Na era Bolsonaro, pecuária avança em áreas de preservação ambiental

Jornal GGN – O extrativismo está dando lugar à exploração da pecuária em áreas de preservação ambiental no Norte do Brasil, e a tendência sob o governo Jair Bolsonaro é que o desmatamento avance ainda mais.

Um exemplo disso pode ser visto no Acre, dentro da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes – criada em 1990 justamente contra essa atividade. A reserva foi criada pouco mais de um ano após o assassinato do líder extrativista, encomendado por um pecuarista.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, muitas famílias alocadas na reserva acabaram vendo na pecuária uma atividade econômica mais viável, mesmo que de forma ilegal – pelas regras, uma colocação (área destinada por família) só pode desmatar até 30 hectares, e apenas metade pode ser usada para a pecuária. Além disso, o desmatamento precisa de autorização prévia do ICMBio, responsável pela gestão da Resex.

O gado é visto pelos seringueiros como um produto de grande liquidez, e a troca da floresta pelo capim se acelerou no rastro da eleição de Jair Bolsonaro, que prometeu em campanha reduzir a proteção ambiental em favor da agropecuária. Por conta desse discurso, o Acre deu a Bolsonaro sua maior votação proporcional no segundo turno da eleição em 2018, com 77% dos votos válidos.

Apenas no primeiro ano do governo Bolsonaro, o desmatamento na Resex cresceu 203% em relação a 2018. A área de floresta perdida, 74,5 quilômetros quadrados, é a maior da série histórica do sistema de monitoramento Prodes (Inpe), iniciado em 2008, e equivale a quase dois Parques Nacionais da Tijuca (RJ). Ao todo, a unidade já perdeu 7,5% da sua cobertura florestal.

Além disso, o governo Bolsonaro sinalizou que não haverá mais incentivos ao extrativismo. Em artigo publicado em novembro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, comparou os seringueiros a “cobaias humanas” – e a deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC) protocolou projeto de lei que retira da Resex uma parte já tomada pela pecuária.

Redação

Redação

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

14 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

14 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

15 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

15 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

16 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

17 horas ago