Motim policial coloca Bolsonaro e governadores em lados opostos

Jornal GGN – Os governadores estão em estado de alerta desde a última semana, tanto por conta do motim de policiais ocorrido no Ceará como pela proximidade dos policiais militares com o presidente Jair Bolsonaro.

Inclusive, existe um temor de instrumentalização das polícias que, em médio ou longo prazo, pode resultar na transferência de suas atribuições dos Estados para a União.

O tema tem sido discutido em grupos dos quais participam policiais, especialistas e secretários de Segurança Pública. Em entrevista ao jornal El País, participantes desses debates explicam que está em andamento um projeto de lei que pretende mudar os regimentos das PMs e dos bombeiros, em vigor desde 1983. E um dos pontos abordados considera a federalização das polícias, atualmente estaduais.

Embora as conversas estejam em patamares iniciais, tanto a bancada da bala como os comandos das corporações (com livre acesso a Bolsonaro) mostram-se a favor de tal iniciativa. Por outro lado, os governadores são frontalmente contra tal proposta.

Atualmente, os governos estaduais e do Distrito Federal são os responsáveis pelas polícias militares, civis e bombeiros militares, enquanto o governo federal tem sob sua responsabilidade a administração da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança Pública.

Redação

Redação

View Comments

  • Será engraçado (embora trágico) ver a cara dos governadores ao assinarem a única resposta à altura dessa proposta de federalizar as polícias: tudo bem, assumam a despesa no nivel federal, afinal, governo cafajeste aprovou a Emenda Constitucional 95 e congelou orçamentos por 20 anos, logo nos tirou a capacidade de darmos reajuste salarial e até mesmo de repormos servidores públicos que se aposentam ou morrem. Fique com a criança pra você, boçalnaro..... E daí, preparem-se, governadores, para serem despachados de seus poderes a toque de baionetas nas bundas. Mas daí, unam-se, governadores e convoquem multidões para as ruas até derrubarem a corja que está no governo federal. Não dá mais para continuarem passando paninho na situação....tem que ir pro pau....

  • Se isso valorizar a nossa segurança publica e aqueles que cuidam de nos. Somos favoráveis.
    Nos Estados pm é massa de manobra para a politica.

Recent Posts

Mudanças climáticas pioram enchentes urbanas e despertam interesse pelo conceito de “cidades-esponja”

Nas cidades-esponja, toda superfície precisa estar conectada a um espaço que possa inundar com segurança

2 horas ago

Acampamento estudantil pressiona USP a romper convênios com Israel

Estudantes protocolaram pedido de cancelamento dos vínculos com universidades israelenses consideradas cúmplices do genocídio em…

3 horas ago

Em 24 horas, Brasil registra mais de 34 mil casos prováveis de dengue

Desde janeiro, 2.409 pessoas morreram de dengue no país. Nove Estados e o Distrito Federal…

3 horas ago

Com previsão de temporais, Inmet emite alerta de “perigo” para cidades do Rio Grande do Sul

A situação da capital Porto Alegre preocupa devido aos níveis já elevados do rio Guaíba.…

3 horas ago

Consumo excessivo de ultraprocessados resulta em 57 mil mortes prematuras por ano

Obesidade por má alimentação custa R$ 1,5 bi por ano ao SUS. Se nada mudar,…

4 horas ago

Brasil, um deserto intelectual?, por Arthur Grohs

Agora que o Brasil começa a caminhar com suas próprias pernas novamente, é o instante…

5 horas ago