Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS
    O mundo não é um lugar feliz. Sofrem os homens. Sofrem os animais. Antigamente as “carrocinhas” pegavam os cães abandonados e os levavam para as Zoonoses para matar. Então fizeram uma lei que proibiu isso, e os cães passaram a morrer nas ruas, maltratados, machucados, famintos, atropelados. Só não vê quem desvia o olhar. O que é pior, morrer na Zoonose ou agonizar nas ruas? As duas opções são horrorosas.
    Em Goiânia, recentemente, um cãozinho foi atropelado e agonizou durante horas numa calçada da cidade, até que um rapaz desempregado, comovido, o levou para uma clínica veterinária, onde teve de parcelar 3.000 reais no cartão. Desempregado.
    Em todo o Brasil, grupos de pessoas que se sensibilizam se juntam para socorrer os animais. Mas eles são numerosos, os abandonos e maus tratos acontecem aos milhares, atropelamentos, aleijamentos e mortes constantes nas ruas das cidades, que todos os que querem ajudar sentem que estão enxugando gelo. E os bichinhos se reproduzem muito também. Deus disse assim para os seres humanos: crescei e multiplicai-vos. Mas tudo indica que atribuiu essa missão também aos animaizinhos.
    Entende-se muito bem a preocupação das pessoas vegetarianas com o abate de animais para virarem bifes e salsichas. Naturalmente é cruel. Se pudéssemos acabar com isso seria maravilhoso. Comeríamos grãos e frutas apenas. Mas... já se pensou no quanto iria explodir o problema de superpopulação de animais, e o consequente sofrimento deles, semelhante ao atual problema dos cães?
    Em algumas estradas do Nordeste, a população de jumentos abandonados virou um sério problema de segurança no trânsito. Há informações seguras de que policiais rodoviários federais têm abatido a tiros jumentos abandonados às margens das BRs. Não é triste o sofrimento desses pobres animais escorraçados por todos?
    Josimar Melo, o crítico de gastronomia da Folha de São Paulo, publicou um artigo com o seguinte título: “Devemos uma boa vida e uma boa morte aos animais que nos servem de alimento”.
    A Sociedade Vegetariana Brasileira protestou contra ele. É um assunto realmente penoso.
    De um lado temos os que querem abolir o consumo de animais. Mas não conseguem apresentar um plano realista para o que fazer com a inevitável superpopulação desses animais que a medida provocará e o assombroso sofrimento deles que virá como consequência, à semelhança do que presenciamos no momento com cães, gatos e jumentos.
    De outro lado, Josimar Melo não explicita bem como daremos uma boa vida e uma boa morte aos animais que nos servem de alimento. Legislar boas normas de proteção aos animais? Fiscalizar se estão sendo cumpridas? Campos sombreados para o gado, chiqueiros confortáveis, abates com anestesia, etc.? Mereceria melhor atenção e estudos veterinários, farmacológicos.
    Um terceiro time, e esses eu acho os mais obtusos, são aqueles que dizem: preocupam-se tanto com os animais e não se preocupam com os humanos, os moradores de rua e outros humanos sofredores.
    Tenho amigos inteligentes, pessoas do bem que ainda estão nessa fase idiota. Vi recentemente muita gente boa se queixando de que houve mais repercussão com o assassinato do pobre cachorrinho no supermercado Carrefour que com a tortura de um homem num supermercado Extra ou a de um menino de rua em outro supermercado, todos em São Paulo.
    Nada a ver. Os dois fatos são exemplares da crueldade humana. Os dois acontecimentos trazem revolta a quem ainda não se embruteceu.
    Os desempregados, os moradores de rua, são animais abandonados e sofredores também. A vida que perece e a carne que tremula de dor são em ambos semelhantes.
    Lutar para que toda prefeitura tenha hospital veterinário que castre os animais e pronto-socorro para atender os humanos carentes é expressão da mesma dignidade.
    Gostaria muito que a Esquerda discutisse com mais atenção as propostas para aliviar nos humanos o medo do desemprego, o medo de ser abandonado e maltratado nas ruas, presos e mortos nas ruas como animaizinhos desprezados. Escrevi aqui no GGN o seguinte texto, que é uma proposta de Retorno à Ágora, ou seja, governos de esquerda, sem prejuízos da devida atenção à economia formal, deveriam investir mais na economia das ruas. O MEI –Microempreendedor Individual - criado por Lula foi um grande começo, mas é preciso avançar. Facilitar a legislação para fortalecer o trabalho nas ruas. Não deixar que os trabalhadores de rua sejam surrados pela polícia, expulsos, humilhados. Ou seja, ajudar os trabalhadores a reconquistarem a Ágora, que foi o começo de tudo. Desde a antiguidade a praça, a ágora, a rua, foi o local onde as pessoas ganhavam a vida. Só depois que apareceram as grandes Companhias, os negócios sofisticados, os prédios luxuosos, os pontos de aluguéis caros, inacessíveis ao povo que trabalha na rua e que também quer viver. Leiam o texto e, por favor, divulguem. Essa é uma ideia importante que deveria estar na cabeça dos economistas, contadores e políticos de esquerda. É uma ideia que merece florescer: se tiverem acesso a pessoas de influência política, enviem para eles: https://jornalggn.com.br/artigos/como-vencer-os-draculas-ii-ou-a-reconquista-da-agora-2/

  • As riquezas minerais devem ser exploradas por empresas estatais ou mistas de capital 100% nacional. Vejam no que deu a privatização da Vale: Mariana e Brumadinho.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago