Os diálogos imaginários entre Deltan e Janot, por Luis Nassif

 

Anos atrás, em um almoço, Paulo Cunha, presidente do grupo Ultra, desabafou comigo. Tinha ido a Nova York, no escritório de um banco de investimentos. Na saída, pegou o elevador com jovens yuppies celebrando:

– Amanhã vamos detonar o México!

Milhares de pessoas sendo afetadas, famílias sendo destruídas por uma crise cambial e os jovens yuppies celebrando o poder que lhes foi conferido.

Lendo os diálogos entre Deltan Dallagnol e Rodrigo Janot, lembrei-me do episódio e imaginei a seguinte conversa de alto nível, aliás do nível daquela revelada pela Folha.

– Rodrigo, hoje vamos detonar a Odebrecht. Kkkk

– Boa, Deltan. Quantos empregos serão liqüidados?

– Na tacada de hoje, uns 50 mil. Kkkk

– Muito bom. Kkkkk.

– As próximas serão a Camargo e a Andrade. Quero ver eles aguentarem choradeira dia e noite de empregados demitidos.

– Vai abrir um bom mercado de palestras para nós. Vamos ensinar esses empreiteiros atrasados que, sem uma consultoria de compliance, vão quebrar mesmo.

– E vamos preparar um curso de empreendedorismo para os demitidos, bancado pela XP. O que acha?

– Você é um empreendedor nato, Deltan. Kkkkk

– Seria o caso de levar o Carlos Fernando com a gente? Ele já está montando seu escritório para compliance.

– Belo amigo, você. Kkkkk. Meu escritório está quase pronto e não quero competidores. A propósito, como está indo o acordo com o DoJ? Eles estão cumprindo o combinado?

– Claro, Rodrigo. Os americanos têm palavra, não são que nem os brasileiros. Kkkk. Já estou abrindo minha empresa, em nome da minha mulher. A Rosângela Moro já abriu o dela junto com o Zucolotto. Vai ter trabalho para todo mundo depois que a fundação colocar a mão na bufunfa.

– Bufunfa?! Você usa essa expressão nos cultos?

– Kkkkkk. Nos cultos, sou culto.

– Não esqueça de incluir minha filha nessa. Com 27 anos ela já representou essas empreiteiras no CADE.

– Menina precoce, heim Rodrigo. Kkkkkk

– Outro dia, um assessor meu, ligado a direitos humanos, veio me perguntar se não havia jeito de preservar as empresas e os empregos. Eu disse que não. Vamos atribuir todo o desemprego à corrupção e usar como marketing para nossas próximas palestras. Vamos dizer que eles quebraram porque demoraram em aceitar nossas condições. Vai reforçar ainda mais nosso discurso.

– Aproveite e fale para o corregedor parar de me perturbar com essas investigações sobre palestras pagas. enão vou delatar o chefe dele Kkkk

– Não se preocupe, Deltan. Ele é bola nossa.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Deltan disse que ia amealhar 400 K.
    Nessa conversa imaginária, quando ele termina a frase com KKK devemos presumir que ele está rindo de Lula ou se referindo aos bilhões que pretendia tungar da Petrobras?

  • Nassif, seu artigo nos remete a um outro seu, o "A Lava Jato e os anjos da morte"...
    Porque dá pra imaginar sim, o sadismo, o orgulho dessa gente pequena e medíocre, deslumbrados com o poder que Mefistófeles-Globo lhes concedeu, ao verem de joelhos, impotentes, humilhados, os maiores empresários do Brasil, diante da tortura a eles imputada pelo carrasco-mor, Sérgio Moro (com as prisões "temporárias" e as penas duras de 40 anos de cadeia...) e a omissão covarde, maligna, dos ministros do STF..... Como se tornou fácil diante desse massacre, conseguirem as delações premiadas no jeito e na forma que desejavam para seus objetivos políticos.
    .
    Sobre aquele artigo, escrevi sobre um texto que li no meu Facebook, de um amigo que tem muitos conhecidos engenheiros demitidos dessas grandes empresas.
    Em seu testemunho, ele narra casos de suicídio e muitos que andam como que "em surto", pois à medida que vão queimando seus ativos e poupança para sobreviverem, vai batendo o desespero pela queda brutal na qualidade de vida e o fantasma de um desemprego que tende a se manter com a recessão que só aumenta no Brasil atual. Centenas de milhares de famílias tendo que "se virar" nos "Uber da vida" EXCLUSIVAMENTE POR CULPA DE UMA OPERAÇÃO SÓRDIDA, DESUMANA, que destruiu as empresas e na verdade não combateu a corrupção, cada vez mais solta no Brasil de Temer e agora Bolsonaro. Os prejuízos causados ao povo, esses sim, são incomensuráveis!
    .
    Espero que um dia um dos nossos brilhantes cineastas faça um documentário sobre isso e te peça a autorização para usar como título o nome do seu artigo: "A Lava Jato e os anjos da morte" - A perversidade, a insanidade, os crimes cometidos por essa gente medíocre têm que ser revelados a todo o mundo, como um exemplo do mal absoluto transmutado cinicamente em "combate à corrupção". Só uma sociedade enferma, manipulada no último nível de lavagem cerebral aceitaria tanto horror como "coisa de homens de bem"......

  • Nossa! Parece uma transcrição de algum grampo real. É claro que eles conversam desta forma. Somos um nada para estas pessoas. Como disse meu irmão: O problema da direita brasileira não ser direita, é ser entreguista.
    Realmente, se fossem só de direita nós até compreenderíamos, mas não, insistem em destruir tudo o que foi construído no país e depois ficar comparando o Brasil com países que sempre protegeram suas empresas.
    Bando de gente ordinária que não pensa no país. Como diz Lula: A onde estão os generais patriotas?

    • Não há patriotismo quando se trata de poder e dinheiro, infelizmente. Homens de bem pensando apenas em “ ter” bens. Só isso. Canalhas.

    • Não há patriotismo quando se trata de poder e dinheiro, infelizmente. Homens de bem pensando apenas em “ ter” bens. Só isso.

  • Um adolescente de uma pequena cidade do interior do Brasil resolveu roubar a casa do Delegado. Foi bem sucedido na empreitada. Mas não demorou muito e foi preso. Lançaram-no numa cela. Depois de uns vinte minutos, veio um agente, entrou na cela e passou em frente ao adolescente. Logo em seguida, se virou para o adolescente e perguntou-lhe:

    - Você me chamou de filho d'uma égua?

    O adolescente respondeu-lhe:

    - Eu nem sequer falei.

    O Agente retruca:

    - Não falou mas pensou.

    E encheu-lhe de porrada.

    Os Prucuradores não abriram o instituto pilantrópico mas pensaram em abrir. Não deveriam ser torturados mas deveriam ser punidos por esse desejo. Mas pau que bate em Xico, não bate em Francisco.

  • TODOS OS ABUSOS SÃO FEITOS PQ EXISTE NO BRASIL A DITADURA DO JORNALISMO,APLICADO PELO FALSEAMENTO E DISTORÇÃO DA INFORMAÇÃO/REALIDADE PELA MÍDIA TRADICIONAL HEGEMÔNICA COM ISSO TODOS OS FORAS-DA-LEI SE SENTEM MUITO À VONTADE,UM PROCESSO BEM PARECIDO COM À ÉPOCA NAZISTA DE GOEBBELS/HITLER!

  • Pelo o que me é dado a entender,a hoje Deputada Tabata jamais ficaria desempregada,mesmo considerando que nem "procuradora" ela é.Aquele colonista lindo de doer da Globo Overseas(PHA in memoriam),diria sem pestanejar:Há controvérsia,ela é "procuradora" sim,só esqueceu-se de registrar o diploma.

  • Se tirar os eufemismos e hipocrisias, e tornar explícito o que é tácito, diálogos assim efetivamente ocorreram. Ocorrem até hoje e continuarão ocorrendo até que a corrupção seja realmente banida da cultura, da prática capitalista (e não incentivada, como fez e está fazendo a Lava Jato).

    E se é prá imaginar, convido à questão: será que é possível um capitalismo sem corrupção? É possível um capitalismo em que os donos dos meios de produção não avancem sobre o que é público? Ou que, pelo menos, contenham seus ímpetos à ilegalidade na busca por lucro? Será possível um capitalismo em que os capitalistas não desejam ser mais poderosos que o estado? Como seria um capitalismo sem corrupção?

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

10 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

10 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

10 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

11 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

12 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

12 horas ago