Opinião

Freio de arrumação, por Ricardo Mezavila

Freio de arrumação

por Ricardo Mezavila

Com o ponto de referência cada vez mais distante e desaparecendo nas cinzas do fascismo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro buscam nos rescaldos o que pode vir a ser uma ‘nova’ corrente política, afastada da extrema direita e do radicalismo violento dos fanatizados. 

Uma coisa é certa, o antipetismo continuará a ser abastecido nas cartilhas ideológicas e nas narrativas que colocam a corrupção no epicentro de todos os problemas.  

Se a guerra contra o PT continua, o que pode ser diferente? 

A dessemelhança fica por conta da aceitação de que o governo anterior foi um desastre em diversas áreas como saúde e meio-ambiente. Na economia, a responsabilidade pela mediocridade, pesa nos ombros de Paulo Guedes, ex-guru liberal, que agora é visto como um ministro que atuou em causa própria, principalmente nos conflitos de interesses relacionados a suas participações em offshores. 

Para essa gente que ainda tenta escapar da fornalha, que percebeu que não vale a pena ranger os dentes, Bolsonaro agora é um imbecil, desqualificado, um político rastejante que empurrou as Forças Armadas para o descrédito frente à opinião pública. 

Podem acreditar que esses adjetivos estão sendo utilizados para resumir o ex-presidente, pela própria claque que o colocou no altar. A percepção disso pode servir de base para um novo tempo de debates civilizados, como eram no passado entre a direita, o centro e a esquerda. 

Como ninguém sobrevive sozinho na política, Partidos da direita histórica como o PSDB, tendem a ganhar fôlego com os novos rumos e a demanda no desembarque extremista radical. 

A sociedade brasileira não pode mais aceitar que líderes de anjos caídos e com chifres de carneiro voltem a protagonizar a barbárie.  

A CPMI dos atos golpistas e as investigações de uma Polícia Federal independente, são os freios de arrumação para a reorganização brusca que vai recolocando o país em modo de democracia.  

Ricardo Mezavila, cientista político

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepauta@jornalggn.com.br. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Redação

Redação

View Comments

  • A chegada de Lula à Presidência, em 2003, trouxe-me um certo alívio. O mundo - quase - perfeito na política nacional se materializaria: o embate central de país ocorreria, doravante, sob o domínio, máxime, das Centro-Direita e Centro-Esquerda. Algum radical, de um ou outro espectro, só para apimentar o debate; alertar os preguiçosos; acomodados. E só. Mas o Mário tinha morrido em 2001; e o Brizola se foi em 2004, deixando PSDB e PDT sem comando, à sanha de lideres menores e até liderecos, nem sempre com poder de moderação suficiente; e no PSDB, pior, pusilânimes e invejosos como FHC, e a extrema decepção mineira (logo de Minas, que não pode falhar), Aécio Neves; e até peçonhentos, estritamente provinciais como o ganancioso e invejoso Zé Serra. Acabou-se o sonho do PSDB; feriu-se gravemente o PT e o país, já que para destruírem o PT foram até o baixíssimo meretrício (com o perdão das putas) que deixou o país em situação de extrema vulnerabilidade. BEM, a direita, especialmente os criminosos e selvagens da Extrema-Direita ganharam seu grito de guerra: "Lula é ladrão!" Pouco importa o quanto venha se provar sua honestidade. O "PT é ladrão", idem. SOBRE ESSE RETORNO DO PSDB... duvido. Acabou. Suicidado e autossepultado. E agora é correr atrás de corrigir, ao menos em parte, a burrice, motivada por intenso ódio de se sentir "impotente frente a um grupo de 'ex-escravos'", analfabetos ou "analfabetizados".

  • Só havera freio de arrumação quando militares de alta patente e golpistas forem presos

    Heleno, villas boas, pazzuelo, mourão, etc, etc

    Se não forem presos, nova fornada de generais vão dar outro golpe logo ali

Recent Posts

Avanço militar de Israel em Rafah desloca 450 mil palestinos

Palestinos buscam novos refúgios, enquanto a ajuda humanitária é interceptada por colonos israelenses ultra-direitistas

15 minutos ago

MPF denuncia cinco envolvidos na morte de Carlos Marighella

Quatro ex-agentes e ex-perito do IML tiveram ligação em ação executada por agentes do Dops…

38 minutos ago

Alvo de críticas por violência obstétrica e erros médicos, Saúde de SBC justifica terceirização por “escassez de médicos”

Durante oitiva, primeira vítima que denunciou os casos de negligência médica em SBC recebeu ligação…

44 minutos ago

Como a Alvarez & Marsal, que vai gerir a crise em Porto Alegre, capitaliza com desordens e tragédias naturais

"Especialista em reviravoltas", A&M foi contratada para ajudar cidades americanas em crise, mas acabou impulsionando…

1 hora ago

Um regime de guerra global, por Michael Hardt & Sandro Mezzadra

Está surgindo um regime de guerra global – no qual a governança e administrações militares…

1 hora ago

Setor de serviços fecha março com 0,4% de avanço

Crescimento foi influenciado pelo segmento de informação e comunicação, segundo IBGE; alta ante primeiro trimestre…

2 horas ago