele não falou por mal... Se é que ele é o que está falando.

        De qq forma, o que ele disse é verdade, o elemento é quinta coluna e é burríssimo...

      • Você é brasileira, logo está

        Você é brasileira, logo está nas suas mãos fazer isso ou não. Eu "amolo" a paciência de vocês porquê vejo no seu país um parceiro comercial promissor mas vocês vivem cometendo erros grosseiros, e eu decidi que o minimo que eu posso (ou devo) fazer é apontar os erros e sugerir o caminho para os acertos. E um dos erros é esperar que a sua justiça faça alguma coisa a respeito, vocês não têm justiça. Qualquer coisa que vocês queiram vocês terão que fazer sozinhos porque o governo Temer é claramente um governo de criminosos para criminosos, e quando isso acontece só o povo pode resolver (e por meios violentos se necessário, coisa que eu já entendi que vocês brasileiros têm horror só de pensar mas não há como fazer omelete sem quebrar ovos).

        • Imbecil, aqui vc está ensinando padre nosso ao vigário

          Nada do que vc diz ensina coisa alguma para os comentaristas deste Blog. Só que nós nao temos poder para evitar esses tais "erros grosseiros" de que vc fala com sua costumeira arrogância. Dá para entender ou é preciso desenhar?

  • Mas quando o Itamaraty

    Mas quando o Itamaraty acolheu em sua embaixada em Hondurras o ex-presidente Zelada, afastado pela decisão do STF de Hondurras, e ainda permitiu que ele fizesse ativismo político de dentro da embaixada, concedendo entrevistas, fazendo reuniões e tudo o mais aí pode né?

    Esse maduro é o poste do Chaves. Sua única qualificação foi a de ser genro do Chaves, e todos nós sabemos o que acontece quando se elege um poste, basta ver o Celso Pita, Dilma e o próprio Maduro.

    Vamos ver muito sofrimento do povo venezuelano ainda. Graças a Deus a Argentina, o Paraguay e o Brasil se livraram a tempo desses governo bolivariano.

     

    • Comparar o que aconteceu em

      Comparar o que aconteceu em Honduras com o que acontece na Venezuela e achar que é a mesma coisa, só se "deu na Veja".

    • Hoje aprendemos com o

      Hoje aprendemos com o "Revoltado Online" (ou seria um bolsominion?) acima que o Maduro é genro do Chavez, todos "eles" já sabem disso faz tempo.

      Já podes retornar ao facebook.

    • O nome do ex-presidente de

      O nome do ex-presidente de Honduras, derrubado pelo primeiro da série de golpes político-jurídicos que assola o continente, é Manuel Zelaya. Zelada é outro, bem mais próximo de nós. E a embaixada brasileira abrigou um presidente legítimo, sacramentado pelas urnas, ao contrário do sr. Capriles.

  • ao lado de todo pequeno golpista ...

    há sempre grandes traidores

    do tipo que quebram até juramento de silêncio e de não interferência em assuntos encadeados, pela incompetência

    atravessadores diplomáticos

    o que tranquiliza é que geralmente passam a ser mal vistos dos dois lados

    é preciso ser muito inteligente para a função, geralmente alguém da área, de carreira

    • tudo que está aprontando, em tudo se intrometendo...

      acarretará perdas para os dois lados...................................

      não se agrada o Senhor de Tudo exagerando na vontade de aparecer e, principalmente, se impor, em campos já conquistados da mesma forma, pelo golpe

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

7 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

9 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

9 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

10 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

10 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

13 horas ago