Gigantes boicotam Facebook por falta de moderação sobre discursos de ódio

Jornal GGN – Empresas como Coca-cola, Unilever, Hershey Co e North Face se uniram a campanha #StopHateforProfit (pare o ódio pelo lucro, em português) nas últimas semanas e suspenderam ou interromperam seus anúncios no Facebook e em suas respectivas plataformas. As corporações pedem medidas mais rígidas sobre a moderação de discursos de ódio na rede social de Mark Zuckerberg.

A campanha #StopHateforProfit foi lançada em 19 de junho, em decorrência da morte de George Floyd, homem negro assassinado pela polícia dos Estados Unidos. A crueldade levou a uma onda de protestos em diversos estados americanos e em todo o mundo. 

Na ocasião, o presidente norte-americano Donald Trump postou uma mensagem em ameaça aos manifestantes, que chamou de “bandidos”, em seu perfil no Facebook. A rede social se recusou a remover o texto. 

Com isso, diversas empresas decidiram aderir a campanha dos grupos de direitos civis NAACP, Color of Change e a Liga Anti-Difamação, que pedem ao Facebook medidas mais fortes sobre mensagens de ódio disponíveis na rede. 

GGN PREPARA DOSSIÊ SOBRE SERGIO MORO.
SAIBA COMO AJUDAR ESSE
PROJETO INDEPENDENTE AQUI

Nesta semana, a Cola-cola decidiu apoiar o movimento e suspendeu por 30 dias os anúncios na plataforma. A publicidade das empresas são responsáveis por quase 100% da receita do Facebook. 

Desde o último sábado, 20 de junho, a riqueza líquida de Zuckerberg teve baixa de quase US $ 7,21 bilhões. Já o preço das ações do Facebook caiu mais de 8% no fechamento das negociações desta sexta-feira, 26 de junho.

Com o boicote, que afetou as economias de Zuckerberg, o Facebook chegou anunciar que a empresa agora rotulará mensagens “dignas de destaque” de autoridades políticas que infringem suas regras, por exemplo, discurso de ódio ou discurso violento. Entretanto, a empresa ainda se recusa a moderar a retórica dos políticos.

Com informações da Business Insider.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Mídia brasileira é cúmplice do genocídio em Gaza, por José Arbex Jr.

Há explicações para o comportamento vergonhoso, deplorável e indefensável da mídia brasileira e de boa…

1 hora ago

Quero ser amigo do Humberto Carrão, por Bruno Mateus

Pois Humberto reúne todos os maravilhosos clichês da nova-esquerda-festiva-carnavalizante-camisa-samambaia-e-pochete-colorida.

2 horas ago

Nova Economia discute os impactos da financeirização da economia

Saúde, economia de cuidados, educação superior e moradia são alguns dos setores afetados pelo processo…

2 horas ago

Dengue: viver o presente com os olhos no passado e no futuro, por Venâncio, Silveira & Siqueira

Vivenciamos neste ano a maior epidemia de dengue no País, tanto em número de casos…

3 horas ago

A celebração da Revolução dos Cravos, por Bruna Muriel

Faço minhas as palavras de Chico Buarque: “Foi bonita a festa, pá. Fiquei contente. Ainda…

3 horas ago

Marielle Franco e a intervenção federal, por Paulo Fernandes Silveira

O relatório final da Polícia Federal traça um panorama da atuação política de Marielle nos…

4 horas ago