Putin apoia proposta que viabiliza sua permanência no poder

Do The Guardian

Vladimir Putin se moveu para consolidar seu poder na Rússia após o meio da década, apoiando uma proposta de emenda constitucional que lhe permitiria buscar outros dois mandatos no Kremlin.

O presidente russo é obrigado pela constituição a renunciar em 2024 quando seu segundo mandato presidencial sequencial terminar. Esse prazo levou a meses de conjecturas sobre como Putin permaneceria no poder na Rússia , ou pelo menos garantiria uma transição segura para si mesmo.

No final, o enigma foi resolvido em uma tarde, em uma série de medidas políticas coreografadas que levaram pouco mais de três horas e podiam ver Putin permanecer como presidente até 2036.

O empreendimento começou no parlamento, onde um membro do partido governante da Rússia propôs emendar a constituição de uma maneira que redefinisse a contagem do mandato presidencial de Putin para zero.

Putin então anunciou que iria se dirigir ao próprio parlamento, provocando uma cobertura ofegante na televisão estatal sobre se ele aceitaria ou recusaria a proposta.

Ele apoiou.

“Em princípio, essa opção seria possível, mas sob uma condição – se o tribunal constitucional der uma decisão oficial de que tal emenda não contradiz os princípios e principais disposições da constituição”, disse Putin, abordando a proposta pela última vez durante a metade discurso de quatro horas.

Ele também disse que a medida teria que ser aprovada pelo público em um referendo no próximo mês.

Foi uma reviravolta significativa, se não surpreendente, para o presidente, que sinalizou publicamente nos últimos meses que ele poderia realmente deixar a presidência. Em janeiro, ele disse a um veterano da Segunda Guerra Mundial que estava preocupado com o retorno aos anos 80, quando os líderes do Kremlin “permaneceram no poder até o fim de seus dias” e não previam uma transição de poder.

Na terça-feira, ele recuou, afirmando que as eleições modernas da Rússia impossibilitavam o retorno às procissões de líderes vitalícios ao estilo soviético.

“Não vou esconder que estava errado”, disse ele aos legisladores durante seu discurso. “Foi uma afirmação incorreta, porque durante a União Soviética não houve eleições.”

Com o apoio de Putin, há poucas dúvidas de que a medida será aprovada. O apoio do tribunal constitucional provavelmente será um carimbo de borracha. E menos de uma hora depois de Putin ter se dirigido a parlamentares, a Duma aprovou a emenda como parte de uma revisão mais ampla da constituição da Rússia.

O presidente russo, que governa desde a virada do século, apoiou a emenda apresentada por Valentina Tereshkova, parlamentar que, como cosmonauta soviético, se tornou a primeira mulher a voar para o espaço.

Tereshkova propôs acabar com os limites do mandato presidencial ou alterar a constituição russa para deixar Putin concorrer novamente. Uma série de emendas constitucionais está sendo votada em todo o país em 22 de abril.

Em discurso aos parlamentares na Duma estatal controlada pelo Kremlin, a câmara baixa do parlamento da Rússia, Putin falou contra a eliminação dos limites de prazo, mas apoiou a idéia de rever o teto. A lei atual limita os presidentes a dois mandatos consecutivos. O atual mandato de seis anos de Putin expira em 2024.

O homem de 67 anos está no poder há 20 anos, tornando-se o líder mais antigo da Rússia desde o ditador soviético Josef Stalin.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

15 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

16 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

16 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

17 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

18 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

20 horas ago