Categories: InternacionalNotícia

O Socialismo é uma coisa do passado? Nos USA começa a se achar que não!

O Socialismo é uma coisa do passado?

Estamos tão envoltos na discussão da Lava a Jato, nas conspirações mediáticas contra o governo que olhamos um rato e deixamos passar um elefante.

As primárias em Iowa mostraram uma coisa interessantíssima, um candidato ao partido republicano, o único senador norte-americano que se declara com todas as letras SOCIALISTA está no páreo das eleições presidenciais norte-americanas.

As primeiras primárias, uma espécie de pré-convenção estadual para definir quem votarão os eleitores indiretos a presidência da república norte americana termina num aparente empate entre a outrora toda poderosa Hillary Clinton com o desconhecido candidato norte-americano para a população brasileira Bernie Sanders.

A campanha dos dois candidatos não é a mesma coisa que ocorreu nos últimos 50 anos da política norte-americana, onde um candidato democrata era seis e outro era meia dúzia.

A diferença de plataformas políticas de Sanders para Clinton é da água para o vinho, Clinton tem um discurso igual aos últimos candidatos que prometem mudar dentro das linhas políticas vigentes, apoiados pelos grandes trustes e corporações, para finalmente quando chegam ao governo praticamente não fazem nada.

Sanders, que só recebe doações de pessoas físicas limitadas a US$100,00 por doador, propõe significativas mudanças na política interna e externa norte-americana, desde ao chamado Obama-Care, um SUS norte-americano que é gerenciado pelas companhias de seguro, para um SUS de gerência governamental. Sanders promete reduzir a ação dos Bancos e Corporações norte-americanas, mais ou menos como foi solicitado pelos ativistas do Occupy Wall Street, que, diga-se de passagem, desembarcaram de malas e bagagens na campanha Sanders.

Além da declaração de ser socialista do candidato, o mais importante é o simbólico da campanha deste candidato. Um candidato socialista nos USA é algo impensável há vinte anos atrás, a campanha do candidato tendo como canção-hino “This Land Is Your Land” do falecido compositor e cantor folk comunista (comunista mesmo, não socialista) Woody Guthrie, parece que algo muda na política norte-americana.

Ou seja, enquanto muitos aqui falam que socialismo é uma ideologia morta, o principal país do mundo procura ressuscitá-la.

As chances de Sanders ainda são pequenas, porém só pensar que alguém se dizendo socialista tem pequenas chances nas presidenciais norte-americanas, parece-me que não é uma pequena notícia.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

11 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

12 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

14 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

14 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

15 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

15 horas ago