Categories: NotíciaPolítica

O governo federal deveria se pronunciar sobre os casos Zelotes e HSBC.

A reunião sobre cortes no orçamento não chegou a um consenso comum. Levy (fazenda) pediu uma tesourada de 80 bilhões, Mercadante (casa civil) propôs 60 bilhões e Nelson Barbosa (planejamento) ficou no meio termo.

Levy falou: se não diminuir o orçamento em 80 bi terá que aumentar impostos.

Todos esses cortes são necessários para que a meta do superávit primário seja de 1.3% do PIB. A ideia é que se recupere a confiança dos investidores. E o Brasil volte a crescer.

Muito bem, é a discussão e a fórmula de neoliberal de sempre.

No entanto, com a adoção dessas medidas o sacrificado novamente será o trabalhador e apenas ele, pois, a sua área de manobra é pequena. A massa assalariada não consegue sonegar, esconder, corromper, então só sobra protestar, e com toda razão.

Mas é difícil pra qualquer cidadão engolir as medidas austeras, e pedir sua compreensão, diante de um quadro de corrupção e sonegação. É lógico.

O que o governo federal tem que fazer é vir a público e explicar que outras medidas para se recompor o caixa estão sendo tomadas.

Quais medidas? Bem, a presidenta e seu ministro da justiça podem começar explicando o que estão fazendo para combater a sonegação e a corrupção, não o da Petrobrás, porque isso a mídia já faz, mas os dos outros escândalos. O Zelotes, o HSBC, o Banestado e a da Globo.

Diz a presidenta que a polícia federal tem toda a liberdade para investigar, o MP público também, ótimo.

Mas cabe lembrar a Dilma e a seu ministro da justiça que há uma hierarquia. Diferentemente que a associação de delegados deseja, a PF é subordinada a ambos. E tem que obedecer. É republicano e essencial que seja assim. Uma nau sem comando não chega a lugar nenhum.

Ora, esperamos acima de tudo que o Eduardo Cardozo imponha a sua autoridade, liberdade não significa libertinagem, e coloque seus agentes a serviço da nação. Ou é a PF é quem decide o quê e quando vai investigar? Assim não dá. O ministro precisa distribuir tarefas. Tal equipe faz isto, outra aquilo e por aí vai.

Me posiciono dessa forma porque espero ouvir da presidenta, em rede nacional, que o governo está firme no combate à corrupção. Que o Eduardo formou uma força tarefa especial com delegados e auditores fiscais republicanos, neutros, corajosos e comprometidos, para que assumam as investigações da operação Zelotes. Um dos maiores esquemas de sonegação.

Que os estimados 19 bilhões sonegados serão cobrados. Que os corruptos e os beneficiários do esquema serão punidos.

E não só isso, que o escândalo de evasão de divisas do HSBC está na mira do governo também. Que todos os 8.700 brasileiros envolvidos serão examinados e cada tostão desviado será repatriado. Estima-se que montante movimentado chegue a 7 bilhões.

Que todas as empresas sonegadoras serão multadas e cobradas. Só a Globo deve 1 bilhão de reais. Isso é notório.

Que o caso Banestado será reaberto e dinheiro desviado, uma bagatela de 124 bilhões de reais, voltará para o Brasil.

E que afirme mais: cada real recuperado será usado para compor o superávit primário, aliviando os cortes no orçamento da união, tirando o ônus das costas do trabalhador.

Está na hora desse pronunciamento. A nação precisa tomar ciência desses casos de corrupção, que não envolvem o PT. Que o governo está tomando providências. Que ela não é pautada pela mídia. Pois, se ela espera que a Globo ou os jornalões noticiem e deem o mesmo destaque que deram aos casos “mensalão” e “Petrobrás”, pode ir deitando, porque sentada vai cansar.

Redação

Redação

View Comments

  • Concordo com o autor do

    Concordo com o autor do texto. Mas, para a Presidenta se pronunciar em cadeia nacional, primeiro ela teria de nomear um ministro da justiça de verdade. 

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

6 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

8 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

9 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

9 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

9 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

10 horas ago