Petróleo e Gás

Desabastecimento do diesel: Presidente da Petrobras anuncia o risco oficialmente ao governo

“Elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”, é a constatação de ofício enviado pelo próprio presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, ao governo federal. O documento foi resultado de uma decisão do Conselho de Administração da Petrobras.

“Diante do cenário de escassez global de diesel e do cronograma de paradas programadas das refinarias —apesar dos melhores esforços da companhia, a Petrobras entende que há elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”, traz o ofício.

“Adicionalmente, há também grandes incertezas quanto aos níveis das cotações internacionais do produto nessa conjuntura de escassez”, completa.

A estatal comunicou não somente a Agência Nacional do Petróleo, como também o Ministério de Minas e Energia do governo de Jair Bolsonaro.

No alerta, Coelho explica que o combustível está, hoje, com os mais baixos estoques desde 2018 do mercado americano, que é o principal exportador para o Brasil. Cerca de um terço da demanda brasileira por diesel é importada dos EUA.

Ainda, no segundo semestre, o aumento da demanda deverá prejudicar, ainda mais, a disponibilidade do combustível. Nos próximos meses, as manutenções períodicas das refinarias também farão paradas técnicas, uma exigência para o seu bom funcionamento.

O documento sequer considera a pressão sobre os estoques com o congelamento no reajuste dos preços, motivo pelo qual Bolsonaro demitiu o presidente da estatal.

O alerta já havia sido adiantado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) nos últimos dias. O presidente da FUP, Deyvid Bacelar, anunciou o possível desabastecimento de óleo diesel a partir do segundo semestre, devido à escassez de oferta mundial.

Ao contrário do comunicado do presidente da Petrobras, Bacelar narrou que as refinarias brasileiras estão com baixa produtividade e disse que o preço do petróleo deve saltar ainda mais nos próximos meses.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago