Por Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral
Conhecer a criança e a cultura da infância a partir do brincar. Esse é o principal objetivo do Território do Brincar, projeto coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks. A partir de um trabalho de escuta dos repertórios de brincadeiras de crianças de diversas localidades brasileiras, a dupla promove o intercâmbio de saberes, registros e difusão da cultura infantil.
Leia +: O potencial educativo das brincadeiras
O trabalho de observação e registro das brincadeiras já havia sido iniciado por Renata junto às comunidades da Amazônia, em 1999, por meio do então Projeto Bira. Em 2012, essa experiência foi redesenhada prevendo visita a novos territórios e assim se consolidou o Território do Brincar, com a parceria de algumas escolas e do Instituto Alana.
Diário de viagem
As visitas da dupla incluem territórios dos mais diversos – comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral do Brasil. A cada imersão, Renata e David usam da mesma estratégia: se aproximam das crianças em um momento de brincadeira e não interferem na dinâmica da mesma, apenas a registram, justamente porque o que interessa aos pesquisadores é a forma regional e autêntica que cada uma delas têm de se divertir. A participação dos pesquisadores surge no momento de construção dos brinquedos, em muitas regiões feitos de forma manual, que também diz de um repertório e criatividade característicos da cultura local.
Leia a experiência completa aqui.
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