Relatório do Congresso dos EUA aponta Bolsonaro como risco à democracia

Jornal GGN –  O Congresso norte-americano aponta a ameaça do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) para a democracia, os direitos humanos e o meio ambiente. A crítica é feita no novo relatório de análise interna das relações entre o Brasil e Estado Unidos. 

Intitulado o “Brasil: histórico e relações com os EUA”,  o documento de 26 páginas foi feito pelo CRS (Serviço de Pesquisa do Congresso) e traz a assinatura do especialista em América Latina, Peter J. Meyer.

Segundo o documento, apesar de Bolsonaro se mostrar alinhado com o governo de Donald Trump, a ação não anula a falta de governança brasileira. “As relações se aproximaram desde 2019, já que a política externa do presidente Bolsonaro priorizou o alinhamento à administração Trump. Mesmo assim, diferenças de políticas surgiram acerca de questões sensíveis”, diz parte. 

Em suma, a análise aponta para uma “erosão da democracia” no Brasil, ocasionada pela falta de políticas responsáveis da gestão Bolsonaro, que tem entregado diversos cargos a militares e, em contrapartida, tem atacado a imprensa e organizações da luta pelo direitos humanos e de proteção do meio ambiente. 

“Essa abordagem de confronto alienou potenciais aliados no Congresso de tendência conservadora e prejudicou a capacidade do Brasil de enfrentar sérios desafios, como a pandemia de Covid-19 e o desmatamento na Amazônia brasileira. Ele também colocou um estresse adicional no país já sobrecarregado contra as instituições democráticas”, prosseguiu.

O texto também destaca as desigualdades econômicas, que colocam em xeque o crescimento brasileiro desde 2014, agravado pelos governos de Michel Temer (MDB) e Bolsonaro.

“Após um período de forte crescimento econômico e aumento de influência internacional durante a primeira década do século XXI, o Brasil tem lutado com uma série de crises domésticas nos últimos anos. Desde 2014, o país passou por uma profunda recessão, taxa recorde de homicídios e escândalo de corrupção em massa”, pontuou.

Com informações do Metrópoles. 

Redação

Redação

View Comments

  • Só agora, grande irmão do norte!?
    quem vê assim pode pensar que o grande irmão nunca contribuiu para o Brasil pós golpe ficar com duas faces de governança, uma vergonhosa e outra muito estimulante aos seus interesses

  • Palhaços! O sujeito que ocupa a presidência da República só ameaça a democracia porque houve um golpe de Estado onde os falcões do Norte, como sempre,estavam patrocinando.
    Essa gente não presta.
    Destruíram o Afeganistão, o Iraque,a Líbia e tentaram com a Síria e o Irã e Venezuela e ainda estão tentando.
    Com o Brasil a coisa é diferente: no lugar de destruir eles se aproveitaram da escória pós- golpe e estão pegando tudo que interessa.
    Se tem alguém que ameaça a democracia no mundo Esse alguém são os falcões do Norte.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago