Petrobras reduz compra de gás boliviano para priorizar empresas privadas

Jornal GGN – A Petrobras e a estatal boliviana YPFB fecham acordo para viabilizar a importação de gás boliviano por empresas privadas.

Pelos termos do acordo, o volume máximo que a Petrobras poderá trazer do país vizinho passa a ser de 20 milhões de metros cúbicos por dia, ante os 30 milhões de metros cúbicos atualmente transportados. Agora, outros importadores terão acesso a 10 milhões de metros cúbicos diários.

O programa prevê também que a Petrobras saia dos segmentos de transporte e distribuição de gás. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a competição pela oferta de gás é estratégica para o choque de energia barata prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Brasil e Bolívia negociavam a extensão do contrato de compra e venda de gás natural, que entrou em vigor em 1999 e venceu em 2019 sem que todo o volume de gás contratado fosse usado. O acordo fechado entre as partes prevê que esse volume seja entregue em até seis anos.

A Petrobras também anunciou o início da fase de divulgação de oportunidade (teaser) da venda de seus negócios de distribuição e comercialização de combustíveis e lubrificantes na Colômbia.

Segundo comunicado divulgado aos investidores, o projeto prevê a venda de 100% das ações detidas pela Petrobras International Braspetro B.V. (PIB BV) e outras subsidiárias da Petrobras, na Petrobras Colombia Combustibles (PECOCO), empresa que atua no segmento de distribuição no país.

De acordo com a empresa, “essa operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas”.

Redação

Redação

View Comments

  • Muito angustiante o anestesiamento do povo brasileiro. Uma trupe de bandidos está entregando as maiores riquezas do Brasil. Estão vendendo o que é do povo e ninguém se manifesta! Deus nos salve dessa destruição!

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

6 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

8 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

8 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

8 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

10 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

10 horas ago