Ora Sempre, Para que Saias Vencedor

Ora Sempre, Para que Saias Vencedor”

“Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e Ele dirigir-te-á para o bem” (Alma 37:37).

Élder João Roberto Grahl, dos Setenta

A oração, de acordo com o guia de estudo das escrituras, é a comunicação reverente com Deus, durante a qual a pessoa agradece e pede bênçãos. O propósito da oração não é o de alterar a vontade de Deus, mas de obtermos para nós mesmos e para outras pessoas as bênçãos que Deus já está disposto a conceder, mas que devemos pedir para obter.

Em Morôni 10:4–5, somos ensinados que essa oração deve ser feita a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, com um coração sincero, com real intenção e com fé em Cristo e que, assim fazendo, pelo poder do Espírito Santo podemos saber a verdade de todas as coisas. Com esse conhecimento e com essa orientação, certamente veremos cumprir-se a promessa de sairmos vencedores.

Quando eu tinha 9 anos de idade, os missionários bateram pela segunda vez à nossa porta, na cidade de Alegrete, na fronteira do Rio Grande do Sul. Nessa ocasião, ao ouvir novamente a mensagem da Restauração do evangelho de Jesus Cristo, ensinaram-me que eu deveria conversar com Deus e saber por mim mesmo se a mensagem era verdadeira.

Aprendi e foi-me prometido que se realmente eu orasse com um coração sincero, com real intenção e com fé em Cristo, o Senhor responderia à minha oração. Comuniquei minha família que iria para meu quarto conversar com Deus. Li novamente a experiência do Profeta Joseph Smith, ajoelhei-me ao lado de minha cama e, como me havia sido ensinado, fiz uma pergunta simples: “Pai Celestial, é verdade?” Naquele exato momento, quando eu ainda era um garotinho, o Espírito Santo tocou meu coração tão profundamente que fui completamente envolvido por um sentimento maravilhoso. Nunca havia experimentado nada igual em toda a minha infância. O Espírito Santo tocou meu coração de tal maneira que me levou às lágrimas. Em minha mente, vieram as inesquecíveis palavras que têm me acompanhado por toda a vida: “João, este é o caminho que conduz à vida eterna, segue-o”.

Anos mais tarde, quando minha mãe servia na Presidência da Sociedade de Socorro do ramo, ficou muito doente, com febre e dores terríveis pelo corpo. Meu pai ficava semanas fora de casa trabalhando para sustentar a família. Uma parede de madeira separava o meu quarto do dela. Certa noite, ouvi uma filha de Deus conversar com seu Pai Celestial com um coração sincero, com real intenção e com fé em Cristo. Pedia saúde para cuidar de sua família e para cumprir seu chamado na Igreja. No dia seguinte, uma manhã fria de inverno, encontrei-a esfregando as roupas no tanque. Aproximando-me dela, disse-lhe: “Mãe, vejo que Deus respondeu à sua oração”. Ela, olhando para mim, relatou: “Filho, enquanto eu orava, senti como se alguém colocasse as mãos sobre minha cabeça, fui aliviada dessa enfermidade que me afligia e estou bem”.

O Élder Boyd K. Packer, ao instruir os Setenta nessa última conferência geral de abril de 2015, relatou que, certa ocasião, recebeu uma ligação com a notícia de que seu filho havia se acidentado. Ao chegar lá, o policial relatou ter ficado impressionado porque a primeira coisa que ouviu de seu filho quando chegou ao local do acidente foi: “Quero falar com meu pai”.

Da mesma forma, fico pensando em quantas vezes durante minha vida, diante de duras provações, tentações, oposição e adversidades, precisei e quis falar com meu pai, meu Pai Celeste e meu Eterno Deus. E assim fazendo, saí vencedor.

Recentemente, tive a oportunidade de conversar com o Bispo Moreira, da Estaca Alegrete, e ele me relatou que, certa vez, ao sair de casa para o trabalho, tudo parecia estar bem, quando de repente sua querida esposa começou a se sentir muito mal, com uma terrível dor de cabeça. Seu filho Morôni, de 4 anos, vendo a aflição de sua mãe, subiu no sofá e, colocando suas mãozinhas sobre a cabeça da mãe, exatamente como já tinha visto seu pai fazer, disse: “Vou te dar uma bênção”. E fechando seus olhinhos em oração, disse: “Papai do Céu, abençoa a mamãe”. Ela ficou comovida com esse gesto do filho, e Deus deve ter ouvido a oração daquele menininho, pois seu mal-estar e suas dores foram diminuindo até que ela voltou a se sentir bem.

“Aconselha-te com o Senhor em tudo que fizeres e Ele dirigir-te-á para o bem” (Alma 37:37). Para o bem em nossos estudos, para o bem em nosso trabalho, para o bem em nossa vida pessoal, para o bem em nossa vida familiar e para o bem em nosso chamado na Igreja. 

Quando servia como bispo na Ala de Salto, a irmã Nancy, que tinha muitas netinhas, veio até mim num domingo, ansiosa para compartilhar uma história. Durante aquela semana, numa noite, ajoelhando-se em oração com suas netinhas antes de dormirem, perguntou quem gostaria de fazer a oração. Beatriz, sua netinha de 2 anos, levantou seu dedinho. Elas ficaram encantadas ao ouvirem a Biazinha em sua oração, ainda sem saber falar direito, pedir: “Pai Celestial, abençoa o Bispo Grahl”. Ao ouvir isso, tomei aquela garotinha em meus braços e abraçando-a, pensei: “Agora sei porque Deus tem me abençoado tanto”. Imaginem, uma garotinha de 2 anos ajoelhada, com seus bracinhos cruzados, pedindo para que Deus abençoasse o seu bispo! Alguém tem alguma dúvida de que essa oração seria respondida? Da mesma forma, podemos todos ser abençoados ao orarmos uns pelos outros, por nossos familiares, nossos líderes e nosso próximo. Em Alma 31:32, lemos: “Ó Senhor, conforta-me a alma e faze com que eu tenha êxito, assim como os companheiros que estão comigo”.

Presto meu testemunho de que sei, com toda a certeza de minha alma, que Deus, nosso Pai Celestial vive, que somos seus filhos, que Ele nos ama e que orando, conversando reverentemente com Ele com um coração sincero, com real intenção, com fé em Cristo e sendo humildes, tal como ensinado em D&C 112:10, Ele, o Senhor nosso Deus, verdadeiramente nos conduzirá pela mão e responderá a nossas orações.

Em nome de Jesus Cristo. Amém.

 

Redação

Redação

Recent Posts

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

2 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

3 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

3 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

4 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

20 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

20 horas ago