Home Editoria Luis Nassif Online Presidente do Ibama derrubou licença para exportação, após se reunir com madeireiros

Presidente do Ibama derrubou licença para exportação, após se reunir com madeireiros

Presidente do Ibama derrubou licença para exportação, após se reunir com madeireiros
(Alex Ribeiro/Ag.Pará/Divulgação)

Jornal GGN – O presidente do Ibama, Eduardo Bim, esteve em reunião no dia 6 de fevereiro deste ano, com membros de associações e empresas madeireiras. Duas semanas depois, dia 25 do mesmo mês, Bim derrubou a licença de autorização para exportação de madeira. As informações são da Folha de S. Paulo. 

Estavam na reunião o então diretor de proteção ambiental do Ibama Olivaldi Azevedo e o diretor do departamento de florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) Joaquim Álvaro Pereira Leite. O ministro Ricardo Salles não participou do encontro. 

As autoridades receberam representantes de madeireiras multadas em R$ 2,6 milhões antes de afrouxar regras para exportação, segundo reportagem do jornal O Globo.

Estavam entre eles o diretor da Laminados de Madeiras do Pará  (Lamapa), Leandro Rymsza; o diretor Tradelink Group, Juan Perzan; o diretor da CRAS Logística Importação e Exportação, Aldyr Foekel; o presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras do Estado do Pará e Território Federal do Amapá  (Aimex), Carlos Roberto Vergueiro Pupo; além de advogados e o deputado estadual Victor Dias (PSDB-PA).

De acordo com a Folha de S. Paulo, no documento que derruba a autorização para exportar madeira, Bim contrária nota técnica do próprio Ibama e afirma que, mesmo sem o aval em questão, “a fiscalização ambiental não é prejudicada.”

Após a medida, a exportação passou apenas o depender do Documento de Origem Florestal (DOF), que dá aval para o transporte de madeira dentro do país até os portos.

Além disso, o despacho, que inicialmente não faz referência à apreensão da madeira, mas somente à isenção de responsabilização, foi ampliado pela Diretoria de Proteção Ambiental, impedindo também a apreensão de matéria ilegal. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile