Fã de Moro, Luciano Hang foi condenado a 10 anos por lavagem de dinheiro: processo se arrasta

No dia 18 de junho de 2009, o empresário Luciano Hang foi condenado a pena de 10 anos, 09 meses e 05 dias de reclusão, em regime inicialmente aberto – art. 33 do Código Penal – mais 270 dias-multa, cada qual em 10 (dez) salários mínimos.

O crime apontado foi de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O processo teve como relator o desembargador Nefi Cordeiro (aqui).

Atualmente o processo tramita no Superior Tribunal de Justiça e está sob segredo de Justiça. Mas fica-se sabendo (pesquisar, na consulta processual, no campo “número de registro no STJ” pelo número 2011/0117092-3) que, depois de alguns recursos procrastinatórios, foi decretada a prescrição da punição em 2016.

Especialista no tema lavagem de dinheiro, o advogado criminalista gaúcho Márcio Paixão avaliou o caso, a pedido do GGN:

“Na minha avaliação aparentemente houve um erro no cálculo da prescrição, porque, pelas informações disponíveis ao público, a pena de lavagem de dinheiro teria sido fixada em 5 anos, 2 meses e quinze dias, e por isso seria a pena mais grave, e não aquela referente à evasão de divisas. Essa pena prescreve em 12 anos, contando-se da publicação da sentença, em 2008. Mas para dizer mais sobre isso eu teria que analisar o processo. Valeria até mesmo atravessar uma petição e requerer o levantamento do segredo de justiça, uma vez que se trata, atualmente, de uma figura pública”.

Mais esse capítulo mostra que Luciano Hang não é apenas uma figura pública detestável, mas o anti-empresário que enriqueceu passando a perna no fisco e na concorrência.

STJ – Consulta Processual0 STJ – Consulta Processual

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Deveria ser preso por mau gosto inclusive. Estes ternos cafonas de falso patriota, acusado de sonegação à pátria que diz amar. Acrescido por mais anos, pela péssima ideia daquelas estátuas de mau gosto, com a agravante de ter feições semelhantes ao falecido G Aronson, o varejista de cargas roubadas.

  • Oi Nassif, sou Jorge Moreno: Como é caso de prescrição, nome delicado para "desleixo, morosidade", a maioria das vezes de forma seletiva, é preciso ver em quais gavetas esse processo ficou parado. Tenho suspeita que foi numa das gavetas do trf4, na demora do voto do relator ou nos famosos "pedidos de vista". É preciso investigar isso. Pode ter uma grande surpresa. Acho que vale a pena, seria uma boa pauta, pelo menos o povo combatente de santa catarina, agora do brasil inteiro, esperam por esse momento, de saber até onde vai o poder de influência desse sujeito tosco. Afinal de contas esse luciano hang tem outros processos e a impunidade parecer ser um traço que sempre o atinge!

  • Meu pai sempre me dizia...

    meu querido e peregrino filho, a atração que se dá entre trambiqueiros é coisa inata, de berço

  • Típico caso em que supostamente o judiciário age com passos de tartaruga, primeiro por decretar segredo de justiça para proteger um empresário vagabundo que não paga seus impostos mas vive abrindo novas lojas.

    Parece que a crise econômica em que a direita meteu o país fez os negócios desse criminoso florescer.

  • Típico caso em que supostamente o judiciário age com passos de tartaruga, primeiro por decretar segredo de justiça para proteger um empresário vagabundo que não paga seus impostos mas vive abrindo novas lojas.

    Parece que a crise econômica em que a direita meteu o país fez os negócios desse criminoso florescer.

  • Esse empresário sem escrúpulos que usa simbolo americano (havan); se ele sonegasse os impostos lá nos Estados Unidos como sonega no Brasil, certamente estaria preso.

  • Ele foi condenado EM SEGUNDA INSTÂNCIA em 2009. Ou seja, o processo ficou SETE ANOS mofando no STJ até ser decretada a prescrição.

  • Tá explicado porque esse cara quer que as pessoas que tem a responsabilidade de cuidar do que é público destrua o estado. Imaturo, bebê chorão, inconsequente, covarde, irresponsável, agressivo... como cidadão, uma porcaria.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago