Em movimento inédito, fundações ligadas ao PSDB e PT se reunirão em SP

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, convidou os  Institutos Fernando Henrique Cardoso (IFHC) e Teotônio Vilela, ligados ao PSDB, para participar de um debate sobre pesquisa com eleitores da periferia de São Paulo.
“Essa aproximação entre PT e PSDB para um diagnóstico sobre as concepções da sociedade é muito positivo”, afirmou Edinho Silva, ex-ministro da Comunicação Social no governo Dilma. Para ele, pode ser construída uma agenda que leve à recuperação da política, mesmo com as divergências entre os dois grupos.

“A crise torna o ambiente mais sensível a este contexto em que não há soluções estabelecidas e existe insegurança até em relação à realização das eleições de 2018”, diz Pochmann.
Leia mais abaixo:
Do Estadão
Encontro, no dia 18, em SP, vai discutir pesquisa feita na periferia e marca aproximação entre as duas siglas
Em um movimento classificado como inédito por petistas e tucanos, dirigentes dos braços teóricos do PT e do PSDB se reunirão no próximo dia 18 na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, para um debate político.
Partiu de Marcio Pochmann, presidente da Perseu Abramo, ligada ao PT, o convite para os Institutos Fernando Henrique Cardoso (IFHC) e Teotônio Vilela, ligados ao PSDB. A pauta será uma pesquisa qualitativa feita pela fundação entre ex-eleitores da sigla na periferia de São Paulo.
O resultado mostrou que, para uma parcela deste segmento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o apresentador Silvio Santos e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), têm perfis semelhantes. O significado do encontro, porém, é mais amplo. “Precisamos de uma agenda para deixar o Brasil mais contemporâneo. Um dos pontos convergentes pode ser a reforma política”, disse José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela.
Superintendente do IFHC, Sérgio Fausto minimiza o efeito político da iniciativa. “Li o estudo e aceitei o convite, mas represento uma fundação que não é partidária.”
A reunião, porém, é feita em um momento de distensão política entre tucanos e petistas. Passada a polarização durante o impeachment de Dilma Rousseff, as duas siglas falam hoje em “salvar” a política e destravar o Brasil.
Em entrevista recente ao Estado, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou sobre a dificuldade de diálogo com o PT em seus 8 anos de governo, contou sobre a boa relação pessoal que manteve com Lula e defendeu o diálogo entre as duas forças políticas, mas com uma ressalva: “Ou a conversa tem uma agenda e ela pode se tornar pública, ou vira um conchavo que morre na hora”.
Segundo o tucano, um tema nacional é o sistema partidário que, de acordo com ele, não funciona. “Ninguém governa com tantos partidos. Quer discutir isso? Então, tem pauta.”
Diagnóstico. O posicionamento do PSDB diante do convite animou vários petistas. “Essa aproximação entre PT e PSDB para um diagnóstico sobre as concepções da sociedade é muito positivo. Que seja o primeiro passo para a construção de uma agenda que, mesmo com todas as divergências políticas, o que é natural em uma democracia madura, nos leve a reformas e à recuperação da política. Caso contrário, a saída para a crise será no campo do autoritarismo”, disse o ex-ministro da Comunicação Social Edinho Silva.
Para Marcio Pochmann, da Perseu Abramo, a intensidade da crise política abre espaço para o debate. “A crise torna o ambiente mais sensível a este contexto em que não há soluções estabelecidas e existe insegurança até em relação à realização das eleições de 2018. Neste horizonte de crise sem solução imediata, vamos reunir a inteligência brasileira para pensar o Brasil além do curtíssimo prazo”, afirmou.
Ponte. No PT, o debate é visto como a possibilidade de reconstrução de uma ponte de diálogo entre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. Há anos interlocutores comuns tentam reabrir os canais entre as duas lideranças políticas. “No começo de 2015, falei com os dois, ambos aceitaram, mas as coisas não foram para frente”, disse o economista Luiz Gonzaga Belluzzo.
As tentativas se intensificaram nas últimas semanas, diante da possibilidade de que a crise política acabe tragando todo o sistema partidário e político.
Pessoas com bom trânsito tanto com Lula como com FHC argumentam que com a ampliação das investigações da Lava Jato – antes restritas ao PT – para lideranças do PSDB, os tucanos também passaram a ter interesse no diálogo.
Na visita que FHC fez a Lula no Hospital Sírio-Libanês, em janeiro, na véspera da morte da primeira-dama Marisa Letícia, os dois ex-presidentes falaram sobre a necessidade de encontrar saídas para a crise. E ficaram de voltar a conversar. A partir de então, o grupo de interlocutores comuns entrou em campo.
Redação

Redação

View Comments

  • .

    Por essas e outras é que há alguns meses me desfiliei do PT. O PSDB fod*u com o PT o quanto pôde, e agora vão fazer debatezinho com essa pulharada canalha dos Tucanos? Vão passar de graça atestado para aquela fascistada que diz que "são todos iguais"?

    Já vi que o republicanismo do PT é patológico, além de suicida. Já dizia meu avô, na sua rude sapiência: "quem morre de gosto não fede!"...

     

  • "Pessoas com bom trânsito
    "Pessoas com bom trânsito tanto com Lula como com FHC argumentam que com a ampliação das investigações da Lava Jato – antes restritas ao PT – para lideranças do PSDB, os tucanos também passaram a ter interesse no diálogo." Lula bem conhece o PSDB "ser escorpião faz parte da sua natureza", desde a cpi do mensalão quando o bco era mineiro, o publicitário mineiro, a praça era mineira, a agência era mineira...só quem "não foi mineiro" foi o Gov. de Minas/Aécio e Azeredo. E ninguém se habilita "a comer Aécio".   Agora que "chega" no PSDB, interessa e NÓS LHES PROPICIAREMOS UMA "ANISTIA"? ...peraí que vou ajoelhar no milho, no cantinho, e CHORAR.  COM GOLPISTAS (os ativos e os passivos) NÃO SE CONVERSA, DEIXA-SE À PRÓPRIA SORTE.  

  • correto debate. ótimo convite

    correto debate. ótimo convite e só poderia sair de uma entiodade maior mesmo como a fundação perseu abramo

    tácito será a todos a pequenez das açoes psdBESTAS. o tamanho do PT e como esse é muito mais e muito maior do q o partido do filho do general ali.

    ótimo momento será esse. precismos de mais destes. converssar é o caminho.

    tudo se esclarece.

    talvez  efeagá possa explicar de onde tirou o dinheiro pro seu ape em paris...

    se ele concorda q serginho é justo ao quebrar sigilo de lula e parentes mas não dos demais citados do psdb.... mesmo havendo mais citações, indicios e evidências de enriquecimento ilicito por parte das figuras como serra(21 milhoes ) , aécio (furnas, andrea, NY e tantas outras).

    blz, vai se preparando efeagá, pq naquela da aljazera vc pareceu um infante nervoso e sem base. fica a dica!

  • Tarde demais.A política
    Tarde demais.

    A política partidária se desmoralizou de vez.

    Os discursos apolíticos e antipartidários são vencedores sempre que a desmoralização ocorre.

    Vejam os discursos e os momentum que levaram às vitórias, Collor, Berlusconi, Trump, e mesmo a imagem de não políticos que tinham à época de suas eleições, Dilma e Dórea.

    Bolsonaro vem aí, aguardem.

    • Prezado Assis,

      Faz tempo que quero postar aqui o que penso a respeito do Bolsonaro 2018, vou aproveitar o seu oportuno gancho. Não acredito nem por um segundo na candidatura Bolsonaro. Ele agride, ofende, faz o que faz contra índios, negros, homossexuais, mulheres amparado por duas  prerrogativas: a imunidade parlamentar e o foro privilegiado. Sem isso, o leão vira gatinho, não passa de um covarde. É deputado federal desde 01.02.1991, está cumprindo o sétimo mandato consecutivo. Arriscar-se numa campanha presidencial com apenas 11% de intenções de votos, perder e ficar sem mandato, é um risco monumental que ele não vai correr de jeito nenhum, ficar exposto como cidadão comum. Bolsonaro é demais até para a uma parcela considerável da direita xucra. Acredito em Bolsonaro se e somente se ele preencher os dois requisitos cumulativamente: a) entrar 2018 com mais de 35% de intenções de votos; e b) a Globo abrace a sua candidatura. Daí ele tem coragem de entrar na disputa, do contrário vai preferir o conforto da Câmara por mais um mandato, que é a maior moleza; 

      • Bolsonaro

        Se você sabe ler, e sei que sabe ler, pois escreve bem, verá que Bolsonaro não ofendeu índios nem negros. Bolsonaros disse que quilombolas não gostam de trabalhar, e demarcar terras para eles não produzirem nelas não leva a lugar nenhum. O mesmo ocorre com terras demarcadas, onde os índios nada produzem (índios que tem celular e caminhonetes). É mentira? 

        Usar esse comentário para acusá-lo de racismo não é correto. Pois, nem todos descendentes de índios vivem em reservas e nem todos negros sao quilombolas.

        Se a Globo aceitar sua candidatura, Bolsonaro só será mais uma decepção. Algo de errado haverá nele.

         

         

  • Doravante verão FHC ir para

    Doravante verão FHC ir para os jornais lançar confetes em si mesmo. 

    FHC tem 283 espelhos em casa. 

  • Se as agressões fossem

    Se as agressões fossem esquecidas e se o País estivesse acima dos interesses partidários e pessoais uma reunião entre os dois partidos seria interessante. Não há melhor nem pior nessa história o golpe foi dado e o que nos resta é retomar o crescimento tendo como foco uma distribuição mais justa, visando  o mais necessitado. Se continuarmos nas mãos do PMDB perderemos mais ainda e pior, sujeitos a paraquedistas tipo Doria ou Bolsanaro.

    • O PMDB Está aplicando a

      O PMDB Está aplicando a política do PSDB.

      Não existe diálogo possível com o PSDB.

      E se o PT tentar, que os dois queimem com a fúria da população.

       

  • A experiência com os bandidos do pmdb não foi suficiente

    Lá vai o Lula e o PT se unir novamente aos delinquentes do psdb.

  • Os punhais nas costas do Lula

    Não há mais espaço nas costas do Lula para tantos punhais: Gilmar Dantas Neves, Tofolli, todos os deputados e senadores, governadores, Otavinho (para quem continua mandando regularmente artigos assinados), enfim, a lista é norme para tantos traidores. Mas sempre cabe mais um punhal naquelas imensas costas. Afinal, ele continua chamando o presidente do TSE e ministro do STF de "meu amigo Gilmar". 

  • Em movimento inédito, fundações ligadas ao PSDB e PT se reunirão

    Tenho sido aconselhada a deixar de me interessar por política, pela qual tenho um interesse além do normal. Quando vejo uns quadros desses, Lula se umir com fernando henrique, renan tentando se aproximar de Lula por pura canalhice, ciro gomes falar mal de Dilma, xingar o Lula em vídeo, fico pensando, realmente estou sendo tola. Depois de tudo que passou, o Lula aceitar se ligar a essa camarilha, esse fhc asqueroso, vem o desencanto. É desanimador. Tantos lutando pela democracia e vêm um quadro desses. Depois reclamam do eleitor.
    Por que até agora não vi a esquerda se interessar pela comprovação do voto? Ganha o Lula e volta esse congresso e câmara cheios de ratos, corruptos, ladrões e continua o mesmo blá, blá, blá. Evidente que a maioria da direita, até alguns de esquerda, foram eleitos por urnas fraudadas. 
    Eu é que estou errada. O teatro será o mesmo e ..."Assim caminha a humanidade"...

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

5 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

6 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

6 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

7 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

8 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

8 horas ago