Categories: Notícia

Nível de CO2 aumenta toxinas na mandioca

Quanto maior o nível de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, maior o nível de toxidade da mandioca. A conclusão é do pesquisador australiano Ros Glesdow, da Universidade Monash, de Melbourne.

O estudo foi realizado com duas espécies de plantas que produzem o veneno cianeto nas folhas – a mandioca e o sorgo. Segundo Glesdow, a mandioca – submetida a um ambiente com o dobro da concentração atual de CO2 no ar (380 parte por milhão) – apresentou nível maior de tóxicos nas folhas e desenvolvimento inferior.

Assim como milho, batata e trigo, a mandioca é uma das culturas mais consumidas no mundo. O aumento de CO2 na atmosfera, somado a intensificação das secas, poderá colocar em risco a segurança alimentar de milhões de pessoas.

No Brasil, a farinha de folha de mandioca (FFM) é um dos componentes usados na multimistura, suplemento alimentar desenvolvido pela Pastoral da Criança para combater a desnutrição. Um esUm estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFL) concluiu que a porcentagem da substância, usada no suplemente, não causa riscos ou danos à saúde.

Entretanto, a pesquisa realizada na Austrália, relacionando o aumento da poluição atmosférica ao aumento do nível de toxidade e má formação da planta, reforça a necessidade do cumprimento das metas estabelecidas no Protocolo de Quioto.

O desenvolvimento precário da mandioca também poderá abortar projetos na área energética. Desde 2003, pesquisadores do Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat), da Universidade Federal Paulista (Unesp), realizam estudos para a produção de biocombustíveis a partir da raiz. Em entrevista à Agência Brasil, o diretor do Cerat, Cláudio Cabello, declarou que dentre as qualidades da mandioca está o fato de ser cultivável em diferentes regiões do país.

Com informações da Reuters

Redação

Redação

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

31 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

2 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

2 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago