Maldita superação!

   Depois da medalha de ouro da Rafaela, vai chover matéria emocionante falando em superação. Pode esperar no Fantástico. É um discurso fácil de aceitar, mas que me incomoda bastante. Ele diz assim pra você: se deseja algo na vida, corra atrás, lute, esforce-se, pois você conseguirá. Tudo bem, como discurso motivacional, até que é bonitinho. Acontece que nem tudo depende só da gente.

   Tive algumas conquistas importantes na vida. Poderia dizer que lutei para alcançá-las. Um banho de mérito faz um bem danado ao ego de qualquer um. Mas, peraí: teria eu conseguido essas coisas se não fossem outras pessoas, se não fossem oportunidades oferecidas, se não fosse alguma vantagem inata minha? A mãe que me educou não merece crédito? A bolsa de estudos para alunos carentes que recebi não valeu nada? Uma cabecinha mais esperta para raciocinar também não ajuda? Um gesto humano em um momento crucial, idem? O mérito e a superação baseiam-se apenas no indivíduo, deixam de lado uma porrada de outras “variáveis sistêmicas” que, se ignoradas, podem nos tornar insensíveis e alienados. É muita egolatria, não?

   Tem muita gente que se esforça pra caramba e fracassa. E se um ferrado acreditar nos mantras da superação, vai pensar: foi tudo culpa minha. Talvez seja esta a conclusão que desejam plantar nos ferrados. Pode ser culpa e pode não ser, oras. Pode ser que vocẽ tenha feito corpo mole. Pode ser também que uma série de “variáveis sistêmicas” tenham sido pedras no seu caminho. Se achar que a superação resolve tudo, perde a visão do todo. Mais que isso, perde o desejo de consertar o mundo, nome que damos aos nossos ideais.

   Rafaela lutou, teve mérito pessoal. Chorei com sua vitória (sim, ando cada vez mais emotivo). Com grande mérito, superou a pobreza, o racismo, o sexismo. Mas também teve o apoio da família e dos amigos, provavelmente nasceu com uma compleição física privilegiada. E recebeu uma bolsa para atletas. Enfim, lute e conseguirá, uma meia verdade perigosa.

Redação

Redação

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

12 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

26 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

4 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago