Categories: Notícia

Internacional: Ex Diretora Do F.M.I É Condenada Em Tribunal Francês

Lagarde culpada de negligência

Tribunal francês considera diretora do FMI culpada de negligência e desvio de fundos por, quando era ministra das Finanças, ter pago 400 milhões de euros ao empresário Bernard Tapie.
19 de Dezembro, 2016 – 15:00h
DO ESQUERDANET
Christine Lagarde em tribunal, foto de Christophe Petit Tesson/EPA/Lusa.

Em 2008, quando Christine Lagarde era ministra da Economia, Finanças, Indústria e Emprego, o Estado pagou ao empresário Bernard Tapie 400 milhões de euros, razão pela qual Lagarde foi agora considerada culpada de desvio de fundos públicos e negligência pelo Tribunal de Justiça da República. Apesar de a sentença ter sido contra a atual diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), o tribunal decidiu não lhe aplicar uma pena e a sentença não aparecerá nos seus antecedentes penais.

Segundo o tribunal, Lagarde atuou de forma negligente no escândalo ao ter organizado um sistema de arbitragem privado para responder às exigências milionárias de Bernard Tapie, um empresário que apoiou a campanha de Sarkozy, de quem era amigo pessoal.

Já na altura os juízes alertaram contra a escolha de Tapie e o próprio ministério se manifestou contra o sistema de arbitragem privado, algo que Lagarde não teve em conta. A ex ministra argumentou em tribunal que, para ela, era urgente acabar com a disputa entre Tapie e o Crédit Lyonnais, que ainda era um banco público. Meses mais tarde, a arbitragem privada decidiu atribuir a Tapie 403 milhões, entre os quais se incluíam 45 milhões por danos morais. Lagarde não recorreu desta decisão e autorizou a transferência do valor do Estado para o empresário.

Lagarde garantiu ao tribunal que não conhecia os laços de amizade que uniam Sarkozy ao empresário. A diretora do FMI foi julgada por três juízes e doze deputados, dos quais metade eram do Partido Socialista, metade eram conservadores. A justiça penal ainda está a investigar o caso e a justiça civil anulou no ano passado uma indemnização milionária que tinha sido atribuída a Tapie pela venda de mais valias supostamente perdidas na venda da Adidas em 1993, na qual o Crédit Lyonnais foi intermediário.

Segundo o diário espanhol El País, tal veredito obrigará o FMI a repensar o prolongamento do mandato de Lagarde, que não esteve presente na leitura da sentença. O mandato de Lagarde termina este verão, mas, na ausência de outros candidatos, em fevereiro do ano passado o FMI decidiu prolongá-lo.

Artigos relacionados:

 

Redação

Redação

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

6 minutos ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

2 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

2 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

2 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

3 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

6 horas ago