Notícia

Série da TVGGN, ‘Sangue nas Mãos’ revela detalhes da ação de empresas aliadas da ditadura

A série Sangue nas Mãos, da TV GGN, já está com quase todos os episódios disponíveis no canal do youtube. [Você pode conferir a playlist completa aqui]

A produção é feita por Icaro Brum, Carla Castanho e Isadora Costa, do GGN, com base no estudo “A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a ditadura”, dirigido pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

A pesquisa, realizada de outubro de 2021 a abril deste ano, traz à tona como empresas estatais e privadas foram cúmplices da ditadura instaurada no país a partir do golpe de 1964.

As entrevistas realizadas com os coordenadores das empresas investigadas mostram de forma detalhada a colaboração com o regime militar na repressão aos trabalhadores, que tiveram inúmeros direitos trabalhistas violados, sofreram episódios inenarráveis de tortura, perseguição e morte. 

As empresas em questão foram Companhia Siderúrgica Nacional, Josapar, Folha de S. Paulo, Itaipu, Paranapanema, Fiat, Aracruz, Petrobras, Cobrasma e Cia Docas de Santos.  

Episódios disponíveis

O primeiro episódio da série aborda a luta dos sindicalistas e trabalhadores da CSN, que se opuseram ao golpe militar de 1964 e sofreram consequências que deixaram sequelas até hoje. Além de corroborar com prisões arbitrárias de metalúrgicos, a CSN adotou uma polêmica política institucional racista contra seus empregados negros. 

No segundo episódio a empresa da vez é a Josapar, uma das maiores no ramo do agronegócio na atualidade, que, durante a ditadura militar, cometeu diversos crimes contra os direitos humanos de camponeses situados na cidade de Viseu, no norte do Pará. Homens e mulheres foram torturados e assassinados pela guarda privada da empresa, além de serem perseguidos pela resistência que levantaram contra os abusos e grilagem de terras por parte da empresa.

Na terceira produção, a Companhia Brasileira de Material Ferroviário (Cobrasma), empresa privada que conseguiu faturamento milionário durante o período militar e se aliou, expressamente, aos militares para repressão de greves e violação dos direitos dos trabalhadores. 

No 4º episódio, sobre a FIAT na ditadura, é revelado o sistema de vigilância que a empresa mantinha para controlar trabalhadores, um deles, inclusive, foi morto ao tentar fugir do sistema de repressão. 

No 5º episódio, a Itaipu, empresa binacional fruto de um acordo entre Brasil e Paraguai construída no período militar, que serviu à repressão com apoio financeiro e a construção de carros blindados. 

Já no 6º capítulo, a empreiteira Paranapanema, aliada da ditadura militar ao cometer diversos crimes contra os direitos humanos. Durante a construção da Transamazônica, a empresa escravizou indígenas da região e torturou trabalhadores em um canil de cachorros.

No 7º episódio, a Petrobras, hoje empresa estatal de capital misto, caracterizada pela forte presença de militares desde sua origem, foi protagonista de um sistema de trabalho que taxava seus trabalhadores com termos homofóbicos e não comunicava as famílias sobre as prisões de seus entes. 

O 8º episódio da série, que estreia neste domingo, narra a colaboração da Aracruz, que contou com benefícios do governo para expandir seus negócios, e, para nada atrapalhar, atingiu terras indígenas e comunidades quilombolas

Em breve, os dois últimos episódios da série. Um deles, sobre a Companhia Docas de Santos, que à medida que expandia seus negócios, deixa claro a precarização do trabalho ao não ampliar a mão de obra. Por último, a Folha de S. Paulo, que cede veículos para a realização da Operação Bandeirante e sustenta uma posição pró-governo em seus editoriais. 

Leia também:

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

Recent Posts

Tarcísio usou operação contra o PCC para acelerar privatização da Sabesp

Presidente da Câmara era contrário ao projeto, mas voltou atrás ao ser citado como testemunha…

4 horas ago

Governo federal suspende dívida do Rio Grande do Sul por três anos

Isenção dos juros incidentes sobre o estoque da dívida vai liberar mais R$ 11 bi…

5 horas ago

Lula vai anunciar novas medidas de apoio aos cidadãos do Rio Grande do Sul

Vítimas das enchentes devem receber auxílio financeiro imediato, além da inclusão no programa Bolsa Família

5 horas ago

Ex-advogado de Trump confirma pagamento de propina a atriz pornô

Em meio ao julgamento de ex-presidente, Michael Cohen diz que pagou US$ 130 mil do…

6 horas ago

TV GGN Justiça discute estratégias para recuperação financeira no RS

Medidas como a liberação do FGTS e a suspensão de prestações habitacionais amenizam os desafios…

7 horas ago

As margens não são plácidas: um dia tudo transborda, por Maria Betânia Silva

O fenômeno da manipulação de fatos e produção de mentiras se instaurou como a nossa…

7 horas ago