Traumas na infância e na idade adulta geram “declínio cognitivo maior”

Do Medical Xpress

Indivíduos que sofreram traumas na infância e na idade adulta podem experimentar um declínio cognitivo maior à medida que envelhecem do que indivíduos que não sofreram trauma, descobriu um novo estudo.

A pesquisa, publicada em junho no Journal of Traumatic Stress , também descobriu que o trauma recente sofrido na vida adulta tem um impacto maior em alguns aspectos do funcionamento cognitivo do que o trauma na infância.

“Descobrimos que quanto mais eventos adversos experimentados, como o divórcio de seus pais ou a morte de um dos pais, maior será o declínio cognitivo “, disse Margie Lachman, professora de psicologia de Minnie e Harold Fierman, co-autora do estudo com graduada em psicologia estudante Kristin Lynch MS ’18.

Lynch, que obteve seu mestrado em psicologia em um ano no laboratório de Lachman, foi a primeira autora do artigo de jornal. Sua tese explorou o efeito da exposição ao trauma ao longo da vida na relação entre idade e religiosidade

Os pesquisadores estudaram cerca de 2.500 adultos, com idades entre 28 e 84 anos, entre 2004 e 2013. Os participantes fizeram parte do estudo Midlife Development in the US ( MIDUS ), um estudo longitudinal nacional de saúde e bem-estar na idade adulta.

Os participantes receberam uma lista de 12 eventos potencialmente traumáticos e perguntados se eles experimentaram algum, e quão negativamente eles foram afetados.

Os eventos na lista incluíam divórcio ou morte de um dos pais durante a infância, abuso emocional ou físico, álcool ou drogas dos pais, experiência de combate e perda de uma casa por incêndio, inundação ou desastre natural. Para que qualquer um deles fosse considerado traumático, os entrevistados precisavam indicar que eles causaram sofrimento emocional grave.

Os indivíduos também responderam a uma série de perguntas que testaram suas habilidades cognitivas em duas áreas: funcionamento executivo (FE) e memória episódica (ME). EF refere-se a habilidades como foco de atenção, planejamento, solução de problemas e multitarefa. O teste de EM envolveu lembrar informações recentemente aprendidas.

Os cientistas compararam os resultados de indivíduos que disseram ter vivido traumas com aqueles que indicaram que não, e testaram seus EM e EF ao longo de nove anos.

Os entrevistados que disseram ter experimentado eventos mais traumáticos mostraram maiores declínios tanto na EF quanto na EM.

Lachman disse que isso pode ser porque o trauma foi associado ao estresse e à depressão, os quais são conhecidos por prejudicar o funcionamento cognitivo. O trauma também está relacionado a doenças metabólicas, inflamação e interrupção do sistema imunológico do corpo, que também são conhecidos por prejudicar o desempenho do cérebro.

Lynch enfatizou que sofrer trauma não significa automaticamente que um indivíduo sofrerá maior comprometimento cognitivo mais tarde na vida. O impacto do trauma varia e algumas pessoas são mais resilientes ou recebem tratamento que pode mitigar os efeitos.

Lynch, que agora é Ph.D. estudante do John Jay College of Criminal Justice, em Nova York, também disse que os efeitos do declínio cognitivo podem ser sutis e passar despercebidos. “Pode não parecer que há um efeito no seu funcionamento diário”, disse ela.

Lachman e Lynch também analisaram se a infância ou as experiências traumáticas mais recentes tiveram um efeito maior na cognição. Eles descobriram que indivíduos expostos ao trauma mais tarde na vida tiveram um declínio maior na FE do que aqueles cujo primeiro evento traumático ocorreu mais cedo na vida. A quantidade de declínio no EM não variou com base em quando o evento ocorreu na vida, uma descoberta que os pesquisadores disseram que exigia mais estudos.

Lachman especulou que pode haver mais oportunidades de recuperação de um trauma que ocorreu anos antes, na infância. Ela disse que as crianças podem ter maior probabilidade de receber intervenções de apoio ou a maior plasticidade de seus cérebros pode torná-las mais propensas a se adaptarem a longo prazo.

Redação

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