O que falta para Bolsonaro ser intimado a depor no inquérito sobre a morte de Marielle?, por Luis Nassif

Ontem foi descoberto mais um elo entre a morte de Marielle Franco e o presidente da República Jair Bolsonaro. O sujeito acusado do descarte da arma que matou Marielle, Josinaldo Lucas Freitas, o Djaca, professor de artes marciais, aparece em fotos com Bolsonaro. O advogado do Djaca diz que ele é pessoa pública “que tem foto com todo mundo”. Na categoria “todo mundo” incluiu o presidente da República.

Até agora, as seguintes evidências ligam Bolsonaro aos envolvidos no crime.

  1. O ex-PM Ronnie Lessa, assassino de Marielle, era vizinho de condomínio de Bolsonaro. Morava a menos de 100 metros.
  2. Capitão Adriano Magalhães da Nóbrega, chefe do Escritório do Crime, da milícia do Rio das Pedras, e que utilizava os serviços de Ronnie Lessa, teve mãe e esposa empregadas pelo então deputado Flávio Bolsonaro, filho de Jair.
  3. Major Ronaldo Paulo Alves Pereira, outro envolvido com a milícias do Rio das Pedras, recebeu moção de louvor na Assembleia Legislativa, conferida por Flávio Bolsonaro.
  4. Motorista Queiroz, ponto de contato com a milícia do Rio das Pedras, administrava a caixinha de Flávio Bolsonaro na Assembleia e repassava dinheiro para a primeira dama.
  5. Ligados às milícias, os gêmeos Alan e Alex Rodrigues de Oliveira eram seguranças e Flávio. Sua irmã Valdeni era tesoureira do PSL do Rio.

O que falta para, no mínimo, Jair Bolsonaro ser convocado para testemunha para depor no inquérito?

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Eu não sei,tampouco quero saber qual a ou quais as diferenças entre Gurgel,Antonio Fernando,Janot,Dodge e Aras.Se tiver,é pra pior.Cheguei a esta conclusão verificando atentamente uma gravata.

  • A pergunta é perfeitamente cabível. A razão para ela ainda não ter sido atendida me parece residir na extrema prudência da Polícia Civil e do MP do Rio de Janeiro nas investigações em curso. Em todo caso, não há como negar a madurez já alcançada por elas, após tantos meses passados. Apesar de ser difícil aceitar mais delongas, parece-me mais acertado, porém, reconhecer a racionalidade dos investigadores cariocas que ceder à ansiedade por respostas imediatas. As revelações podem, eventualmente, trazer as FFAA para o proscênio, mesmo que dentro da legalidade, coisa que precisará ser melhor compreendida nas novas circunstâncias que surgirem.
    Por outro lado, Bolsonaro tem insistido em seus temores atuais a propósito das possíveis ameaças à sua integridade pessoal e também à de sua posição oficial, originadas a partir do incidente de Juiz de Fora, ocorrido durante a recente campanha presidencial. Pode se considerar, segundo essa perspectiva, a existência de nexos entre a facada sofrida por ele naquela cidade, o incidente com o transporte de cocaína no avião de apoio na Espanha e a estranha exibição de uma arma na cintura do filho, numa foto tirada durante sua recuperação da última cirurgia a que se submeteu em São Paulo. Em todo caso, Aras, o novo PGR, parece decidido a empregar sua massa encefálica para descobrir os interessados nessas manobras tenebrosas. A quem interessa o fim abrupto do Presidente?

  • Por muito menos e com muitas evidências menores uma presidente foi impedida e um ex-presidente é mantido preso por anos. Irônico?

  • Em qualquer país essas ligações perigosas seriam investigadas a fundo. O nome da irmã dos gêmeos milicianos Alan e Alex Rodrigues de Oliveira se chama Valdenice de Oliveira Meliga.

  • Quando quase todas as instituições estiverem aparelhadas pelos milicianos (i.e. bandidos) e terraplanistas de Bozo, não haverá mais quem controlar quem e nos salvar da escuridão que se abateu nesta terra brasilis.
    Com todos nós dentro.

  • Quando quase todas as instituições estiverem aparelhadas pelos milicianos (i.e. bandidos) e terraplanistas de Bozo, não haverá mais quem controlar quem e nos salvar da escuridão que se abateu nesta terra brasilis.
    Com todos nós dentro.

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

4 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

5 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

7 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

8 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

8 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

8 horas ago