Ministro culpa Dilma, deposta há 3 anos, por corte atual na Educação

Jornal GGN – Abraham Weintraub disse nesta quarta (15), em meio à Greve Geral pela Educação, que a culpa do corte ou contingenciamento de 30% no orçamento das universidades federais é do governo Dilma Rousseff. A ex-presidente petista foi deposta pelo processo de impeachment há 3 anos.

“O orçamento atual [aprovado em 2018] foi feito pelo governo eleito Dilma Rousseff e Michel Temer, que era vice. Nós não votamos neles. Não somos responsáveis pelo desastre da educação brasileira”, disse Weintraub.

Segundo o ministro, o “sonho das pessoas é colocar os fihos na educação privada, não na pública”, declarou.

O corte anunciado no orçamento coloca em risco pesquisas científicas, bolsas de estudo, manutenção das universidades, entre outros pontos. O anúncio levou às ruas dos 26 estados mais Distrito Federal, milhares de estudantes e trabalhadores.

No começo, Weintraub cortou orçamento de algumas universidades alegando “balbúrdia”, indicando contrariedade com a posição política de professores e estudantes, que são contra o atual governo. Depois de críticas, recuou e fez um contingenciamento linear, para todas as instituições federais. A desculpa, agora, é que o plano de governo Bolsonaro tem outra prioridade.

“Não estou querendo diminuir o ensino superior. Ao que a gente se propõe? Cumprir o plano de governo que foi apresentado. Prioridade é ensino básico, fundamental, técnico”, afirmou.

Durante a sessão da Câmara, deputados de oposição e situação (os partidos nanicos estão irritados com o governo) pediram a demissão de Weintraub.

Redação

Redação

View Comments

  • Ora o GGN apresentou o discurso de um ministro sem carater e sem moral mais nao lhe deu a resposta certa pois seria. Nenhum governo apresenta planos de governo para entrar em vigor dai a 3 anos, o Sr Michel Temer que estava com eles poderia sim ter feito a sujeira eles so estao complementando, porque se estivessem interessados em dinamizar a educaçao o caminho certamente seria o de Dilma. Alias o PT criou 18 novas faculdades 173 campi, Proune, jovem sem fronteira Sisu, pronatec porque ele iria esvaziar o orçamento da educaçao? Nao faz sentido um partido que criou 18 faculdades e todos esses outros cursos inclusive faculdade no exterior para brasileiros de todas a s classes sociais. e fazer um plano para educaçao.

  • Paulo Guedes avisou o ministro que ele foi chamado em 2018 pelo presidente da câmara, para rever pontos do orçamento para 2019 e ele ignorava como funciona o sistema? Ele achava que eles fariam o orçamento ao entrar o governo em 2019. Até nisso a sua ignorância ministro da destruição da educação, assombra.

  • Ora, ora, se não foi ele, que junte a sua trouxa, tome o caminho da roça e chame a Dilma pra consertar.
    Ela, com certeza, saberia o que fazer.

  • CANALHAS, a DILMA, só conseguiu no primeiro mandato, depois das eleições para o segundo mandato o Sr. Aécio Neves, juntamente com o Eduardo Cunha, não permitiram a governabilidade da Dilma e boicotaram o país na Câmara dos deputados, levando o país para a bancarrota, esse CANALHA É UM ANALFABETO FUNCIONAL, NÃO SABE NEM REGRA DE TRÊS.JAQ

  • A insatisfação popular com as fezes expelidas por todos os orifícios do Bolsonaro pode ser canalizada não para acabar co a merda mas substituir as moscas, a fim de manter a merda

  • Afinal, Dilma cortou ou não verbas para educação na LOA? Li artigos em portais que afirmam, fui no portal do governo e, confesso que achei de difícil compreensão, pareceu-me que não houve.

  • Alguém precisa explicar a esse estulto incompetente e sociopata (como de resto 95% deste governo de escuridão) que:
    1) O ensino primário / básico é de competência primária / básica dos municípios e que o ensino secundário / técnico é de competência primária dos estados (embora o governo federal contribua também nestes níveis).
    2) Que "pessoas" querem que seus filhos em escolas privadas? Os favelados, miseráveis e desempregados que não podem ter nem moradia, nem saúde nem segurança, nem saneamento, nem aposentadoria, nem dignidade? Ou os ricos, que estudam em universidades públicas?
    Esta aberração de ministro, que (mal e mediocremente) se formou em escola pública quer acabar com a essencial e estratégica educação pública (ex. Finlândia), que vem sendo destruída desde a ditadura num longo processo de transformar em mero NEGÓCIO uma das mais importantes necessidades deste país para que um dia possa se transformar em nação.

  • Como restou provado por suas declarações...
    o software mental desse ministro é privado e, como não poderia deixar de ser, também é de um primarismo nunca visto, a ponto de ofender gravemente a dignidade da própria função

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

9 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

9 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

10 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

11 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

12 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

14 horas ago