Juiz Luis Carlos Valois analisa situação dos presídios com o coronavírus

Desde os massacres ocorridos nos presídios de Manaus, o juiz Luis Carlos Valois se tornou referência nacional em direitos humanos, especialmente em temas carcerários e na análise do combate às drogas.

Aqui, em entrevista à TV GGN ele analisa a situação dos presídios, o impacto do coronavírus e as implicações do encarceramento indiscriminado.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Do Le Monde:
    Face au coronavirus, la France réduit le nombre de personnes en prison
    https://www.lemonde.fr/societe/article/2020/03/20/face-au-coronavirus-la-france-reduit-le-nombre-de-personnes-en-prison_6033755_3224.html
    Trad:
    França reduz o número de pessoas na prisão em resposta ao coronavírus
    Jean-Baptiste Jacquin 20 de março de 2020

    A tensão aumenta nas prisões devido ao risco de estar num espaço confinado com vários reclusos ou guardas com Covid-19. Todos estão se preparando para tal eventualidade, pois 41.700 detentos, dos 70.651 detentos nas prisões francesas a partir de 1º de janeiro, são vários por cela. 1.614 dormem num colchão no chão.

    Até hoje, apenas um preso foi identificado como positivo para o coronavírus, um homem de 74 anos encarcerado em Fresnes (Val-de-Marne). Ele morreu na segunda-feira, 16 de Março. Não existem actualmente outros casos confirmados. Contudo, de acordo com uma fonte prisional, foram confirmados 11 casos entre o pessoal prisional e seis entre os agentes externos.

    Neste contexto, o Ministério da Justiça está agora a procurar reduzir a pressão demográfica nas prisões remotas, que albergam dois terços dos reclusos e têm uma taxa média de ocupação de 138 por cento da sua capacidade. Nicole Belloubet anunciou num comunicado de imprensa na quinta-feira, 19 de Março que "a regulamentação da ocupação das prisões prisionais em prisão preventiva é (...) uma prioridade durante este período". O Ministro da Justiça pediu aos tribunais, numa circular emitida a 14 de Março, que "adiassem a execução de penas de prisão de curta duração". Em conjunto com o congelamento de parte da actividade tradicional dos tribunais, isto permitiu reduzir o número de admissões diárias na prisão para cerca de 30 pessoas nos últimos dias, em oposição às habituais 200 a 300.
    As descargas prisionais em ascensão

    No outro extremo da sentença, as libertações da prisão estão a aumentar em algumas jurisdições. "Os juízes de execução de sentenças tomaram a medida das suas responsabilidades nesta situação de crise", diz Cécile Dangles, juiz em Lille e presidente da Associação Nacional dos Juízes de Execução de Sentenças. Nos últimos dias, ela decidiu-se pela liberdade condicional dos prisioneiros que conhece bem e que estão a poucas semanas ou meses de serem libertados. "Claro, só são libertados aqueles para quem todos - juiz, procurador e serviços prisionais - concordam", diz ela.

    Não há uma política nacional sobre isto, uma vez que os juízes são independentes. Alguns juízes de Lyon estão a seguir uma política de libertação muito pró-activa. Aqueles em Toulouse estariam menos dispostos. Em Marselha, os freios viriam do Ministério Público.

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

15 minutos ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

1 hora ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

1 hora ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

2 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

4 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

4 horas ago