Categories: Notícia

O racha do PT em 2005

Os rachas históricos do PT são sinais que deveriam ser analisados com lupa. Em 2005, o racha do PT para indicação da Presidência da Câmara (eram, então, 7 candidatos) foi definitivo para a conflagração que se instaurou entre as forças políticas, atingindo diversos setores da sociedade e importantes aliados.

O Presidente Lula, na época, não se deu conta, assim como o PT, de que se houvesse sido mantida a união do partido em torno de uma candidatura não teria sido necessário fazer composições com os partidos conservadores. Virgílio Guimarães, o deputado que era simpático ao financiamento de campanha pelo grupo econômico de Dantas, insistiu em sua própria candidatura e enfraqueceu a candidatura de Luís Eduardo Greenhalg.

EsteEste foi o maior erro do PT. Em política quando se erra, não há volta. Este erro, esta divisão interna, deixou vulnerável o PT e o governo, deixando campo aberto para a articulação entre o PSDB e o PFL e a forte articulação dos deputados que não têm espaço na mídia. E, é sempre bom lembrar, o Senador Antônio Carlos Magalhães ainda estava vivo, e como! 

Aproveito para comentar também a ausência do ex-Ministro Patrus Ananias na formação do governo. O presidente Lula, em 2007, dividia-se entre duas candidaturas possíveis ao governo, sou testemunha: Patrus Ananias e Dilma Rousseff. Dilma Rousseff sempre foi um quadro motivado pelas questões econômicas, de infra-estrutura e de energia. Patrus Ananias sempre foi um quadro motivado pela erradicação da miséria e a redução da desigualdade social.

Por que Patrus Ananias, que foi quem efetivamente implantou com sucesso o Bolsa Famíla, que articulou nacional e internacionalmente os setores que vieram a apoiar e sustentar sua implantação, que enfrentou adversários tanto dentro do PT como na mídia, sequer é lembrado?  

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Tapetão na Sabesp, por Simão Pedro, Eduardo Fonseca e Amauri Pollachi

Estadão ignora que a maioria dos paulistanos é contra o referido projeto de lei que…

44 minutos ago

Virginia Rodrigues celebra artistas negros em ‘Poesia e Nobreza’

Trabalho destaca fundamental contribuição de artistas negros para a música brasileira. Disco chega às plataformas…

1 hora ago

RS debaixo d’água: O problema não está nas nuvens, por Felipe Costa

Não é de hoje que os empresários e os governantes gaúchos cometem barbeiragens grosseiras e…

2 horas ago

A “arapuca” armada por Campos Neto para sabotar a queda dos juros, por Lauro Veiga Fº

Seus objetivos foram alcançados ontem, mas não sem custos para o próprio BC e para…

2 horas ago

A água, o duro acaso mineral (por Camões e Drummond), por Romério Rômulo

Um tempo de espanto, tão jacente / que a memória de tudo vê ainda /…

2 horas ago

Luís Nassif: a guerra decisiva contra os juros abusivos

A redução dos juros permitirá que a riqueza financeira possa cumprir sua missão: investir em…

2 horas ago