Veja: a volta dos que nunca se foram e o caso Celso Daniel, por Luis Nassif

Marcos Valério, lá de Belo Horizonte, informa que Lula mandou matar Celso Daniel. É a velha Veja de volta, com a mesma falta de criatividade, com os mesmos roteiros cinematográficos, em torno dos mesmos vilões e dos mesmos factoides.

É a revista que anunciou que as FARCs iriam invadir o Brasil, que Cuba mandava dólares para o PT em garrafas de rum, que milhares de dólares entravam em envelopes no Palácio do Planalto. A revista se autodestruiu, tentou se refazer, mas a síndrome do escorpião falou mais alto.

Não adianta. O preço do subdesenvolvimento é elevado.

No Estadão, espalha-se o terror, de que a saída de Lula irá promover a radicalização entre esquerda e direita, o Alto Comando está incomodado e o país pegará fogo. Anuncia-se que a grande aposta branca, Luciano Huck, será prejudicada com a polarização e apenas Bolsonaro terá a ganhar.

No Supremo Tribunal Federal (STF), no fim da sessão, o presidente Dias Toffoli alerta que, como presidente, terá que pensar seu voto sobre a 2ª instância com menos liberdade do que teria apenas como Ministro.

Enfim, a marcha da insensatez não encontrou seu ponto de retorno. Ainda prosseguirá por algum tempo a guerra insana pelo poder, enquanto Bolsonaro e Guedes vão desmontando, peça por peça, qualquer veleidade de projeto de país.

Na vizinhança, Chile, Venezuela, Argentina, Peru, Equador pegam fogo, com a falta de sensibilidade das políticas públicas, o descuido total com o bem-estar dos cidadãos. Há a necessidade premente de reconciliação nacional, em todos os níveis, de desarmar o ódio, buscar os pactos.

A guerra intestina produziu Bolsonaro e seu exército de zumbis, desmontou políticas públicas que levaram décadas para serem montadas, espalha a selvageria por todos os cantos do país.

Mas os poderes institucionais – com destaque para a mídia – persistem no vale tudo e na marcha da insensatez.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Parece que a Veja, o Estadão e o Globo desejam o mesmo fim do jornal El Mercúrio do Chile. Seria uma forma de sair da crise recebendo grandes indenizações das seguradoras.

  • Aos poucos o preço vai sendo ajustado e tudo volta como dantes nos castelo de Abrantes.Era só uma questão de preço. A mídia porca e golpista do Brasil sempre será porca e sempre será golpista.
    Só uma questão de preço!

  • Interessante sairem com essa capa e chamada no fim de semana do aniversario de Lula e quando o STF parece propenso a enfim a cumprir o que diz a Constituição.
    Eh incrivel como a Veja coloca Marcos Valério como alguém muito proximo a Lula, quase como um secretario particular, faz tudo, até se livrar de um empresario, que estaria chantageando o então presidente.
    Dialago descrito pela Veja entre Valério e o promotor:
    O promotor também perguntou sobre as relações financeiras do empresário com o governo e com o ex-presidente Lula:

    “— O caixa que o senhor administrava era dinheiro de corrupção?”
    “— Caixa dois e dinheiros paralelos de corrupção, propina e tudo.”
    “— Do Governo Federal?”
    “— Sim, do Governo Federal.”
    “— Na Presidência de Lula?”
    “— Na Presidência do presidente Lula.”
    “— Pagamentos para quem?”
    “— Para deputados, para ministros, despesas pessoais do presidente, todo tipo de despesa do Partido dos Trabalhadores”.
    A PF, que desde a época de FHC, tem investigado esse caso, até hoje não sabe realmente quem mandou matar Celso Daniel ou não quer revelar o que sabe ?

    • Desde a morte do "Sombra", que eles dizem que o caso se encerrou. Mas a verdade é que estão sempre procurando uma brecha para voltar à essa historia e deixar a sombra da duvida de que o PT, Dirceu e Lula estão por tras do assassinato de Celso Daniel. Tem gente que acredita nisso.

  • Toffoli anunciou seu voto logo após Rosa Weber declarar o seu. O comentário elogioso sem pé nem cabeça foi um recado nas entrelinhas que voltará afavor da prisão após julgamento em segunda estância. Podem escrever.

  • Quem decidirá no STF não é Tofolli é Gilmar. Tudo tem indicado que ele votará contra a prisão em segunda instância. Se ele confirmar Tofolli vai com ele, jamais contrariará o chefe, e o resultado será pelo menos de
    6 x 5. Do contrário será 7 x 4 a favor dos punitivistas.

    • Pois é, mas o Gilmar adoraria o Lula preso ad aeternum. Porém, para ser coerente vai votar pela obediência à Constituição. Algo me diz que ele já terceirizou para o seu subalterno o voto que ele não pode dar...

  • Não foi o Lula quem achatou a Terra e deu origem à teoria da Terra plana? Se não foi ele então foram os filhos dele.
    Lula será perseguido até depois de sua morte. E ainda chamam o capitão débil mental de mito.
    A verdade é que essas fakenews só servirão para dar mais força para o Lula voltar à presidência deste país, só que dessa vez, menos ingênuo, sabendo bem quem são seus inimigos de fato.

  • Pag. 28
    Em 1914, certamente não era a ideologia que dividia os beligerantes, exceto no fato de que nos dois lados a guerra tinha de ser travada mediante a mobilização da opinião pública, isto é, alegando algum profundo desafio a valores nacionais aceitos, como o barbarismo russo contra a cultura alemã; a democracia francesa e britânica contra o absolutismo alemão, ou coisas assim. Além disso, houve estadistas que recomendaram algum tipo de acordo de compromisso mesmo fora da Rússia e da ÁustriaHungria, que pressionavam seus aliados nesse sentido com crescente desespero, à medida que a derrota se aproximava. Por que, então, a Primeira Guerra Mundial foi travada pelas principais potências dos dois lados como um tudo ou nada, ou seja, como uma guerra que só podia ser vencida por inteiro ou perdida por inteiro? O motivo era que essa guerra, ao contrário das anteriores, tipicamente travadas em torno de objetivos específicos e limitados, travavase por metas ilimitadas. Na Era dos Impérios a política e a economia se haviam fundido.

  • Mais uma vez o Nassif é profundamente desonesto com a Venezuela. Neste caso, por incluí-la na mesma lista que o Chile, Peru, etc. É lamentável

Recent Posts

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

29 minutos ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

1 hora ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

1 hora ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

2 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

2 horas ago

Tragédia no RS revela falta de coordenação e falência dos serviços básicos, diz Fernanda Melchionna ao GGN

Deputada foi a única parlamentar gaúcha a destinar emendas para o Rio Grande do Sul…

2 horas ago