Operação Lava Jato

Toffoli restabelece decisões de Appio na Lava Jato

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nula as decisões da Correição Parcial que tramita no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que havia suspendido ordens do juiz Eduardo Appio, então titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, em processos da extinta Operação Lava Jato. 

Em março, Appio suspendeu o bloqueio de bens e valores do empresário Márcio Pinto de Magalhães, ex-representante da empresa Trafigura, comercializadora de petróleo mundial, no Brasil. 

Na decisão, o magistrado atendeu ao argumento da defesa contra a juíza Gabriela Hardt, ex-substituta da 13ª Vara. Segundo os advogados, a magistrada demonstrou “animosidade” contra os acusados e “associação” com a extinta força-tarefa.

Contudo, em setembro, a 8ª Turma do TRF-4 anulou todas as decisões de Appio à frente da 13ª Vara, sob a alegação de que ele seria “suspeito” nos casos. No mesmo mesmo mês, Toffoli derrubou esta decisão, que considerou “ilegalmente exarada”

Neste cenário, a defesa de Magalhães também acionou o STF, que na última terça-feira (19), reconheceu que o TRF-4 não respeitou o devido processo legal e suprimiu o direito de ampla e prévia defesa de todos os envolvidos no tal processo. 

Esses gravíssimos fatos já seriam suficientes para a anulação integral da decisão proferida na exceção de suspeição, mas não é só. Como visto, constata-se que o relator da exceção de suspeição descumpriu frontal, consciente e voluntariamente reiteradas decisões desta Suprema Corte. Esse panorama revela o ambiente em que estão imersos os casos da operação Lava Jato e comunica-se, de igual modo, com o afastamento cautelar do magistrado Eduardo Fernando Appio“, escreveu Toffoli. 

Em outubro, diante dos embates no tribunal, Appio desistiu de tentar sua recondução à 13ª Vara e pediu sua remoção para a 18ª Vara Federal de Curitiba (PR), por meio de uma audiência de conciliação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

8 horas ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

8 horas ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

9 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

10 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

11 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

13 horas ago