Jornalista inglês estranha ‘elite branca’ nos jogos da Copa

Enviado por Pedro Penido dos Anjos

Do Tijolaço

Imprensa inglesa estranha “elite branca” nos estádios

por Miguel do Rosário

O jornal The Guardian fez uma crítica interessante à Copa que até agora não mereceu nenhum comentário de nossa imprensa. Matéria assinada por David Goldblatt fala que, enquanto os gramados (em inglês, pitch) mostram a miscigenação intensa dos países latino-americanos, cujas seleções tem se destacado no torneio, as arquibancadas (stands, em inglês) contam uma “história diferente”.
Chamou a atenção do repórter (eu também já havia reparado nisso, mas na torcida brasileira), a hegemonia absoluta de cidadãos de ascendência europeia nas torcidas das nações latinas.
É evidente que o fato reflete as desigualdades históricas no continente, uma realidade que explica a emergência de governos populares, progressistas, com políticas públicas visando mudar esse quadro.
A matéria faz informações e análises bem mais completas do que o resumo deste post. O problema não acontece apenas nas torcidas latino-americanas, mas de quase todos os países.

Houve incidentes de racismo entre argentinos e mexicanos e observou-se a presença de faixas com inscrições de extrema-direita ou mesmo fascistas, entre torcedores da Croácia e da Rússia.
Ao final, o jornalista alerta que o mundo deveria se preocupar, na organização de um evento que deveria celebrar a diversidade, a paz e o pluralismo, em aumentar a diversidade social e étnica das torcidas.
Clique na imagem para ler a matéria
Redação

Redação

View Comments

    • negativo..

      desde a Copa das Confederações que notei esse fato no Maracanã, povão ficou de fora dos jogos..até na minha querida Salvador com mais de 80% da população composta de negros só tinha brancos na Fonte Nova..sábado no Minerão no jogo da Argentina com o Irã a mesma coisa, nessa Copa pretos nas arquibancada só quando jogam as seleções africanas..o "padrão Fifa" é branco e elitista..

  • Se fizer a analise pelo

    Se fizer a analise pelo desfile  das escolas de samba do Grupo 1 vai chegar a cinstatação contraria.

      • Anarquista e desinformada, é

        Anarquista e desinformada, é dureza. Ocorre que quando Brizola foi contratui o sambodromo, imagine o quando o petismo esculambou por esse gastar como que serviria apenas para a elite, enquando milhões de favelados precisavam de casa. E olhe que Brizola ainda fez nisso escola e agora, dizem até que foi ordem superior, nem escolinha de futebol para pobre os estádios fizeram e anda colocaram milhares de favelados para correr das área dos estádios para que a elite que iria aos jogos não poderia ver porcaria pelo  caminho

  • Esse foi o contrato assinado

    Esse foi o contrato assinado com a FIFA, ingressos muito caros geram um efeito previsivel, é da logica do espetaculo nos termos em que ele foi montado, nas Olimpiadas vai ser ainda pior.

  • Grande novidade. Estranha

    Grande novidade. Estranha muito um jornalista inglês ignorar o fato de que o objetivo da Copa do Mundo é o lucro e não a miscigenação racial. 

  • Acompanho futebol a muito

    Acompanho futebol a muito tempo, principalmente pela televisão e tambem já tinha notado essa mudança de público nos estádios brasileiros. Na copa do mundo isso também esta muito evidente. Agora se alguem realmente quiser uma prova definitiva basta assistir o próximo jogo do e Equador, onde o time parece que é da Africa e a torcida parece que é da Europa.

  • Começo a achar que esta Copa

    Começo a achar que esta Copa foi um grande equívoco do Lula. Aliás junto com a nomeação do Batman para o STF talves seja o maior erro. Se era para levar apenas a elite aos estádios era melhor que tivesse acontecido em algum país europeu ou nos EUA . Afinal, lá eles já  segregam mesmo os mais pobres há muito tempo.

  • Público de Copa é

    Público de Copa é internacional, os ingressos são vendidos mundialmente. Pra ir ver jogos em outro país, também tem que ter algum dinheiro sobrando. UFC também é cara pra caramba, mas ninguém diz que é 'elitizado'. Uma final de baseball ou basquete nos EUA custa os tubos. Grandes espetáculos custam caro - shows de rock e corridas de fórmula também.

  • Esse eh um ponto negativo que

    Esse eh um ponto negativo que pode prejudicar a Seleção Brasileira na conquista dessa Copa.

    Digo isso porque coxinhas não sabem torcer. Vão ao estadio esperando ver um espetáculo do "Cirque du Soleil" e quando o Brasil não mete uma goleada, os mimadinho começam a vaiar. Dai o adversário percebe a falta de suporte da torcida e parte pra cima. Aconteceu isso no jogo contra o México.

    Dai o meu conselho aos coxinhas. Se tiver um minimo de amor ao Pais, ao invés de ir ao estadio tentar minar a Seleção, passe numa favela, ou bairro de periferia e entregue todos os seus ingressos aos primeiros batuqueiros ou roda de discussão que ver. Quando no estadio, a turma do morro / periferia dara o apoio que precisamos e o coxinha tera praticado uma boa ação.

    Não gostaria que a arquibancada permanecesse a quinta coluna que tem sido ate aqui.

  • A higienização social

    também chegou aos estádios, agora denominados de Arenas. O pobre pode contemplar, mas do lado de fora.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

3 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

4 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

6 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

7 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

8 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

9 horas ago