História da Lava Jato será a história do sistema corrompido vencendo o sistema de investigação, diz Fachin

Jornal GGN – Em entrevista veiculada com exclusividade pelo Estadão neste sábado (13), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, disse que decisões que serão tomadas nos próximos “dias ou meses” definirão o modo como a Lava Jato entrará para a história. Mas, em sua visão, tudo indica que a hist´pria será a mesma da operação “Mãos Limpas”.

“É a história de uma derrocada, em que o sistema impregano pela corrupção venceu o sistema de apuração de investigação e de condenação dos delitos ligados à corrupção. Portanto, esse é o diagnóstico que eu faço”, disse o relator da Lava Jato no Supremo.

Na última segunda-feira (8), Fachin ajudou a escrever um novo capítulo da Lava Jato quando acolheu um habeas corpus movido pela defesa de Lula em novembro de 2020 e anulou todas as condenações e ações penais que tramitavam em Curitiba contra o ex-presidente. Fachin entendeu que a 13ª Vara Federal não era o foro apropriado para discutir as acusações contra Lula e remeteu os autos para a Justiça do Distrito Federal.

Dessa forma, o ministro achou que poderia evitar o julgamento do habeas corpus que trata da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, mas ficou vencido pela Segunda Turma do Supremo, que decidiu, por 4 votos a 1, continuar a discussão no dia seguinte, terça (9).

O julgamento da suspeição foi paralisado pelo pedido de vistas do ministro Kassio Nunes. A ministra Cármen Lúcia sinalizou que será a última a proferir seu voto. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, à luz das mensagens de Telegram, votaram pelo reconhecimento da parcialidade de Moro. Fachin, como sempre alinhado à Lava Jato, é contra o HC.

Questionado sobre o que acha das mensagens reveladas pela Vaza Jato, Fachin respondeu ao Estadão: “Eu não acho que a provailícita pode ser varrida para debaixo do tapete, agora é preciso saber o que fazer com ela.”

Redação

Redação

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

34 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

48 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago