Ministro culpa Dilma, deposta há 3 anos, por corte atual na Educação

Deputados pedem demissão de Weintraub, que foi convocado pela Câmara nesta quinta (15), dia de Greve Geral pela Educação e contra a Reforma

Jornal GGN – Abraham Weintraub disse nesta quarta (15), em meio à Greve Geral pela Educação, que a culpa do corte ou contingenciamento de 30% no orçamento das universidades federais é do governo Dilma Rousseff. A ex-presidente petista foi deposta pelo processo de impeachment há 3 anos.

“O orçamento atual [aprovado em 2018] foi feito pelo governo eleito Dilma Rousseff e Michel Temer, que era vice. Nós não votamos neles. Não somos responsáveis pelo desastre da educação brasileira”, disse Weintraub.

Segundo o ministro, o “sonho das pessoas é colocar os fihos na educação privada, não na pública”, declarou.

O corte anunciado no orçamento coloca em risco pesquisas científicas, bolsas de estudo, manutenção das universidades, entre outros pontos. O anúncio levou às ruas dos 26 estados mais Distrito Federal, milhares de estudantes e trabalhadores.

No começo, Weintraub cortou orçamento de algumas universidades alegando “balbúrdia”, indicando contrariedade com a posição política de professores e estudantes, que são contra o atual governo. Depois de críticas, recuou e fez um contingenciamento linear, para todas as instituições federais. A desculpa, agora, é que o plano de governo Bolsonaro tem outra prioridade.

“Não estou querendo diminuir o ensino superior. Ao que a gente se propõe? Cumprir o plano de governo que foi apresentado. Prioridade é ensino básico, fundamental, técnico”, afirmou.

Durante a sessão da Câmara, deputados de oposição e situação (os partidos nanicos estão irritados com o governo) pediram a demissão de Weintraub.

Leia também:  Clã dos Bolsonaros está em perigo, por Janio de Freitas

15 comentários

  1. Ora o GGN apresentou o discurso de um ministro sem carater e sem moral mais nao lhe deu a resposta certa pois seria. Nenhum governo apresenta planos de governo para entrar em vigor dai a 3 anos, o Sr Michel Temer que estava com eles poderia sim ter feito a sujeira eles so estao complementando, porque se estivessem interessados em dinamizar a educaçao o caminho certamente seria o de Dilma. Alias o PT criou 18 novas faculdades 173 campi, Proune, jovem sem fronteira Sisu, pronatec porque ele iria esvaziar o orçamento da educaçao? Nao faz sentido um partido que criou 18 faculdades e todos esses outros cursos inclusive faculdade no exterior para brasileiros de todas a s classes sociais. e fazer um plano para educaçao.

  2. Paulo Guedes avisou o ministro que ele foi chamado em 2018 pelo presidente da câmara, para rever pontos do orçamento para 2019 e ele ignorava como funciona o sistema? Ele achava que eles fariam o orçamento ao entrar o governo em 2019. Até nisso a sua ignorância ministro da destruição da educação, assombra.

  3. Ora, ora, se não foi ele, que junte a sua trouxa, tome o caminho da roça e chame a Dilma pra consertar.
    Ela, com certeza, saberia o que fazer.

  4. CANALHAS, a DILMA, só conseguiu no primeiro mandato, depois das eleições para o segundo mandato o Sr. Aécio Neves, juntamente com o Eduardo Cunha, não permitiram a governabilidade da Dilma e boicotaram o país na Câmara dos deputados, levando o país para a bancarrota, esse CANALHA É UM ANALFABETO FUNCIONAL, NÃO SABE NEM REGRA DE TRÊS.JAQ

  5. A insatisfação popular com as fezes expelidas por todos os orifícios do Bolsonaro pode ser canalizada não para acabar co a merda mas substituir as moscas, a fim de manter a merda

  6. Afinal, Dilma cortou ou não verbas para educação na LOA? Li artigos em portais que afirmam, fui no portal do governo e, confesso que achei de difícil compreensão, pareceu-me que não houve.

  7. Alguém precisa explicar a esse estulto incompetente e sociopata (como de resto 95% deste governo de escuridão) que:
    1) O ensino primário / básico é de competência primária / básica dos municípios e que o ensino secundário / técnico é de competência primária dos estados (embora o governo federal contribua também nestes níveis).
    2) Que “pessoas” querem que seus filhos em escolas privadas? Os favelados, miseráveis e desempregados que não podem ter nem moradia, nem saúde nem segurança, nem saneamento, nem aposentadoria, nem dignidade? Ou os ricos, que estudam em universidades públicas?
    Esta aberração de ministro, que (mal e mediocremente) se formou em escola pública quer acabar com a essencial e estratégica educação pública (ex. Finlândia), que vem sendo destruída desde a ditadura num longo processo de transformar em mero NEGÓCIO uma das mais importantes necessidades deste país para que um dia possa se transformar em nação.

  8. Como restou provado por suas declarações…
    o software mental desse ministro é privado e, como não poderia deixar de ser, também é de um primarismo nunca visto, a ponto de ofender gravemente a dignidade da própria função

  9. Falou que a culpa do corte no orçamento era da Dilma e ao que parece não foi contestado pelos deputados do PT. Às vezes esses caras vão indo porque não sofrem contraponto.
    Nassif fazendo o trabalho dos deputados do PT.

  10. Ele pensa que somos tolos, e nós temos certeza que ele é um mentiroso irresponsável.
    A Lei de Orçamento é anual, e o Orçamento de 2019 foi aprovado em 2018, quando Dilma Rousseff já havia sido deposta. Além disto, dispêndios e cortes afetam setores e projetos escolhidos de acordo com prioridades governamentais. Ao estabelecer contingenciamento por 20 anos para setores sociais e livrar a cara das verbas destinadas aos pagamentos dos juros da dívida pública, o governo atual expressa o baixo nível de prioridade do setor educacional. Igualmente, ao fazer renuncia fiscal sobre tributos que afetam empresas estrangeiras que vem explorar o pré sal; e ao mesmo tempo efetuar drásticos cortes nas verbas aprovadas para educação, o governo demonstra também conceder nível inferior de prioridade para a educação de nosso povo.
    Em suma, dinheiro há, mas não existe neste governo do Sr Weintraub prioridade para sua aplicação em projetos e atividades educacionais previstas em lei, tão necessários para o nosso povo.

  11. Bom dia
    Esse cidadão representa com louvor o governo de degenerados do qual faz parte.
    E pensar que tivemos Haddad – que fez o que fez – e Renato Janine Ribeiro como ministros ….
    O país vai dar a volta por cima, com o povo nas ruas, como ontem aconteceu.

  12. o mesmo cara que engole essa conversa absurda que
    culpa o pt por tudo ainda, embora o pt tenha sido
    golpeado há mais de tres anos,é o mesmo cara que
    acredita na crueldade e na infamia da hisória do kit gay,
    como se a escola fosse um antro, um bordel….
    os políticos que inventam essas historias deveriam
    ser presos por ofensa moral à humanidade…
    e a decisão sobre a ilegalidade das fake news
    das eleições foram procrastinadas absurdamente
    pelo stf para 2023, prorrogando o estado de exceção, portanto…
    e os bandidos continuam a usar fake
    news ainda como aquela da mulher nua andando
    nos corredores supostamente de uma universidade….
    o mais absurdo é que a ninguém olha para a linda mulher, aliás….
    prova de que foi montada a foto…
    .e tem gente idiota que acredita….
    educação serve tb pra isso – pra educar os sentidos
    das pessoas a fim de poderem interpretar
    tudo,inclusive foto montada.

  13. NA MOSCA, ALEXANDER!!!!! Cadê os parlamentares do PT nesta hora? Não teve um “puto” capaz de desmentir o falso ministro… Olha, é inacreditável! CADÊ os parlamentares do PT nesta hora?? O cara fala merda e todo mundo fica quieto? Engole .. Assim é fácil para os caras. Se não sabia, ligasse para suas assessorias e levantasse a lebre. Desmentisse o “ministro da educação meia pataca” ainda no ar! Jogou a culpa na Dilma e nada aconteceu. Olha … tá phoda hein!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome