Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • POPULISMO E AS VERSÕES COM QUE SÃO MANIPULADAS
    POPULISMO E AS VERSÕES QUE SÃO MANIPULADAS V também http://outraspalavras.net/capa/quem-tem-medo-do-populismo/             "(...) Por su parte, Ernesto Laclau (1935-2014) afirmaba que el populismo es la mejor forma de organización política pues da mayor lugar y representatividad a clases que hasta el momento estaban relegadas.69 Laclau afirma que el populismo es, de las formas republicanas, la mejor posible debido a que permite la participación de mayores grupos sociales en la pugna de poder y recursos. El populismo no deja de ser una mera expresión de la política que enriquece la vida democrática. El teórico introduce un neologismo, la razón populista para ayudar a comprender su relación con el aparato ideológico del estado.70 La postura de Laclau fue criticada por algunos estudiosos de izquierda, la mayoría de ellos de raigambre marxista, por dos temas en específico. El primero es que al ensanchar la base distributiva de la riqueza, no se corrige la asimetria de base sino que la desigualdad se acrecienta (...)"  -- Colaborativa espanhola Wikipedia (geralmente mais completa e acompanhada, e corrigida por muitos milhões de interessados nos diversos temas dessa enciclopedia colaborativa gratuita Wikipedia mundial (a melhor é a internacional, em inglês) . Mas veja-se também a wikipedia em português .

     

  • O Centro Presidencial de
    O Centro Presidencial de Barack Obama, em Chicago, pode exigir um investimento de US $ 1,5 bilhão, segundo seus arquitetos, três vezes o que foi levantado para o Centro Presidencial George W. Bush, em Dallas. A equipe de arquitetura do marido e da esposa Tod Williams e Billie Tsien observaram que será difícil levantar uma quantia tão grande porque Obama escrupulosamente recusou fazer muita angariação de fundos enquanto ainda estava no cargo. O Centro Obama deve ser tão caro porque exigirá a construção de uma biblioteca presidencial e um museu sobre as vidas de Barack e Michelle Obama. E os requisitos federais agora estipulam que os ex-presidentes devem ter doações maiores para pagar os custos operacionais anuais nas bibliotecas. “Não será fácil”, disse Williams. “Não se trata apenas de preservar o passado. É sobre o futuro. https://pagesix.com/2017/02/19/barack-obamas-presidential-library-may-need-1-5-billion/ — Esta materia confirma duas coisas: 1) Ex-presidentes precisam de dinheiro — muito dinheiro — para bancar seus acervos. 2) Diferentemente de FHC, Lula e Obama nao pediram doacoes enquanto estavam no cargo. Claro que nada disso vem ao caso…

    • Porque ele é senador.
      É tão

      Porque ele é senador.

      É tão difícil entender ?

      Pra onde vc queria que ele fosse ?

      Sei a resposta.

      Mas ele não foi indiciado ainda--por enquanto é especulação.

      Mas o seu ídolo foi denunciado em 5 inquéritos.-e ainda não foi preso.

      Me explique.( no singular e sem reticências )

  •  NAMUSSI / ISTOCK 
    Reserve um
     NAMUSSI / ISTOCK 

    Reserve um tempinho do seu carnaval, mais especificamente entre 9p0 e 13p0 (horário de Brasília), no domingo (26), para observar um fenômeno celeste incrível: o eclipse solar.

    Ele acontece quando a Lua “desfila” entre o Sol e a Terra, bloqueando totalmente (ou pelo menos boa parte) a luz da estrela sobre o nosso planeta.

     

    Assim, quando você olhar para o céu nesse período, verá que a Lua estará tapando o Sol, ficando envolta pela luz solar.

    Onde será possível ver o eclipse?

    MURATART/SHUTTERSTOCK 

    Com exceção da região Norte, todas as demais regiões do Brasil poderão ver o eclipse. Na verdade, nenhum país do hemisfério norte (Estados Unidos, Europa, Rússia etc) conseguirá ver o fenômeno, por conta da posição do satélite em relação à Terra.

    Quanto mais ao sul, maior o percentual de bloqueio do Sol – tanto que na região considerada como extremo sul, que passa por Chile, Argentina, um pedaço da região Sul do Brasil e se estende até o sul da África, as pessoas poderão ver o eclipse anular, que acontece quando a Lua deixa apenas uma espécie de anel de fogo visível durante o fenômeno.

    Como assistir ao eclipse: cuidados necessários

    ADVENTTR/ISTOCK 

    Antes de tudo, é preciso saber que não é recomendado olhar diretamente para o eclipse, porque pode comprometer a visão ou até cegar.

    Recomenda-se comprar uma proteção apropriada, como máscara de solda, segundo a Nasa, que bloqueia os raios do Sol e permite visualizar uma quantidade considerada ‘confortável’ para observar o fenômeno.

    Também é possível observar o fenômeno com óculos especiais que bloqueiam raios ultravioletas.

    Para ver o eclipse, é preciso que o tempo colabore. Se estiver muito nublado na sua cidade, por exemplo, você terá mínimas chances de contemplar o fenômeno. O ideal é que a temperatura esteja clara e ensolarada pela manhã.

     

  • Eclipse solar deste domingo

    Eclipse solar deste domingo criará "anel de fogo" visível durante o dia: confira horário

  • A Grande Pirâmide de

    A Grande Pirâmide de Gizé

    Construída pelos egípcios a aproximadamente 4.500 anos atrás, essa é a única maravilha do mundo antiga ainda existente. A maior pirâmide das 3 de Gizé foi construída a fim de servir como tumba para o Rei Qeóps. Acredita-se que necessitou de 100.000 homens trabalhando em sua construção que levou cerca de 20 anos e o que mais chama a atenção das pessoas é a dua forma geográfica, bastante incomum para os pensamentos daquela época.

  • Jardins Suspensos da

    Jardins Suspensos da Babilônia

    Acredita-se que esse lugar tenha sido criado há 605 a.C. para presentear a esposa do rei Nabucodonosor, a rainha da cidade da Babilônia, na Mesopotâmia, Amyitis. O lugar foi escolhido para representar as 7 maravilhas devido a sua estrutura arquitetônica e a diversidade na fauna e flora. Escavações arqueológicas realizadas no século XIX afirmam a existência do lugar.

  • A Estátua de

    A Estátua de Zeus

    Medindo entre 10 e 15 metros de altura e situada no Templo de Olímpia, na Grécia, afirmam que a estátua tenha sido construída em ouro e marfim e levou cerca de 8 anos para ficar pronta, em meados de 450 a.C.. Dizem que é a retratação da superioridade de Zeus sobre os demais deuses da época. Dizem que a mesma foi destruída em um incêndio por volta de 470 a.C.

  • Templo de

    Templo de Ártemis

    O Templo da deusa Ártemis foi construído, reconstruído e passou por reformas a fim de aumentá-lo várias vezes durante os séculos até que, em meados de 262 d.C. foi completamente destruído durante a invasão bárbara dos godos. Podemos comprovar isso com possíveis vestígios do local que se encontram no Museu Britânico.

  • Mausoléu de

    Mausoléu de Halicarnasso

    Afirmam que o local foi construído por volta de 350 a.C. a partir da ordem da rainha Artemísia para que pudesse colocar os restos mortais de seu marido e seu irmão, rei Mausolo. O templo se localizava na Turquia e foi destruído por volta do século XV por terremotos e o que restou foi utilizado em outras construções.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago